Os 30 melhores jogos de realidade virtual para todas as plataformas!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Os jogos de realidade virtual mergulham os jogadores na ação como nenhum outro! Nós trouxemos os 30 melhores games para VR, nas mais diversas plataformas! Desde Star Wars a Tetris você verá games dos mais variados estilos, que vão fazer você ter algumas das experiências mais únicas como gamer.

1. Vader Immortal

Vader Immortal

  • Dispositivo VR: Oculus Quest, Rift S e PlayStation VR

Vader Immortal foi originalmente lançado para Oculus Rift, mas chegou também ao PS4. São 3 capítulos que contam a história de um contrabandista, controlado por você, que deve evoluir suas mecânicas de combate para, ao final, enfrentar o grande Lorde Vader. Um dos melhores jogos para quem quer sentir o que é a realidade virtual.

2. The Elder Scrolls V: Skyrim VR Edition

The Elder Scrolls V: Skyrim VR Edition

  • Plataformas: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, PlayStation VR, Valve Index e Windows Mixed Reality

The Elder Scrolls V: Skyrim VR Edition é tudo que Skyrim sempre foi, mas com o acréscimo da realidade virtual. Invocar e enfrentar dragões nunca foi tão divertido quanto nessa edição, que está muito bem feita. Ela vem com todos os DLCs originais, portanto são mais de uma centena de horas de diversão.

3. Minecraft VR

Minecraft VR

  • Dispositivo VR: Oculus Quest, Rift, Rift S e Windows Mixed Reality

Minecraft parece que foi feito para o VR. Explorar, construir, coletar e batalhar fica muito mais fácil usando a realidade virtual. Os movimentos ficaram super suaves, e agora já não tem aqueles problemas com os movimentos de câmera das versões tradicionais. E a versão VR traz multiplayer, portanto é tudo que você queria.

4. No Man's Sky

No Man's Sky

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, PlayStation VR e Valve Index

Chegar a centro do universo usando uma nave espacial já é legal. Em realidade aumentada a diversão é ainda maior. Construir suas bases e batalhar contra piratas é um dos muitos pontos fortes de No Man's Sky, sem falar nos quase mais de 1000 planetas que você pode conhecer e registrar como sua descoberta.

5. Half-Life: Alyx

Half-Life: Alyx

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, Valve Index e Windows Mixed Reality

São apensa 11 horas de campanha, mas de muita intensidade. Controlando Alyx Vance você entra em uma narrativa que se passa logo após o primeiro Half-Life, em um jogo feito exclusivamente para VR. Ou seja: mecânica afinada e gráficos de ponta lhe esperam nessa aventura da Valve.

6. Project Cars 2

Project Cars 2

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift e Rift S e Valve Index

Um dos jogos de corrida mais realistas do mundo, Project Cars 2 ganhou uma versão para VR. E se você achava incrível antes, na realidade virtual o jogo fica absurdo. Os gráficos estão espetaculares, e os efeitos visuais das mudanças climáticas chegam a assustar durante as corridas. Desde a mudança de marcha a acelerar você tem uma experiência única.

7. Beat Saber

Beat Saber

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, PlayStation VR, Valve Index e Windows Mixed Reality

Beat Saber é um jogo musical de dança, em que você usa sabres de luz. Conforme as músicas vão mudando de ritmo, os sabres mudam de cor, e o ritmo super acelerado do jogo exige que você fique sempre em pé e em movimento. Cheio de obstáculos no meio das músicas, é ótimo para quem gosta de praticar exercícios!

8. Subnautica

Subnautica

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S e Valve Index

Subnautica coloca você para explorar um planeta com um enorme oceano. Mergulhe fundo e descubra um mundo cheio de vida subaquática, com gráficos lindos demais. Conforme avança nas quests, conhece a história antiga desse planeta, do qual precisa escapar. Mas acredite: com o VR você não vai querer terminar o game!

9. Keep Talking and Nobody Explodes

Keep Talking and Nobody Explodes

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, PlayStation VR e Valve Index

Keep Talking and Nobody Explodes é um clássico aqui do Liga dos Games, pois é mesmo muito bom! Usando a realidade virtual fica ainda mais interessante, pois você se sente ainda mais tenso tendo de desarmar as bombas do game. Recomendamos que respire bem e tente não se desesperar para não fazer todo mundo explodir!

10. The Climb

The Climb

  • Dispositivo VR: Oculus Quest, Rift e Rift S

The Climb é um dos melhores jogos em relação a simular a vida real. Os gráficos impressionam, por isso você se sente mesmo escalando uma parede de pedra, cheia de perigos, e ainda há um sistema de vertigem tão real que você pode até passar meio mal. Por isso não olhe para trás!

11. Budget Cuts

Budget Cuts

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S e Valve Index

Esse jogo tem uma proposta bem engraçada: robôs tentam fazer você perder o emprego. Sua missão é literalmente enfrentar esses robôs, enquanto tenta escapar com vida do escritório. Com táticas de furtividade, você vai passando por cenas que fazem uma crítica bem legal a como as máquinas estão ocupando posições de trabalho antes humanas.

12. Iron Man VR

Iron Man VR

  • Dispositivo VR: PlayStation VR

Nesse shooter você assume ninguém menos que Tony Stark e suas armaduras do Homem de Ferro. Você deve enfrentar um hacker chamado Ghost, passando por várias missões principais e secundárias. Porém o mais legal do jogo é sair voando mundo afora usando a armadura. Faça upgrades nela e desbloqueie outras!

13. Everybody's Golf

Everybody's Golf

  • Dispositivo VR: PlayStation VR

Sempre quis jogar golfe, mas não teve a oportunidade? Experimente Everybody's Golf. Use o PS Move e dê tacadas em 3 campos de golfe diferentes. É um jogo simples, mas muito bem executado, e é ótimo para passar o tempo.

14. Farpoint

farpoint

  • Dispositivo VR: PlayStation VR

Primeiro jogo a usar o PS VR Aim, o controle em formato de arma, Farpoint coloca você para atravessar cenários cheios de inimigos alienígenas. É um jogo pequeno, mas vale pela experiência de usar o controle, que traz uma sensação muito realista ao combate.

15. Blade & Sorcery

Blade & Sorcery

  • Dispositivo VR: Oculus Quest, Rift e Rift S

Blade & Sorcery é um sandbox medieval, com foco no combate físico com espadas. Essa mecânica de luta é muito realista, pois você pode atacar com movimentos praticamente criados por você. Desde a perfurar inimigos com a ponta da espada a rebater feitiços, a liberdade de movimento e de golpes é quase ilimitada!

16. I Expect You To Die

I Expect You To Die

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, PlayStation VR e Windows Mixed Reality

I Expect You To Die é um jogo de puzzle. Você é um espião, que deve escapar de situações que ameaçam sua vida. O problema é que deve fazer isso antes de o tempo acabar. Tudo no cenário pode ser útil, portanto fique bem atento!

17. Job Simulator

Job Simulator

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, PlayStation VR e Windows Mixed Reality

Job Simulator é mesmo o que diz o nome: um simulador de empregos. Desde um recepcionista a um mecânico ou chef de cozinha, seja o que quiser. A versão VR está ainda melhor do que a original, visto que a imersão torna mesmo o trabalho em escritório algo divertido.

18. Lone Echo

Lone Echo

  • Dispositivo VR: Oculus Quest, Rift e Rift S

Em Lone Echo você controla um sistema de inteligência artificial. Deve ajudar o capitão de uma nave a desvendar um mistério em torno de Saturno. O game é impactante pela profundidade gráfica e pela imersão espacial que proporciona.

19. Moss

Moss

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, PlayStation VR e Windows Mixed Reality

Moss é um jogo de aventura super fofo, em que você controla um ratinho, o Moss, que acorda em uma mágica floresta. Sua missão é encontrar e salvar seu tio, que está perdido por aí. Resolva puzzles, enfrente inimigos e se perca nessa linda história para todas as idades.

20. Pistol Whip

Pistol Whip

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, PlayStation VR, Valve Index e Windows Mixed Reality

Pistol Whip é uma mistura de gênero de dança com shooter. Por mais bizarro que pareça, é ótimo! Você vai mandar bala nos inimigos conforme eles aparecem, com um fundo musical frenético, que você pode seguir ou não. Crie seu próprio ritmo e não seja vencido!

21. Rez: Infinite

Rez: Infinite

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift e Rift S, PlayStation VR e Valve Index

Rez: Infinite é recriação de um clássico. Em Rez você controla um vírus, que deve salvar o sistema principal da máquina de se autodestruir. Enfrente firewalls, outros vírus e diversos inimigos em 5 fases divertidas nessa aventura bastante diferente do comum.

22. Robo Recall

Robo Recall

  • Dispositivo VR: Oculus Quest, Rift e Rift S

Os robôs se rebelaram em Robo Recall e cabe a você eliminar todos os eles nesse shooter de grande qualidade. Caminhe pela cidade e suba no topo dos prédios, usando diversas armas e formas de combate para livrar a sociedade dessas máquinas rebeldes.

23. Resident Evil 7 VR

Resident Evil 7 VR

  • Dispositivo VR: PlayStation VR

Resident Evil 7 VR é a mesma coisa que a versão normal do jogo, só que 5 vezes mais assustador. Por isso se já zerou o game, imagine enfrentar os Bakers novamente, mas em realidade virtual. Se nunca jogou, se prepare: vai precisar de um calmante!

24. Space Pirate Trainer

Space Pirate Trainer

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, PlayStation VR, Valve Index e Windows Mixed Reality

Em Space Pirate Trainer você controla dois blasters e deve usá-los para derrubar naves piratas que tentam se aproximar da sua base. Mas o mais legal é que você deve se abaixar fisicamente para desviar de tiros inimigos. Portanto jogue com bastante espaço em volta!

25. Superhot

Superhot

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, PlayStation VR, Valve Index e Windows Mixed Reality

Superhot convida você a derrotar todos os inimigos em vermelho para passar para a próxima fase. Mas o que oferece de novo? Poder controlar o tempo. Se você para de se mexer, tudo a sua volta também para. Se se mexe rápido, tudo acelera. Achar o equilíbrio de movimento é o objetivo!

26. The Lab

The Lab

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, Valve Index e Windows Mixed Reality

Em The Lab você volta ao laboratório de Portal 2. Aqui você completa tasks e quests que envolvem trabalhar no laboratório. Reparar robôs, testar armaduras e várias outras atividades legais que introduzem os jogadores ao mundo da realidade virtual usando os cenários de Portal 2.

27. The Talos Principle VR

The Talos Principle VR

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, Valve Index e Windows Mixed Reality

The Talos Principle VR traz dezenas de puzzles para serem resolvidos. São todos bem complexos, por isso pode ficar horas nisso e nem notar. Graficamente é um jogo bem lindo, e conforme você avança e descobre mais sobre a história vai conhecendo um pouco quem é o seu personagem.

28. Trover Saves The Universe

Trover Saves The Universe

  • Dispositivo VR: PlayStation VR

Trover Saves The Universe é de um dos criadores de Ricky and Morty, por isso a história é bizarra: salvar seus cachorros e o universo ao mesmo tempo. É um jogo com vários gêneros, com elementos de plataforma, de combate e de exploração.

29. Vacation Simulator

Vacation Simulator

  • Dispositivo VR: HTC Vive, Oculus Quest, Rift, Rift S, PlayStation VR, Valve Index e Windows Mixed Reality

Vacation Simulator leva você a uma ilha para explorar tudo e criar as férias perfeitas. Neve, praia, montanhas, campo: tudo está a seu dispor. Faça amigos e crie conexões conforme vai completando pequenas missões e aumentando sua bagagem de recordações.

30. Tetris Effect

Tetris Effect

  • Dispositivo VR: PlayStation VR

Tetris Effect é a melhor versão desse clássico! O diferencial é o visual todo 3D, que vai acrescentando efeitos visuais e sonoros conforme você completas as fases e jogos propostos. Para quem sempre gostou desse game, está aí mais uma oportunidade de ouro para jogá-lo.

Veja também:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.