Pokémon GO: os melhores ataques de Charizard para Reides e PVP!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Charizard é um dos pokémons mais populares de toda a franquia, e em Pokémon GO não poderia ser diferente. Presente desde os primórdios do jogo, Charizard já recebeu algumas atualizações de ataques que o tornaram versátil e relevante até hoje. Confira abaixo todas as melhores opções de golpes do Charizard para cada tipo de combate do jogo!

Melhores ataques para Reides

Ataque ágil: Chama Furacão (Fire Spin), pois causa mais dano e gera mais energia. Caso o chefe da Reide seja um Dragão, a melhor opção seria Sopro de Dragão (Dragon Breath), mas o golpe só é acessado através de TM de Elite.

Ataque carregado: Superaquecimento (Overheat), pois é, de longe, o golpe carregado de maior dano de Charizard.

Quando se trata de Reides, onde as batalhas podem durar alguns minutos, o principal atributo de um golpe é o DPS (damage per second), ou seja, a média de dano causada com o tempo. A combinação de golpes acima é a mais balanceada para esses casos pois possui combina velocidade e dano, conseguindo manter um bom DPS no decorrer da batalha.

Outras características importantes para Reides são:

  • a) Usar ataques super efetivos contra o determinado boss.
  • b) Que o ataque se beneficie de STAB (same type attack bonus), ou seja, o bônus de 20% de dano se o ataque for do mesmo tipo do pokémon, que é o caso dos dois golpes acima.

Melhores ataques para PVP

Charizard - Pokémon GO

Charizard possui um conjunto de ataques pouco versátil para o PVP, já que seus golpes carregados disponíveis se limitam aos tipos Fogo e Dragão. Isso faz com que o pokémon não possua ferramentas para lidar com counters (Água e Pedra), além de não variar muito de golpes de acordo com a Liga jogada. Mesmo assim, os ataques de Charizard possuem impactos diferentes em cada uma das ligas:

Grande Liga

Ataque ágil: Chama Furacão (Fire Spin), pois possui os melhores atributos (veja a tabela no final do artigo) entre os ataques ágeis de Charizard. Com ele é possível counterar facilmente alguns top tiers muito comuns na Grande Liga como Skarmory, Registeel, Tropius, Meganium, Venusaur, Bastiodon, Melmetal, etc.

Ataques carregados: Queimadura Explosiva (Blast Burn) e Garra de Dragão (Dragon Claw). O primeiro é o melhor golpe de Fogo do jogo e é, muitas vezes, tudo o que você precisa no PVP. Mesmo resistido, o golpe causa mais dano que Garra do Dragão. No entanto, alguns pokémons dessa liga possuem dupla resistência contra Fogo (Swampert, Wiscash, Quagsire, etc), o que justifica o uso de Garra do Dragão nesses casos.

Ultra-liga

Ataque ágil: Chama Furacão (Fire Spin) ou Sopro do Dragão (Dragon Breath). A escolha dependerá da frequência com que você batalha contra Giratinas. Se você encontrá-los na maioria das partidas, é melhor escolher Sopro de Dragão. Mesmo assim, Chama Furacão countera bem alguns top tiers como Registeel, Escavalier, Abomasnow, etc.

Ataques carregados: Queimadura Explosiva (Blast Burn) e Garra de Dragão (Dragon Claw). Mesmo moveset da Grande Liga, mas aqui ele possui muito mais impacto, já que você pode counterar os pokémons mencionados acima ao mesmo tempo que ameaça Giratinas com Garra de Dragão.

Liga Mestra

Ataque ágil: Sopro de Dragão (Dragon Breath). Embora Chama Furacão countere Dialga, Melmetal e Metragross, a Liga Mestra é dominada por muitos Dragões que levam dano super efetivo deste golpe (Giratinas, Zekrom, Palkia, Dialga, Hydreigon, Reshiram, etc).

Ataques carregados: Queimadura Explosiva (Blast Burn) e Garra de Dragão (Dragon Claw) continuam sendo a combinação absoluta para Charizard. Na Liga Mestra é onde ela desbloqueia seu potencial máximo e permite counterar todos os pokémons Dragão e Aço que formam a maioria dos top tiers da liga.

Melhores ataques para Ginásios

Melhores ataques Charizard - Pokémon GO

  • Para atacar e defender: Chama Furacão (Fire Spin) + Queimadura Explosiva (Blast Burn).

Chama Furacão e Queimadura Explosiva também é a melhor combinação para as batalhas simplificadas de Ginásios. Ambos se beneficiam de STAB e possuem ótimo dano imediato (ver tabela abaixo), um fator importante em batalhas tão rápidas. Lembre-se que Queimadura Explosiva é um golpe de Dia da Comunidade e, caso você não o tenha, só pode ser obtido por TM de Elite.

Lista completa de ataques de Charizard

Ataques ágeis

Ataque Dano DPS EPS
Sopro de Dragão (TM) 6 12 8
Ataque de Asa (TM) 8 12 11.3
Brasa (TM) 10 12 10
Golpe de Ar 14 14 8.3
Chama Furacão 14 15.3 8.3

Ataques carregados

Ataque Dano DPS Custo
Superaquecimento 160 48 25
Rajada de Fogo 140 40 23.8
Queimadura Explosiva (TM) 110 40 15.2
Lança-chamas 70 38.2 22.7
Garra de Dragão 50 29.4 19.4
Retorno (Purificado) 35 50 47.1
Frustração (Sombroso) 10 5 16.5
  • Dano: valor inteiro de dano que o pokémon causa em apenas um ataque.
  • EPS: energy per second, é a quantidade de energia que o golpe gera por segundo.
  • DPS: damage per second, é a média de dano causado com o tempo, resultante do dano do golpe e a velocidade com que o pokémon ataca.
  • Custo: quantidade de energia necessária para usar o golpe carregado.
  • TM: golpes de Legado (já retirados do jogo) que só podem ser obtidos com os itens MT de Elite.
  • Purificado: golpe exclusivo de um Charizard capturado da Equipe GO Rocket e purificado.
  • Sombroso: golpe exclusivo de um Charizard capturado da Equipe GO Rocket e não purificado.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.