Como jogar Minecraft: tutorial completo para iniciantes!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Se você chegou agora em Minecraft, confira abaixo um guia completo com tudo o que você precisa saber para iniciar sua jornada e sobreviver aos primeiros dias no mundo dos cubos!

1. Entenda as mecânicas básicas

Como jogar Minecraft

Minecraft é um jogo sandbox, ou seja, você possui um grande nível de liberdade para fazer o que quiser. Ao entrar em uma partida fora do modo Creative (veja mais abaixo), seu objetivo é explorar o mapa e coletar itens. Com eles você pode criar uma imensa variedade de itens e equipamentos para ajudá-lo a se alimentar, explorar e lutar com os monstros do mapa.

A interface é muito simples. Seguindo a imagem acima:

  • 1: Barra de Vida. Ela diminui quando você é leva golpes, cai do alto, se queima, afoga e quando fica com fome. Ela pode ser regenerada de diversas formas, seja através de itens ou com o passar do tempo.
  • 2: Barra de Fome. Ela diminui quando você realiza diversas ações como correr, lutar, cavar, etc. A barra é regenerada quando você ingere alguma comida. Quando a barra de Fome está completamente cheia, a barra de vida se regenera lentamente. Quando está pela metade, o jogador não pode mais correr (só andar). Quando está zerada, o jogador perderá Vida lentamente.
  • 3: Barra de Experiência. Ela aumenta conforme você mata monstros no mapa. Quando está cheia, você passa de nível e a barra é resetada.
  • 4: Atalhos do inventário. Você pode colocar um item em cada "slot" da tela para utilizá-los mais rapidamente.

Acessando o inventário

Como jogar Minecraft

Ao pressionar as teclas "E" ou "I", você acessará o inventário. Conforme a imagem acima:

  • 1: Lista de itens equipados no personagem, sendo cabeça, peito, pernas, pés e escudo.
  • 2: Menu de fabricação. Arrastar itens para esses quadrados resultará em um novo, caso você siga a "receita".
  • 3: Livro de receitas. Onde ficam salvas todas as formas de construir itens que você aprender pelo caminho.
  • 4: Inventário. É aqui que todos os seus itens coletados ficam guardados.

2. Entenda os diferentes modos de jogo

Minecraft possui 4 modos de jogo com mecânicas diferentes que você precisa entender antes de iniciar uma partida:

Survival

É o modo tradicional e mais popular de Minecraft. Aqui, você aparece em um ponto aleatório do mundo e seu objetivo é sobreviver, ou seja, administrar sua barra de Vida e de Fome. Para isso, você precisará coletar recursos, construir itens e equipamentos e explorar muito. Ao morrer, você pode retornar em diversos lugares diferentes.

No modo Survival é possível obter Conquistas (achievements) caso você não tenha privilégios do servidor ou cheats ligados. O modo também tem um “objetivo final” que é derrotar o Ender Dragon (Dragão do Fim) na dimensão The End. Vencê-lo não terminará o jogo e você poderá continuar normalmente no mundo.

Creative

O modo Creative é totalmente dedicado à construção e imaginação dos jogadores. Aqui você é imortal, não possui barra de Vida ou de Fome, pode voar livremente, destruir blocos com apenas um clique, se mover muito mais rápido e ainda tem acesso imediato a todos os blocos do jogo.

Com todas essas liberdades, o modo Creative permite que você construa e crie tudo o que você quiser sem nenhuma outra preocupação.

Adventure

Muito parecido com o modo Survival, mas com algumas restrições extras. Aqui você só pode destruir blocos com as ferramentas certas e nem todos os blocos podem ser construídos em qualquer lugar. Também é possível interagir com NPCs (non-playable characters) e utilizar alguns itens que não estão presentes em outros modos. Diferente do modo Survival, você renasce sempre no mesmo lugar após morrer.

Hardcore

Igual ao modo Survival, mas com um nível de dificuldade muito maior. Se você morrer, o jogo termina e o mundo deixa de existir, ou seja, você perde tudo.

3. Coletando recursos e construindo seus primeiros itens

A lógica de coleta de recursos em Minecraft é muito clara: tudo o que você “quebrar” se torna um material. Se você derrubar uma árvore, ela dará madeira. Se você matar um animal, ele dará carne. Se você quebrar um rochedo, ele dará pedras ou minérios. Se você queimar madeira, obterá carvão, etc. Para interagir com o mapa, basta chegar em frente ao bloco e clicar.

Bem no início do jogo você terá que destruir blocos com a própria mão, então o processo será um pouco mais lento. Por isso, é muito importante que você colete tudo o que estiver ao seu redor, já que você poderá combinar esses itens para criar ferramentas que facilitarão tudo.

Construindo itens

O primeiro item que você precisa construir é uma Bancada de Trabalho, que o permitirá construir a maioria dos itens do jogo. Para isso, você precisará coletar um bloco de madeira bruta e arrastá-lo para o menu de fabricação no inventário. Isso gerará 4 Tábuas de Madeira. Em seguida, preencha os blocos de fabricação para obter a Bancada:

Como jogar Minecraft

Utilize o novo item onde quiser no mapa para posicionar sua Bancada de Trabalho. Ao interagir com ela, você entrará no verdadeiro menu de construção de Minecraft:

Como jogar Minecraft

Note que a Bancada de Trabalho tem dimensões de 3x3. É com ela que você construirá todos os itens necessários para sobreviver os primeiros dias como Picaretas, Tochas, Espadas, Fornalhas, etc.

4. Sobrevivendo à primeira noite

Minecraft possui um ciclo de dia/noite que você pode acompanhar claramente de acordo com o sol do jogo. Quando ele se põe, o céu fica escuro e é aqui que as dificuldades começam. À noite, monstros e zumbis aparecem para atacá-lo caso você não esteja em um abrigo com a devida iluminação. Por isso, é muito importante que antes do pôr do sol você tenha providenciado essas coisas.

Tochas

Tochas oferecem a iluminação necessária para manter monstros afastados e permitir que você continue explorando durante a noite. Você pode carregá-las como uma arma ou posicioná-las onde quiser. Para obter Tochas no início do jogo, você precisa combinar 1 Graveto e 1 Carvão:

Como jogar Minecraft

Para obter Carvão, você precisará de uma Fornalha, que é formada com com 8 Pedregulhos dessa forma:

Como jogar Minecraft

Pedregulhos podem ser encontrados em níveis mais baixos no chão. Basta cavar o suficiente e você os encontrará.A Fornalha permite que você cozinhe alimentos e queime itens para diversos propósitos. Para obter o Carvão, basta usar qualquer Madeira como combustível. Já o Graveto é obtido ao se posicionar 2 Tábuas de Madeira uma em cima da outra.

Abrigo

Abrigos podem ser feitos de diversas formas. Para começar, você pode apenas abrir uma "caverna" em uma montanha para utilizar o próprio chão como parede, e então construir apenas uma Porta:

Como jogar Minecraft

A Porta impede que monstros entrem no seu abrigo, então é importante que a entrada seja da largura de 1 Bloco para que ela possa protegê-lo. Para craftá-la, você só precisa de 6 Tábuas de qualquer Madeira da seguinte forma:

Como jogar Minecraft

No abrigo você pode esperar amanhecer ou dormir em uma Cama para que o tempo avance automaticamente. Para construir uma Cama você precisa de 3 Tábuas de qualquer tipo e 3 Lãs:

Como jogar Minecraft

Você pode obter Lãs matando Ovelhas ou combinando 4 Linhas (obtidas em Teias ou matando Aranhas) da seguinte forma:

Como jogar Minecraft

5. Progredindo no jogo

Minecraft não possui missões ou objetivos obrigatórios para você completar. Após a primeira noite, você escolhe como explorar o mundo e o que construir. As possibilidades são quase infinitas, mas algumas ideias do que fazer são:

Construir abrigos maiores e mais equipados

Como jogar Minecraft

Você pode construir verdadeiras mansões com diversos itens divertidos dentro dela.

Melhorar seus equipamentos

Como jogar Minecraft

É muito importante que você faça o "upgrade" dos seus equipamentos, trocando-os por materiais melhores. A receita dos equipamentos continua sempre a mesma, trocando-se apenas o material. Em regra, todos os equipamentos podem ser construídos com:

  • Madeira
  • Pedra
  • Ferro
  • Ouro
  • Diamante

Todos esses materiais podem ser obtidos através de mineração, ou seja, cavar fundo e procurar cavernas.

Ter uma fazenda

Como jogar Minecraft

Existem muitas formas de manter animais e plantar alimentos para ter sua própria fonte de comida. O tamanho e a organização da sua fazenda só depende de você. Para isso você terá que fazer Cercas, Portas, Cordas, Baldes e muito mais.

Usar a imaginação

Como jogar Minecraft

A imagem acima é apenas umas das infinitas ideias que você pode executar em Minecraft. É claro que, dependendo da complexidade, elas exigirão recursos, tempo e muita dedicação. Você decide!

Pronto, agora você está preparado para iniciar sua jornada em um dos melhores jogos de todos os tempos!

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, seja FPS, de luta, estratégia, etc.