Hearthstone: 5 dicas infalíveis para as 12 vitórias na Arena


André Alves

A Arena no Hearthstone é um desafio duro, mas com uma grande recompensa. Para zerar a Arena, você precisa de 12 vitórias e nós temos 5 dicas que vão certamente melhorar sua forma de encarar a Arena.

Você vai ver que não é apenas a sorte que define um bom resultado na Arena. Claro que é importante pegar boas cartas, mas existem muitos outros detalhes que vão fazer você mandar bem.

1. Jogar Arena é totalmente diferente da Ladder

Dicas Hearthstone Arena

Essa é a regra principal que muita gente se esquece quando fica jogando na Ladder. A sua estratégia de jogo tem de mudar, porque ninguém tem um deck perfeito em Arena. É mais raro existirem cartas que combinem com outras no seu deck e muitas vezes pode acontecer de você não pegar nenhum card épico ou lendário.

Então, você tem de tomar decisões diferentes que tomaria na ladder com um deck construído.

  • Conheça bem o seu deck: depois de construir o seu deck, perca algum tempo tentando entender as sinergias que tem. Memorize bem o seu deck para se sentir mais confortável com as jogadas.
     
  • Os lacaios são o seu dano: o jogo em Arena deve ser simples e nada melhor do que fazer um bom exército de lacaios. Atenção, não coloque sempre tudo em jogo, porque o seu oponente pode ter alguma remoção em massa.
     
  • Controle a mesa de jogo: é muito importante que você controle bem a mesa de jogo para se sentir sempre em vantagem. Faça as trocas de lacaios necessárias e comece a ir na cara do oponente quando estiver por cima.
     
  • Todos os jogos são para vencer: mesmo que esteja 10-0 na Arena, não relaxe e jogue como se fosse a última partida. Você tem sempre que respeitar o deck e a sorte do seu oponente.

2. Escolha o melhor herói

Hearthstone: escolher herói

Antes de montar o deck de Arena, você precisa de fazer a escolha certa do herói. O Poder Heroico tem muita relevância na Arena, bem como as características especiais dos cards de cada herói. Confira quais são os melhores heróis e quais são seus pontos fortes e fracos.

  1. Mago: é o herói preferido desde sempre na Arena. O seu ponto forte é a variedade de feitiços com boas remoções, dano e compra de cards. O Poder Heroico também é muito útil em Arena. Mas a falta de lacaios pode se revelar o seu ponto fraco.
     
  2. Ladino: o Poder Heroico é muito útil para remover lacaios inimigos. Mas não abuse para não sofrer muito dano. Também as cards de combo ajudam a ganhar vantagem na mesa.  
     
  3. Paladino: é um herói muito sólido em todas as fases do jogo. O Poder Heroico não é muito forte, mas as armas e os feitiços para aprimorar os seus lacaios fazem do Paladino um herói muito forte.
     
  4. Druida: existem vários cards para ganhar cristais de mana e ganhar avanço para o seu oponente. São vários os lacaios com Provocar que ajudam a aguentar a pressão. O grande problema é a falta de feitiços de remoção.
     
  5. Caçador: com este herói você tem de jogar mais agressivamente. Muito facilmente você consegue colocar na mesa vários lacaios tipo Fera que vão causar dano ao seu rival. Infelizmente, o Poder Heroico não pode ser usado para remoção.
     
  6. Xamã: existem muitos feitiços que vão ajudar a remover os lacaios inimigos. Os cards com Sobrecarga podem ser úteis para pressionar o oponente, mas também podem arruinar a sua curva de mana. O poder heroico é quase inútil em Arena.
     
  7. Bruxo: poderá ser uma excelente opção em Arena se conseguir pegar cards para restaurar vida. Para além do Poder Heroico, existem muitos cards que fazem perder vida e isso poderá ser fatal. 
     
  8. Sacerdote: o sacerdote é uma classe pouco agressiva para Arena. Não existem muitos bons cards para os primeiros turnos. Se você não conseguir pegar cartas muito boas para o deck, vai sentir muita dificuldade para vencer. 
     
  9. Guerreiro: também é uma classe lenta e, se não conseguir pegar boas armas, as suas chances vão cair bastante. O Poder Heroico tem pouca influência em Arena.

3. Os cards com mais valor em Arena

Hearthstone Area: escolher cards

Na Arena existem cards que você nunca jogaria em construído. Imagine que existem comuns com muito mais valor que lendárias. Confira alguns exemplos de cards que você tem de pegar:

  • Neutro: Égua Esquelética, Fênix Penacho de Fogo e Draco Primordial
  • Mago: Portal das Terras do Fogo, Meteoro e Bola de Fogo
  • Ladino: Golpe Flamejante, Espinheira Mortífera e Agente da AVIN
  • Paladino: Defensora Veraprateada, Montaria Costadura e Salvassol Tarim
  • Druida: Infestação Total, Patada e Druida da Garra
  • Caçador: Jubalta da Savana, Rasgaqueixo Eletrizado e Chamado da Selva
  • Xamã: Elemental do Fogo, Portal da Voragem e Elemental da Terra
  • Bruxo: Impositor Abissal, Senhor do Medo Sórdido e Sifão da Alma
  • Sacerdote: Sacerdote da Garra do Kabal, Palavra Sombria: Morte e Sacerdotisa do Conluio
  • Guerreiro: Carniçal Agressivo, Berserker Espumante e Senhor do Flagelo Garrosh

Você pode conferir a pontuação de todas as cartas em Arena aqui!

4. Pense na curva de mana

Hearthstone Area: curva de mana

Quando você estiver escolhendo os cards, também tem de se preocupar com a curva de mana do seu deck funcionar bem. Por vezes, você terá de deixar passar um bom card para melhorar a curva de mana.

A experiência do jogador aqui é importante, porque à medida que vai montando o deck, vai conseguindo entender qual é a melhor estratégia. Depois de pegar 10 cards, você já terá informação suficiente para pensar qual o tipo de deck que está construindo. 

Confira as três estratégias mais sólidas para Arena:

Curva Mid-Game

HearthStone: Curva Midrange

Esta é provavelmente a estratégia mais popular em Arena. É muito sólida e permite controlar bem as várias fases do jogo. Tem muitos cards de 4 mana porque é uma fase decisiva para ficar por cima na partida.

Esta curva de mana pode ser bem usada com todos os heróis.

Curva Agro

Hearthstone: curva agro

Nesta estratégia agressiva, você tem de se focar em cards de custo baixo. Como pode ver no gráfico, existem 12 cards de 2 mana para pressionar o seu oponente bem cedo. Não se esqueça de pegar feitiços de dano como a Bola de Fogo para fazer o golpe final.

Os melhores heróis para esta estratégia são o Mago, Ladino e Caçador.

Curva Late Game

Hearthstone: Curva Late Game

Esta é a curva certa para quem gosta de controlar as partidas. É necessário cards com baixo custo de mana para conseguir parar a pressão e controlar sempre a mesa. Depois, você precisa aguentar até late-game, onde deverá ter cards com muito valor que vão fazer você vencer.

Os heróis com mais valor nesta estratégia são o Sacerdote, Druida e Bruxo.

5. Use o HearthArena

Heartharea

O HearthArena é um aplicativo legítimo que vai facilitar o seu trabalho para construir o deck em Arena. Quando estiver montando o deck, o aplicativo mostra a pontuação dos três cards e explica quais as sinergias com o resto dos cards já escolhidos. O Heartharena também guarda a estatística das partidas para você analisar a sua evolução nas Arenas.

Assim, você pode relaxar nas decisões, mas não é necessário seguir todas as recomendações do aplicativo. Por vezes, existem cards com uma pontuação muito próxima onde a sua avaliação pode ser mais acertada.

André Alves
Gamer competitivo desde o Street Fighter II, jogava escondido no fliperama quando não tinha idade. Atualmente vive dividido entre partidas de FIFA e a ladder de Hearthstone.