Como aumentar a taxa de FPS no CS:GO! (2021)


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Não tem nada pior em CS:GO do que sofrer queda de FPS (frames por segundo) toda vez que vai trocar tiro. Para resolver esse problema, confira abaixo as melhores dicas atualizadas para aumentar seu FPS no jogo. Não dá mais para colocar a culpa no lag!

Otimize a inicialização do CS:GO

Como aumentar FPS - CS:GO

Na biblioteca da Steam, clique com o botão direito no CS:GO, vá em "Propriedades" e em seguida em "Definir opções de inicialização".

Na próxima janela, digite o seguinte comando:

-threads X -novid -nojoy -high -freq Y +sv_holiday_mode 0 -nod3d9ex

Atenção: substitua "X" pelo número de núcleos do seu processador e "Y" pela frequência do seu monitor. Para encontrar o número de núcleos, vá até o Menu Iniciar, digite “DXDIAG” e execute-o. Na próxima janela, localize o campo "Processador", veja o número de CPUs entre parênteses (como na imagem abaixo) e preencha esse valor no código:

Como aumentar FPS - CS:GO

Para encontrar a frequência do seu monitor, clique com o botão direito na Área de Trabalho e selecione Configurações de Exibição>Configurações avançadas de tela e veja o valor marcado no campo Taxa de atualização:

Como aumentar FPS - CS:GO

Após preencher o código, selecione "OK" para sair.

Diminua a resolução do seu Windows

Como aumentar FPS - CS:GO

De volta às "Configurações de Exibição", localize a sessão "Resolução de tela" e diminua a resolução. Sugerimos que você comece colocando em 1280x720. Dependendo do resultado, você poder voltar para aumentá-la ou diminuí-la ainda mais.

Otimize a afinidade do jogo com os processadores

Como aumentar FPS - CS:GO

Com o CS:GO aberto, minimize-o e acesse o Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Alt+Del). Na aba "Detalhes", localize a tarefa "csgo.exe", clique com o botão direito e selecione a opção "Definir afinidade".

A próxima tela deverá ter todas as CPUs marcadas (já que você configurou assim no passo acima). No entanto, sempre que você iniciar o jogo, desmarque a CPU 0. Vários testes já mostraram que ela é a responsável por diversos processos que ficam abertos em segundo plano e usá-la para rodar o CS:GO acaba causando certa instabilidade de FPS no jogo. Em seguida, selecione "OK" para salvar e voltar para o Gerenciador de Tarefas.

Aumente a prioridade da CPU para o CS:GO

Como aumentar FPS - CS:GO

De volta ao Gerenciador de Tarefas, na mesma aba "Detalhes", clique novamente no CS:GO e selecione "Definir prioridade" e, em seguida, aumente para "Alta" ou "Acima do normal". Assim com o processo acima, esse também deve ser feito todas as vezes que você rodar o jogo.

Aumente o desempenho do sistema

Na barra de procura do Menu Iniciar, digite "Exibir configurações avançadas do sistema" e selecione o menu com o mesmo nome. Na próxima janela, na Aba "Avançado", clique em "Configurações" na sessão "Desempenho":

Como aumentar FPS - CS:GO

Na próxima janela, marque a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho" e depois selecione "OK" para salvar e fechar.

Como aumentar FPS - CS:GO

Otimize a inicialização do Windows

Na barra de procura do Menu Iniciar, digite "msconfig" e aperte Enter. Na nova janela, selecione a aba "Inicialização" e, em seguida, Opções avançadas":

Como aumentar FPS - CS:GO

Na próxima janela, na aba "Número de processadores", selecione o número máximo que aparecer e marque a caixa "Memória máxima", então clique em "OK":

Como aumentar FPS - CS:GO

De volta à janela anterior, selecione a aba "Serviços" e marque a caixa "Ocultar todos os serviços Microsoft". Em seguida, desmarque todos os programas que você não utiliza, certamente haverá vários. Após, selecione "OK":

Como aumentar FPS - CS:GO

Maximize o desempenho do plano de energia

Como aumentar FPS - CS:GO

Na barra de procura do Menu Iniciar, digite "Escolher um plano de energia" e, na próxima janela, selecione "Desempenho Máximo";

Caso a opção de desempenho máximo não apareça para você, digite "cmd" na barra de procura do Menu Iniciar, clique com o botão direito em cima de "Prompt de Comando" e selecione "Executar como administrador":

Como aumentar FPS - CS:GO

Já no Prompt de Comando, copie e cole o seguinte código:

powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61

Se você fez certo, receberá a seguinte mensagem: "GUID do Esquema de Energia: ee64ee27-468a-4a62-ba0d-74606d1b6a6c (Desempenho Máximo)". Nesse caso, reinicie o computador e retorne ao menu de plano de energia mencionado acima. A opção de Desempenho Máximo estará desbloqueada.

Use o desfragmentador de discos

Como aumentar FPS - CS:GO

No Menu Iniciar, procure pela ferramenta "Desfragmentar e otimizar". Após acessá-la, selecione a opção "Otimizar" e aguarde o processo ser finalizado. Se você nunca fez isso antes, é possível que ele demore um pouco, então siga para os outros passos enquanto ele conclui.

Instale e rode o Driver Booster

Acesse a Steam para baixar o Driver Booster. O programa é grátis e atualizar drivers antigos do seu PC com o objetivo de otimizar o desempenho de jogos da plataforma de forma muito rápida e prática:

Como aumentar FPS - CS:GO

Após baixá-lo, execute o programa e, na tela principal, clique no botão "Analisar":

Como aumentar FPS - CS:GO

Aguarde o resultado da análise e, em seguida, atualize tudo o que o programa informar:

Como aumentar FPS - CS:GO

Atualize o Windows e os drivers da placa de vídeo

Para ganhar alguns frames a mais no seu CS:GO, é importante que você mantenha o Windows e a placa de vídeo atualiza. Esse passo pode ser chato e demorado, mas sem dúvidas o ajudará a melhorar o desempenho do jogo. As páginas abaixo informarão se você precisa ou não de atualização:

Diminua a qualidade dos gráficos dentro do jogo

Como aumentar FPS - CS:GO

Por último a dica mais simples. Execute o jogo e acesse o menu Configurações>Vídeo. Em seguida, na aba "Vídeo avançado", diminua a qualidade ou desligue tudo. Isso aumentará bastante a taxa de FPS em troca de qualidade de gráficos. Não se esqueça também de jogar na resolução do seu monitor e sempre em tela inteira.

Pronto! Após executar todos esses passos, sua taxa de FPS no CS:GO aumentará muito!

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, seja FPS, de luta, estratégia, etc.