8 formas de melhorar muito sua mira em Apex Legends!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Muitas vezes estamos indo tão bem uma partida e, do nada, erramos algumas balas e pronto, estamos fora. Praticar a mira em Apex Legends é uma tarefa infinita que você nunca pode dominar 100%, mas certamente existem algumas formas de aprimorá-la e levar seu jogo para o próximo nível.

Confira abaixo 8 formas de melhorar sua mira em Apex Legends!

1. Movimentação é mais importante do que pontaria

Movimentação - Apex Legends

Diferente da maioria dos FPS, em Apex Legends a sua movimentação é mais importante do que a pontaria. Isso porque os combates ocorrem sempre em alta velocidade e em cenários irregulares que podem ser explorados para modificar sua posição, velocidade, exposição, etc.

Algumas formas de melhorar sua movimentação em combates são:

  • incluir deslizes e pulos durante o combate;
  • efetuar paradas repentinas na sua trajetória, especialmente quando estiver correndo para conseguir cobertura;
  • espelhar os movimentos do oponente quando ele estiver se movendo para os lados repetidamente.

2. Se assegure de obter o maior taxa de frames por segundo possível

A taxa de frames por segundo é crucial para você conseguir acompanhar seus oponentes direito, ainda mais porque os combates são os principais momentos em que seu jogo perde desempenho.

Confira nosso guia de como otimizar o Apex Legends e tente priorizar o desempenho em vez da qualidade gráfica. Você notará que os movimentos ficam bem mais fluídos e conseguirá enxergar bem onde suas balas estão indo.

3. Use mais o hip fire

Hip Fire

Hip Fire é o “tiro sem mira”, que ocorre quando você dispara sem dar o pequeno zoom do botão direito. Pode parecer estranho, mas você definitivamente não precisa usar o hip fire sempre. Durante combates em curta distância ou em lugares onde você sabe que existem muitos oponentes, limitar seu campo de visão e mobilidade é muito mais prejudicial do que o risco de errar alguns tiros.

Em combates próximos você provavelmente acertará a maioria dos tiros mesmo sem usar a mira. Além disso, quando você souber que outros oponentes estão por perto, é extremamente importante que você se reposicione constantemente. Isso se torna muito difícil se a mira estiver aberta, sem falar na possibilidade de que a própria mira pode atrapalhar sua percepção dos arredores.

4. Se preocupe com o posicionamento de mira

O posicionamento de mira é um conceito presente em qualquer FPS. Segundo ele, você deve sempre ter mente os pontos na tela onde seus oponentes podem aparecer, e deixar a mira lá, simples. No entanto, o número de jogadores que se movimentam com a mira em lugares aleatórios da tela é muito grande.

Um dos fatores que prejudicam o posicionamento de mira dos jogadores é o looting. Muitos players se movimentam com a mira cravada nas caixas sem nenhuma necessidade. Além disso, muitos deles ainda não corrigem a mira quando terminam de lootear. Não faça isso. Apenas coloque a mira na direção da caixa quando for estritamente necessário e logo em seguida a reposicione para o lugar mais provável onde um oponente pode aparecer.

A melhor forma de melhorar o posicionamento de mira é gravar suas partidas e assisti-las. Você ficará chocado com a quantidade de vezes que sua mira estará direcionada para pontos inúteis na tela. Corrija isso e a mantenha sempre na altura da cabeça ou do peito dos oponentes.

5. Domine o padrão de spray das armas

Recoil Apex Legends

Recoil é o recuo que a arma dá quando você efetua muitos disparos (spray). Isso faz com que os tiros se espalhem e não atinjam exatamente a mira. Cada arma possui um padrão próprio de spray, ou seja, suas balas se espalham de uma forma específica.

Passe um tempo no modo treino atirando contra uma parede e observando o padrão de spray de cada arma. Após, mova ou mouse na direção contrária ao recuo para fazer com que as balas atinjam a menor área possível.

Dominar o padrão de spray é essencial em Apex Legends e é uma skill que você nunca domina 100%, principalmente devido aos updates. Você não precisa acertar todas as balas no mesmo lugar, mas mantê-las próximas do ponto central é simplesmente crucial para sua evolução no jogo.

6. Não menospreze o modo treino: pratique tracking e flicks

Treino - Apex Legends

Apesar de muitos jogadores não darem a mínima para o modo treino, Apex Legends é um dos poucos FPS que fornecem muitas ferramentas para você realmente aprimorar sua mira. Isso porque os diversos alvos do modo treino são perfeitos para você treinar seus tiros para a maioria das situações que encontrará nas partidas.

O tracking consiste em “acompanhar” o alvo, disparando enquanto ele se move. A técnica não é simples uma vez que você precisa dominar o recoil da arma ao mesmo tempo que move a mira para o lado. Os alvos móveis do modo treino são perfeitos para ajudar nisso.

Os flicks ou flick shots são as famosas “arrastadas de mouse”. É quando você reposiciona sua mira extremamente rápido para conectar os tiros em oponentes que estavam longe do seu posicionamento de mira. Quanto mais você pratica seu posicionamento de mira, menos você precisa de flick shots, mas como isso não depende 100% de você, é bom praticar essas arrastadas. Os alvos que simulam oponentes e os alvos móveis do modo treino são muito indicados para essa técnica.

7. Não copie as configurações de outros jogadores

Esse problema ocorre em todos os jogos de tiro. Muitos jogadores gostam de copiar as configurações de mouse, mira, gráficos e etc de outros jogadores (geralmente seus ídolos ou jogadores de maior nível). Não faça isso. Teste várias configurações, escolha a que serve melhor para você (especialmente a sensibilidade) e não se importe com mais nada. Copiar a configuração do Shroud não vai fazer você jogar igual ele.

8. Mantenha o mouse neutro e mire com o braço

Posição Mouse

Se você costuma assistir streams de jogadores profissionais, preste atenção em como eles movimentam o mouse. É quase unânime que todos os jogadores de alto nível não viram a frente do mouse para nenhum lado (ele permanece neutro, apontado para frente). Assim, não há movimento de pulso e toda a mira é efetuada com o braço.

Digamos que você flexiona o pulso para dar um tiro para a direita e logo em seguida um oponente aparece à esquerda da sua tela. Seu pulso precisará voltar para a posição neutra para depois passar para esquerda. Não há fluência no movimento e, muitas vezes, você perderá precisão nesse processo. Se acostume a mover do cotovelo para baixo, sem flexionar o pulso. Isso dará muito mais fluidez e controle ao seu movimento.

Clique aqui para ver mais dicas e tutoriais de Apex Legends!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.