10 jogos do gênero infantil para quem tem um Xbox 360


Maurício Amaro
Maurício Amaro

O Xbox 360 conta com muitos jogos de teor infantil. Neste artigo nós separamos 10 dos melhores do gênero para você que quer algo mais light. Deixe o preconceito de lado e se surpreenda com alguns títulos da LEGO e outros bons games que usam o Kinect.

1. Kinect Disneyland

Kinect Disneyland Xbox 360

Se você tem em casa crianças super fãs da Disney, Kinect Disneyland é o jogo ideal para o seu Xbox 360. Ele usa todo o sensor de movimentos da Microsoft para levar os jogadores ao Parque da Disney em Anaheim, California. Basicamente é um mundo aberto em que você explora um parque inteiro.

Além da exploração, dá para realizar missões para os habitantes da Disney, como Mickey, Pateta, Pato Donald e companhia.

2. LEGO Jurassic World

LEGO Jurassic World xbox 360

Nada como trazer às crianças o mundo feroz e cheio de aventuras do Parque dos Dinossauros. Os 4 primeiros filmes de Jurassic Park foram adaptados ao mundo de LEGO. Basicamente a criançada terá de passar por todo o enredo de cada um dos filmes, resolvendo puzzles e desafios para progredir de uma fase para outra.

O melhor é que o jogo é enorme. Como adapta 4 produções cinematográficas, dá para imaginar o quanto de coisas que dá para fazer. Fora tudo que dá para colecionar, como roupas, personagens e itens exclusivos da franquia de sucesso.

3. LEGO Marvel's Avengers

LEGO Marvel's Avengers xbox 360

Sim, outro jogo de LEGO, mas esse é indispensável para as crianças (e para alguns adultos também). Afinal, estamos falando do Universo Marvel em bloquinhos felizes e cheios de energia. Praticamente todos os adorados vilões e heróis da Casa das Ideias está presente no jogo de uma forma ou de outra.

Nova York é o principal local para explorarmos, em um mundo relativamente aberto. Mas África do Sul, Sokovia, Asgard e outras localidades que aparecem nos dois primeiros filmes dos Vingadores. Algumas fases se passam em cenas icônicas dos filmes da Marvel, o que também é bem legal.

4. Game Kinectimals

Game Kinectimals xbox 360

Esse é ótimo para quem não quer ou não pode dar um animal de estimação aos filhos. Game Kinectimals permite que você tenha um pet virtual. Dá para treiná-lo, fazê-lo pular por obstáculos ou simplesmente levá-los para passear. São 11 animais para escolher, todos baseados em gatos selvagens.

O que é mais divertido é usar o Kinect para interagir com os animais nas mais diversas formas. Você verá o seu bichinho crescer de um pequeno filhote a um animal adulto, acompanhando-o durante toda a vida. O que pode ser traumático, pois uma hora eles acabam morrendo. Mas é algo que ensina bastante a criançada!

5. Kinect Sports

Kinect Sports xbox 360

São 6 esportes diferentes em que um grupo de amigos ou um jogador apenas podem se divertir. Os desafios são complexos e exigem bastante atenção para serem resolvidos. Mas não só: vai ser necessário bastante preparo físico para triunfar nesse jogo.

Os esportes que você pode jogar são:

  • Boliche
  • Boxe
  • Atletismo
  • Tênis de mesa
  • Futebol
  • Vôlei de praia

6. Sonic & SEGA All-Stars Racing

Sonic & SEGA All-Stars Racing xbox 360

Esse jogo é um forte concorrente ao Mario Kart. E ele vai muito bem no que se propõe, que é colocar Sonic e outras personagens personagens da SEGA em disputas frenéticas em seus velozes carros. Cada piloto tem poderes exclusivos que podem ser usados duranrte as corridas.

As corridas são disputadas em 6 copas diferentes, cada uma com 4 pistas. Ou seja, ao todo são 24 circuitos em que os desafios ocorrem. Dá para gastar um bom tempo nesse jogo com os amigos, principalmente com a grande quantidade de personagens à escolha.

7. Scream Ride

Scream Ride xbox 360

Scream Ride é um jogão para o público infantil. Estimula muito a criatividade, pois é, acima de tudo, um simulador de construção. Além disso, ele é um puzzle. O game tem 3 modos:

  • Engenheiro: você resolve desafios para construir montanhas-russas perfeitas, que não quebrem e não tenham defeitos em seu funcionamento
  • ScreamRider: aqui é basicamente controlar um vagão de uma montanha-russa para que ele não caia do brinquedo
  • Expert em Demolição: aqui é o oposto tudo, pois você deve resolver puzzles para poder jogar os vagões com as pessoas para fora do brinquedo

Ok, pode ser um pouco "pesado" para crianças. Mas no geral Scream Ride tem muitos elementos de sandbox, que estimulam o pensamento e a criação. Vale muito a pena, apesar dessa parte um pouco macabra.

8. LEGO Star Wars The Complete Saga

LEGO Star Wars The Complete Saga xbox 360

Para quem gosta de jogos de LEGO, mais um! Outro que é simplesmente indispensável em qualquer coleção infantil, pois traz todos os seis primeiros filmes de Star Wars para as pecinhas mais queridas do mundo. E os jogos dentro dessa coletânea são todos muito fiéis, trazendo os momentos mais legais da franquia com o bom-humor de sempre da LEGO.

Além de vencer as fases e ir descobrindo as histórias do Jedi e dos Sith, você deve coletar os Gold Bricks. São 160 no total para coletar na versão de Xbox 360. Ou seja: o trabalho é árduo. E tem mesmo muita coisa para fazer dentro do universo criado por George Lucas.

9. Skate 3

Skate 3 xbox 360

Skate 3 seguiu o legado da própria franquia e dos títulos de Tony Hawk. Nele você pode executar todas as manobras insanas que podem ser feitas na vida real, passando por 3 locais diferentes dentro da cidade fictícia do jogo. Alguns skatistas famosos dão as caras no game, o que torna o jogo ainda mais legal.

O que mais vai chamar a atenção do público mais novo é a possibilidade de construir seu próprio parque de skate. Portanto é mais um jogo em que a criatividade é parte fundamental, sendo essencial para crianças das mais variadas idades.

10. Minecraft

Minecraft xbox 360

Minecraft não pode faltar em nenhuma lista de jogos infantis para Xbox 360. Afinal, estamos falando de um dos títulos que marcou uma geração inteira de crianças e que segue tendo impacto positivo nesse sentido. Criar centenas e até milhares de construções apenas usando blocos é algo fantástico e que ajuda a desenvolver a criatividade dos pequenos.

Além disso, Minecraft é um ótimo jogo de exploração. Possui quests bem interessantes e que exigem raciocínio lógico dos jogadores para vencer os puzzles que aparecem. Em resumo, é um jogo bem completo e que permite a players de todas as idades e perfis se divertirem.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.