8 jogos medievais de PC para você voltar no tempo


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Cavalos, espadas, arcos, catapultas, castelos, cercos, etc etc. A Idade Média deixou tantos elementos icônicos que ainda serve de inspiração para filmes, séries e, é claro, jogos. Por isso, para os fãs da época, trouxemos aqui uma lista de jogos que nos levam diretamente para a Europa medieval.

Preferimos deixar de fora aqueles jogos de fantasia medieval estilo Skyrim, The Witcher ou Dark Souls e colocamos somente aqueles mais próximos (ou nem tanto) da realidade. Confira!

1. Kingdom Come: Deliverance

Kingdom Come

Kingdom Come: Deliverance é um RPG que oferece uma experiência medieval clássica. Aqui você não encontrará feitiços ou itens mágicos, e sim um cenário extremamente fiel e realista da Europa na Idade Média.

Em Kingdom Come: Deliverance você controla Henry, o filho de um ferreiro que busca vingança pelo assassinato da sua família. Ao longo da jornada, você precisará se preocupar não apenas com cansaço e fome, mas também com a sua higiene e aparência. Isso mesmo. Os NPCs reagirão de formas distintas dependendo se você está com roupas sujas de sangue, com espada na mão, limpo, etc.

As mecânicas de combates em Kingdom Come são bem precisas e com um ritmo dinâmico. No entanto, não espere ver personagens com super habilidades ou com equipamentos gigantes e chamativos. Kingdom Come apostou em um estilo mais realista e isso é, sem dúvida, sua característica mais marcante.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quer experimentar um RPG diferente com um estilo menos fantasioso.

2. Chivalry: Medieval Warfare

Chivalry

Chivalry: Medieval Warfare é um jogo de ação em primeira pessoa que lhe dará uma experiência de combate medieval incrível. O jogo é focado no multiplayer e coloca diversos jogadores no mesmo campo de batalha, em lados opostos. Ao morrer, os jogadores podem ressuscitar e escolher outros personagens, o que faz a ação ser frenética.

As mecânicas de combate em Chivalry: Medieval Warfare são muito bem trabalhadas e os jogadores contam com um leque muito grande de movimentos de ataque e defesa, muitos controlados pelo movimento exato do mouse para dar mais profundidade às lutas.

Durante as batalhas os jogadores precisarão atacar castelos utilizando armas de cerco, assassinar a realeza, derrubar portões, defender construções, etc.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quer uma experiência frenética e memorável de batalhas medievais.

3. For Honor

For Honor

For Honor é outro jogo medieval focado unicamente em lutas e conta com um dos sistemas de combate mais completos e flexíveis já feitos. Aqui, você poderá escolher a direção do ataque ou defesa e precisa ser rápido para contra-atacar assim que encontrar uma abertura.

Entre as mecânicas disponíveis, em For Honor você precisará usar esquivas, parries, guard breaks, contra-ataques, ataques fracos, ataques fortes, combos, fintas, golpes idenfensáveis, recuperações, atordoamentos, agarrões e execuções.

O modo single player de For Honor é desinteressante já que a maior graça do jogo é disputar contra outros jogadores. Já o multiplayer demanda tempo para ser masterizado já que você precisará aprender a jogar com diversos heróis divididos em três facções: cavaleiros, vikings e samurais.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gosta de jogos de luta e quer experimentar um sistema novo e complexo.

4. Life is Feudal: Your Own

Life is Feudal

Life is Feudal é um jogo do tipo sandbox em que você pode perambular pelo cenário e escolher as tarefas que deseja executar. O jogo é basicamente um simulador de vida medieval com alguns elementos de sobrevivência.

Em Life is Feudal você pode construir estruturas, plantar, colher, minerar, lutar e muito, muito mais. Conforme você desempenha essas ações você upa suas habilidades como em qualquer outro RPG.

Talvez o maior ponto negativo de Life is Feudal seja a necessidade de se jogar com amigos. Os PvPs (player vs player) são muito baseados em equipes, e muitas mecânicas ao longo da jornada são muito mais divertidas em grupo.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Procura um jogo medieval menos baseado em ação.
  • Gosta de simuladores e temas medievais.

5. Mount & Blade: Warband

Mount & Blade

Mount & Blade: Warband é outro RPG sandbox em que você começa como um Zé Ninguém e acaba se tornando extremamente importante para o mundo. O jogo possui gráficos bem desatualizados e não tem nenhuma dublagem, mas compensa com a quantidade de conteúdo e opções na criação do seu personagem.

As batalhas em Mount & Blade: Warband são bastante dinâmicas, principalmente os combates montados. Sem dúvida é uma experiência válida para os fãs de RPG.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Busca um RPG medieval mais leve do que a maioria.

6. War of the Roses

War of the Roses

War of the Roses é um jogo de combate em terceira pessoa baseada na famosa guerra civil britânica de mesmo nome. O game não possui modo Campanha pois é focado exclusivamente em partidas multiplayer de até 64 jogadores. Os dois modos existentes são Conquista e Deathmatch.

As mecânicas de combates em War of the Roses são parecidos com de outros jogos dessa lista, especialmente Mount & Blade. A curva de aprendizado não é fácil e requer algum tempo e prática para masterizar. Fora isso, o jogo não inova em nenhum aspecto em comparação aos outros jogos.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Procura um jogo medieval baseado em fatos reais.

7. Banished

Banished

Banished é um jogo de construção de cidades medievais em que você precisa fornecer comida e moradia para pessoas banidas. Na verdade, você deverá providenciar também roupas, ferramentas, fogueiras e, mais tarde, educação e saúde.

Banished não é um jogo fácil. Você notará que as dificuldades do jogo não vêm de acontecimentos imprevisíveis como desastres naturais ou invasões, mas sim das próprias escolhas do jogador. Administrar as cidades não será tarefa fácil nem mesmo com muitas horas de jogo, já que nunca há um momento de real equilíbrio dos recursos.

Um dos fatores atrativos de Banished é que ele conta com inúmeros mods feitos pela comunidade capazes de transformar o jogo de acordo com o seu gosto.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gosta de jogos de estratégia, construção e administração de recursos.
Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.