Conheça os 40 melhores jogos do Xbox One em 2020!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

O Xbox One é um dos grandes consoles da história, não há como negar. Você certamente já ouviu falar em títulos como Gears of War e Forza, exclusivos fenomenais do Xbox One. Saiba, no entanto, que esse console é muito mais do que isso. Confira agora, portanto, os 40 melhores jogos dessa plataforma que você não pode deixar de ter em sua biblioteca.

1. Forza Motorsport 7

Forza Motorsport 7

A série de jogos de carros Forza, exclusiva do Xbox, traz os melhores títulos do gênero para os jogadores. Mesmo que não possua muita concorrência, consegue a cada novo game surpreender ainda mais. Seja pela jogabilidade quase perfeita, seja pelos gráficos impressionantes, Forza Motorsport 7 merece, portanto, estar na lista dos melhores jogos de Xbox One.

2. Minecraft

Minecraft

Muitos players infelizmente subestimam Minecraft. Fato é que ele causou uma grande revolução no mundo dos jogos. Depois dele outros títulos semelhantes surgiram, mas nenhum conseguiu trazer o que ele trouxe. Se você quer seguir uma campanha, Minecraft possibilita isso. Quer criar um mundo completamente do zero? Também é possível.

Liberdade é a palavra-chave nesse jogo. Munido de alguns equipamentos você pode cavar o solo até encontrar tesouros e itens especiais. Pode construir uma casa, uma floresta, um lago, uma montanha. Tudo que estiver em sua imaginação, Minecraft lhe autoriza a fazer.

3. Ryse: Son of Rome

Ryse: Son of Rome

Outro exclusivo do Xbox One, Ryse: Son of Rome é um belíssimo jogo. Traz um gameplay ao melhor estilo hack n' slash, focado mesmo na formação de combos destruidores. Você assume aqui a personagem Marius Titus, um general romano que busca vingar a morte de sua família.

Para isso você está armado de uma espada e de um escudo. Pode usar lanças, caso queira, que servem como armas de longo alcance. Ao longo do jogo outras armas são liberadas, conforme a progressão. Parar os ataques inimigos com o escudo e contra-atacar também é possível.

4. Ori and the Blind Forest

Ori and the Blind Forest

Ori and the Blind Forest é aquele título nada mainstream, justamente porque não segue um padrão. Para começo de conversa, é um título com um gameplay em 2D. Os gráficos, que são muito lindos, por sinal, parecem um pouco desenhados, o que causa uma impressão interessante.

Os protagonistas são Ori, um espírito guardião, e Sein, que é os olhos e a luz da Spirit Tree. A primeira personagem navega pelo ambiente usando habilidades específicas, além de pular, de saltar e de escalar coisas. Já Sein dispara chamas para eliminar inimigos e outros obstáculos.

5. Quantum Break

Quantum Break

Quantum Break é, essencialmente, um jogo de ação. Apesar disso, oferece uma experiência de jogo inovadora dentro do gênero. Sua narrativa traz um experimento científico que buscava a manipulação do tempo. Ele acabou dando errado, no entanto. O tempo acabou sendo afetado, assim como os protagonistas do game, Paul Serene e Jack Joyce, que agora podem controlar o tempo.

Isso traz possibilidades interessantes em termos de gameplay. Poder alterar o tempo permite ao jogador diferentes formas de interação com os inimigos e com o próprio jogo. Quantum Break, portanto, traz consequências para suas ações. Não há exatamente uma história linear e fixa.

6. ReCore

ReCore

ReCore aparece como um divertido jogo de ação e de plataforma. Mais um exclusivo do Xbox One, traz um plot bastante interessante. O mundo foi devastado por uma praga, e agora é preciso colonizar um planeta distante. Uma missão é mandada para esse planeta, o Far Eden, mas algo deu errado. Sua missão, no controle de Joule Adams, é descobrir o que deu de errado e o que esse astro reserva para a humanidade.

Joule é acompanhada de três robôs, que a auxiliam em sua exploração. Por óbvio, o mundo é aberto, o que permite a coleta de recursos e não exige do jogador que ele tenha que seguir linearmente as missões. Há puzzles a serem resolvidos, assim como é preciso enfrentar inimigos.

7. State of Decay 2

State of Decay 2

State of Decay 2 é mais um exclusivo do Xbox One. É um survival de sucesso que coloca o jogador em um ambiente repleto de zumbis. A experiência é em terceira pessoa, podendo ser no modo single player ou com até outros três jogadores. Isso em um mundo aberto, cujo foco maior está em procurar por objetos úteis e de valor em todos os lugares do cenário.

O grande trunfo de State of Decay 2 é o seu modo cooperativo. Você e três amigos precisam estabelecer uma parceria, que irá se transformar em uma comunidade. Essa comunidade precisa gerir recursos, coletar objetos e mantimentos para a missão máxima e mais difícil: sobreviver a hordas de zumbis.

8. Gears of War 4

Gears of War 4

A franquia Gears of War marcou todas as gerações que tiveram consoles Xbox. Gears of War 4 é um dos shooters mais celebrados do Xbox One, tanto por sua mecânica de jogo, quanto por detalhes como narrativa e ambientação. Ele não traz muitas evoluções em termos de jogabilidade em relação ao título anterior, mas ainda assim supera expectativas.

Em termos de inovação para a franquia, Gears of War 4 traz algumas mecânicas de combate interessantes. Novas armas surgem nesse sentido, como a Buzzkill e a Dropshot. A primeira lança lâminas de serra nos inimigos, enquanto a segunda deixa cair explosivos no ambiente.

9. Dead Rising 3

Dead Rising 3

Apesar de já haver Dead Rising 4, é o 3 o grande preferido dos jogadores de Xbox One. Ele foi um pouco revolucionário em relação aos títulos anteriores. Agora não há mais temporizador obrigatório, por exemplo, embora você possa jogar com ele se seguir o modo Nightmare.

Outra mudança importante é que não é preciso mais se esconder em banheiros para salvar seu progresso no jogo. Agora dá para fazer isso de qualquer lugar. Ainda assim, outras mecânicas seguem, principalmente as de sucesso. Você continua tendo que procurar por recursos para sobreviver a verdadeiros exércitos de zumbis. Isso em um mundo aberto que é maior do que os mapas combinados dos dois primeiros títulos da série.

10. Forza Horizon 3

Forza Horizon 3

Forza Horizon 3 é, de acordo com especialistas, um dos melhores jogos de corrida já criados. Não é à toa que, mesmo com Forza Motorsport 7 na lista, ele também está presente. Ele se passa em uma representação em mundo aberto da Austrália. Há várias referências ao país, como o famoso restaurante Outback.

Indo ao que interessa, Forza Horizon 3 é muito mais do que um jogo de corrida. Em jogos anteriores, o jogador era um dos corredores do grande Horizon Festival. Agora você é o dono do festival, por isso além de correr e viver a emoção das pistas, pode e deve lidar com aspectos burocráticos. Entre eles está contratar e demitir profissionais.

11. Halo 4

Halo 4

Não poderíamos deixar de fora da lista um jogo da série Halo. O escolhido, Halo 4, representa um recomeço da franquia, visto que ele é o primeiro de uma nova trilogia. Além disso, traz de volta o protagonista Master Chief, um supersoldado humano. Ele é acompanhado por uma inteligência artificial chamada Cortana.

Halo 4 é jogado em um misto de terceira pessoa com primeira pessoa. Na maioria das vezes é um first person shooter, mudando apenas em casos específicos, quando se usa certas armas ou mesmo veículos. O display em primeira pessoa, aliás, é bastante interessante. É como se você estivesse usando um capacete tecnológico. Você pode ver informações sobre sua vida, suas missões e pode até mesmo detectar a presença de inimigos.

12. PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG)

PUBG Battlegrounds

PUBG Battlegrounds é um jogo muito simples, mas que acabou por conquistar o mundo todo. Hoje não é mais exclusivo do Xbox One, visto que já está disponível para mobile. Ele consiste no seguinte: até cem jogadores de uma vez só caem de para-quedas em uma ilha. Nessa ilha você deve coletar equipamentos, armas e tudo que puder lhe ajudar a matar os outros players. E, é claro, ser o único sobrevivente.

O interessante de PUBG é que o espaço vai sendo diminuído a cada segundo. Enquanto você vai sendo confinado junto com outros jogadores, fica cada vez mais difícil sobreviver. É como se fosse uma luta contra o tempo, não apenas contra inimigos.

13. GTA V

GTA V

GTA V é tudo que um amante de mundo aberto quer. A campanha é curta, mas super divertida, e a quantidade de armas, carros e coisas para fazer não decepciona.

Fora isso, o modo online é um dos destaques, com atualizações constantes por parte da Rockstar. Dá para ficar horas realizando missões insanas junto de amigos ou sozinho, enfrentando outros players.

14. The Witcher 3: Wild Hunt

Red Dead Redemption 2

The Witcher 3 é indispensável a qualquer fã de RPG ou de jogos de fantasia no geral. São mais de 200 horas na companhia de Geralt já contando as expansões, com centenas de quests para cumprir.

A narrativa é perfeita, a mecânica de combate desafiadora e há muitas coisas para colecionar, incluindo as cartas do famoso jogo Gwent!

15. Red Dead Redemption 2

Essa aventura no Velho Oeste está ainda melhor na sua segunda versão. Muitas quests e coisas para fazer, como pescar, fazem com que você possa explorar o mundo gigante por muitas horas.

Não bastasse isso, Red Dead Redemption 2 está muito realista. Tão realista que alguns jogadores ficaram chocados com algumas ocorrências.

16. Star Wars Jedi: Fallen Order

Star Wars Jedi: Fallen Order

Star Wars Jedi: Fallen Order combinou elementos de vários jogos de sucesso e criou uma experiência bem legal dentro do universo Guerra nas Estrelas. Poder escolher a cor do sabre de luz é uma das coisas mais legais!

Mas fora isso, vemos uma mecânica de combate fluída, estilo The Witcher 3, com exploração de um mundo semiaberto e com fortes elementos de RPG.

17. Resident Evil 3: Nemesis

resident evil 3

O remake de The Resident Evil 3 mudou alguns pontos do original e tornou a campanha de Jill contra Nemesis uma aventura com mais ação e com menos terror. Mesmo assim, o vilão está ainda mais implacável, e a evolução gráfica tornou o duelo mais bonito, dinâmico e divertido para o jogador.

18. Sea of Thieves

sea of thieves

Um dos mais divertidos jogos de pirata já criados. Explore os 7 mares em histórias criadas por você ou por outros jogadores. O mundo aberto está repleto de enigmas, puzzles e muito ouro para roubar!

19. Gears 5

Gears 5

Gears 5 traz Kait Diaz como protagonista, dando sequência direta aos eventos do jogo anterior. Em termos de mecânica de jogo, segue também o estilo jogo de ação em terceira pessoa, característico da franquia.

O melhor desse jogo é o fato de poder jogar com até outros 2 jogadores em multiplayer local, com tela dividida. Ou online!

20. Cuphead

Cuphead xbox one

Inspirado em animações dos anos 30, Cuphead coloca o jogador em uma aventura em plataforma, cuja missão é eliminar diversos Bosses para pagar uma dívida com o Diabo.

São muitos inimigos por fase ao mesmo tempo, e o jogo traz aquela característica típica dos anos 90: é BASTANTE difícil de zerar.

21. Borderlands 3

Borderlands 3 xbox one

Borderlands 3 lembra um pouco Far Cry 4, mas é ainda melhor. Você pode jogar sozinho ou com outros jogadores, a fim de completar quests principais e secundárias que levam à destruição de um culto maligno.

O ponto mais forte do jogo é a variedade de armas que pode ser construída, além de um sistema de loot e de evolução muito sólido e eficaz.

22. Control

Control

Control não traz nada de novo em termos de enredo, mas o jogo em si é fantástico! A protagonista tem poderes psíquicos e conta com uma arma que se transforma em outras armas.

Embora já tenhamos visto isso mais ou menos em Quantum Break, os combates em Control valem seu investimento. Mistura de porrada, tiroteio e poderes psíquicos fica bem legal na tela!

23. Overwatch

Overwatch

Overwatch é um FPS único, cujo sucesso está em trazer personagens únicos para os jogadores escolherem. Não tem muitos modos de jogo, mas compensa pelas batalhas online frenéticas que pode ser travadas junto dos amigos.

24. Monster Hunter: World

Monster Hunter: World

A franquia chegou ao Xbox One como um título de peso. O mundo aberto é ENORME, e a quantidade de feras para aniquilar é também de bom tamanho.

O foco está no multiplayer, em que você pode aniquilar monstros na companhia de outros jogadores. E o sistema de loot e de evolução está fantástico!

25. Sekiro: Shadows Die Twice

Sekiro: Shadows Die Twice

Jogo de ação e de aventura que se passa em um Japão mitológico, trazendo muitos elementos interessantes da história e da filosofia de Buda.

Fora que o elemento-chave é a vingança de um Shinobi contra samurais que mataram seu mestre. Para quem é fã da cultura japonesa esse é um jogo excelente!

26. Destiny 2

Destiny 2

Destiny 2 é um dos shooters de maior expressão da atualidade. A campanha solo é sólida e você pode jogá-la com outro jogador, o que deixa o game ainda mais legal.

No geral, o jogo manteve a mesma pegada em termos de história e ambientação. Bons gráficos e mecânica de jogo envolvente são características que marcam esse título.

27. No Man’s Sky

No Man’s Sky

O jogo de exploração especial No Man’Sky ficou bastante completo depois de receber inúmeras atualizações. Hoje é um dos jogos mais divertidos dos Xbox One para quem gosta de walking simulators no estilo Death Stranding.

Fora a construção de bases, poder pilotar veículos e naves e ter robôs gigantes.

28. Devil May Cry 5

Devil May Cry 5

Dante e Nero seguem enfrentando demônios em Devil May Cry 5, agora com a ajuda de outro caçador, V. O sistema de batalha hack n’ slash está melhor do que nunca, e a evolução dos 3 caçadores ao longo do jogo é essencial para zerá-lo.

Claro que o destaque vai para o enredo, que tem sido desde sempre um dos pontos mais fortes da franquia.

29. Titanfall 2

titanfall 2

A campanha de Titanfall 2 é pequena, mas cativante. Tudo que você quer é poder chamar o seu Titã dos céus quando a barrinha ficar preenchida!

Já o modo multiplayer é fantástico, trazendo diversos modos de jogo para quem curte competição online em jogos de tiro.

30. Rise of the Tomb Raider

Rise of the Tomb Raider

Rise of the Tomb Raider é o segundo de uma trilogia reboot para a franquia. Lara Croft está de volta de forma semelhante ao que vimos no primeiro título. Na verdade o que muda mesmo é a narrativa.

Mas no geral, Rise é uma boa continuação, tendo recebido o prêmio de Jogo do Ano para Xbox One.

31. Dragon Ball Z Kakarot

Dragon Ball Z Kakarot

Dragon Ball Z Kakarot segue trazendo as sagas Z para os videogames, mas agora com foco em uma experiência RPG. Claro que as lutas estão lá, mas a evolução dos lutadores é essencial para o game!

Ele está bem divertido, contendo diversas quests para serem cumpridas. E o jogo ainda pode receber muito conteúdo extra com o tempo.

32. Final Fantasy XV

Final Fantasy XV

Final Fantasy XV não é maravilhoso, mas é bom. Tem conteúdo para mais de 100 horas, uma narrativa bem construída e personagens carismáticos.

Contudo a mecânica de jogo e de exploração é um pouco “truncada”, o que pode incomodar alguns jogadores. E as batalhas são tão frenéticas que é bem fácil perder só porque não se entende o que está acontecendo na luta.

33. Wolfenstein: The New Colossus

Wolfenstein: The New Colossus

The New Colossus é a sequência direta de Wolfenstein: The New Order. Ou seja: vemos o protagonista lutando contra os nazistas, que dominaram os Estados Unidos. Sua missão agora é tentar livrar os EUA dos nazis!

34. A Way Out

a way out

A Way Out é um jogo em que a experiência online é fundamental. Fuja da prisão com um amigo e veja quem, no final, será o único sobrevivente desse survival cheio de ação!

35. Stardew Valley

Stardew Valley

Stardew Valley é um simulador de fazenda, inspirado em Harvest Moon. Gráfica e visualmente o jogo é mesmo semelhante àquele que o inspirou, e o gameplay também traz alguns pontos de encontro.

No geral, é criar do zero sua fazenda. Plante, crie animais, venda produtos e monte um império da “fazendinha”.

36. What Remains of Edith Finch

What Remains of Edith Finch

Um jogo-arte, com uma das melhores narrativas dos últimos anos. Você explora a casa dos Finch e os terrenos em torno da casa, buscando uma explicação para a misteriosa morte dos membros da família.

37. Assassin’s Creed Odyssey

Assassin’s Creed Odyssey

Um dos melhores Assassin’s Creed já feitos. Explorar a Grécia Antiga e enfrentar criaturas mitológicas é maravilhoso. O jogo está impecável nesse sentido.

Poder escolher com qual herói vai jogar também é bem legal, e as centenas de missões disponíveis mantêm você entretido facilmente por mais de 100 horas.

38. Fortnite

Fortnite

Um dos maiores Battle Royale do mundo não poderia faltar aqui. Com uma comunidade ENORME no Xbox One, o jogo é um dos mais competitivos para quem busca experiência online.

39. Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain

Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain

The Phantom Pain se passa depois de Metal Gear: Ground Zeroes. Snake está atrás de vingança e, para isso, viaja até a África e até o Oriente Médio.

Em termos gráficos e de ambientação, o jogo é maravilhoso. Snake está ainda mais furtivo e letal do que nunca, e o jogo exige do jogador muito mais furtividade que ação.

40. Fallout 4

fallout 4 xbox one

Fallout 4 talvez seja o melhor da franquia já feito. Você pode ser tanto um agente furtivo quanto um Rambo que atira em todo mundo, o que agrada a vários estilos de jogo.

É um jogo relativamente longo, com belos gráficos e com uma boa narrativa. A mecânica de jogo é de qualidade, superando, inclusive, o Fallout 76, que veio depois.

Outras listas que podem lhe interessar:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.