FIFA 20: conheça as 5 melhores formações do jogo!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Saiba quais são as 5 melhores formações do FIFA 20! Separamos apenas aquelas que são equilibradas e que podem servir a todos os estilos de jogadores e de times. Você certamente vai encontrar o esquema perfeito para o seu perfil, seja ele mais ofensivo ou mais focado em jogar no contra-ataque!

1. 4-2-3-1 (fechada)

Formação FIFA 20 4-2-3-1 fechada

Essa formação costuma estar sempre entre as melhores do FIFA. O principal motivo é que ela se adapta e se transforma durante o jogo. Se você souber criar e customizar táticas, então, ela é perfeita! Você tem um esquema de jogo que pode servir tanto para o ataque quanto para a defesa.

Por exemplo: você pode ter quase um 4-2-4 quando estiver atacando, pois os 3 meias armadores avançam e dão um grande suporte ao centroavante. Na hora de defender, contudo, dá para ter um 4-5-1 bastante fechado, que ocupa todos os espaços do campo.

Nesse sentido, essa formação se mostra muito boa para duas estratégias: posse de bola e contra-ataque. Com tantos homens no meio de campo, tanto pode manter a bola sob controle, com trocas de passe, como pode invadir o campo adversário na correria!

O que considerar nessa formação?

Tenha meias armadores com bom fôlego. Eles vão voltar para ajudar várias vezes por partida para ajudar na defesa, por isso não podem cansar rápido. Os volantes precisam ter bom passe e controle de bola. O atacante solitário precisa ser rápido, resistente e ter bom jogo de corpo.

Esteja preparado para fazer várias substituições ao longo do jogo. Por isso é importante que tenha um bom banco de reservas!

Alguns times para essa formação

  • Juventus
  • Real Madrid
  • AC Milan
  • Internazionale

2. 4-2-2-2

Formação FIFA 20 4-2-2-2

Há anos essa tem sido a formação mais equilibrada e mesmo "padrão" do FIFA. Muitos jogadores iniciantes usam ela por ser 50% defesa e 50% ataque. Na medida certa, sem correr riscos. Afinal são 2 volantes protegendo a zaga, que também ligam o jogo com os 4 jogadores ofensivos da equipe.

Os jogadores mais importantes, contudo, são os meias. Eles serão a ligação dos volantes com os atacantes, por isso é importante que tenham muita qualidade no passe e agilidade. Do contrário, vai ficar um jogo de Pinball: eles vão receber a bola da defesa e vão perdê-la assim que dominarem.

O que considerar nessa formação?

O primeiro a se considerar é as instruções dos jogadores. Os volantes podem ter instrução para cobrirem o centro de campo. Isso vai deixar os zagueiros e laterais presos atrás. Se eles forem instruídos a cobrir os lados, os zagueiros avançam, podendo deixar muito espaço para penetração adversária.

Já os meias precisam SEMPRE ter instrução para movimento livre de criação. E opte, se possível, para que um deles pelo menos seja mesmo rápido. Assim poderá criar jogadas rápidas pelos flancos ou mesmo atrair a marcação, deixando espaço para infiltrações pelo centro.

Alguns times para essa formação

  • Bayern de Munique
  • Borussia Dortmund
  • Atlético de Madrid
  • Tottenham

3. 4-3-3 (defensivo)

Formação FIFA 20 4-3-3

Outra formação que é bem equilibrada entre defesa e ataque. Com dois bons volantes e com um meia central dificilmente você vai tomar aqueles gols bobos que todos nós odiamos. Porém pode ser que não consiga as melhores jogadas ofensivas se não souber usar seus homens de meio.

O ideal é ter um MC de MUITA qualidade, com orientação para manter sua posição. Do contrário, você terá uma formação com ótimas capacidades defensivas, mas com pouca presença no ataque. E você certamente não quer isso, quer?

Fora isso, os pontas precisam ser Usain Bolt de tão rápidos, enquanto o centroavante deve ser um finalizador do nível de Ronaldo Fenômeno. São muitas peças para encaixar, mas valerá a pena quando os gols começarem a sair.

O que considerar nessa formação?

Não mande o atacante correr por trás da zaga. Aliás, se quiser dar a ele alguma instrução, mande-o fazer pivô. Como você tem "oficialmente" poucos jogadores ofensivos, todos têm de participar das jogadas ofensivas.

Enquanto tática, vale a pena usar essa formação como contra-ataque. Ela pode ser mesmo fulminante se o MC e os jogadores de ataque forem os ideais.

Alguns times para essa formação

  • Juventus
  • Barcelona
  • PSG
  • Real Madrid

4. 3-5-2

Formação FIFA 20 3-5-2

Não podemos deixar de fora uma formação defensiva. Engana-se quem pensa que o 3-5-2 preza pela ofensividade. Aqui o que importa é não correr riscos e manter a posse de bola. Por isso nada melhor do que 3 zagueiros e 2 volantes, com 2 alas de suporte.

Mas e o ataque? Sobram 1 meia e 2 centroavantes. Acredite: se você tiver a tática certinha e as instruções no lugar, poderá envolver o adversário em um jogo imbatível. É toque de bola, paciência e buscar a infiltração dos alas.

Os alas são os nomes mais importantes aqui. Eles precisam ser muito rápidos e resistentes. Você vai usá-los como nunca para defender e atacar. Não aconselhamos que use-os para contra-ataque, no entanto. Essa formação tende a desgastar os jogadores de defesa rapidamente, por isso nada de acelerar demais o jogo.

O que considerar nessa formação?

O meia deve ser um exímio passador. De Bruyne, por exemplo, ou mesmo Neymar e Messi são bons nomes. É ele que vai alimentar os alas e os atacantes. Os atacantes, por sua vez, precisam se preocupar apenas em atacar, e convém que sejam finalizadores excelentes. A ideia é ter pouca chance de gol, mas aproveitar todas elas.

Além disso, oriente-os para irem sempre para trás da linha adversária. Com o passe certo, amigo, as chances de vitória serão absurdas!

Alguns times para essa formação

  • Napoli
  • Arsenal
  • Manchester United

5. 4-3-2-1

Formação FIFA 20 4-3-2-1

Uma formação para quem não tem medo de placares elásticos. É matar ou morrer, certo? E esse esquema pode fazê-lo ser um rolo compressor no ataque, mas com o risco de deixar a defesa um pouco desprevenida. Arriscado, sim, mas com um potencial de marcar boas goleadas.

Essa formação exige dois pontas de muita velocidade e, se possível, drible. Eles é que vão tocar o terror no time adversário, sempre com profundidade, tentando jogar nas costas da zaga. Nessa formação em específico é bom que os pontas fiquem focados apenas em funções ofensivas.

Afinal você tem 3 meias centrais que podem fazer as vias de volante. O que indicamos, porém, é pressão total. Faça esses meias darem suporte no ataque, chegando com 6 homens à área adversária.

O que considerar nessa formação?

Assegure-se que seus laterais e seus meias são rápidos e aguentam boa parte do jogo. Principalmente se o adversário possuir jogadores rápidos, ainda mais se forem pontas. É bem provável que seja um toma lá, dá cá, resultando em uma partida com mais de 5 gols.

Pensando nisso, você terá de jogar com MUITA frieza. Se tomar um gol primeiro, calma: não desista da estratégia de pressão. Fique atento, porém, pois o ideal é que você tente matar os jogos nos primeiros 30 minutos. Se for online, poderá fazer com o adversário desista da partida, o que não desgastará seus jogadores.

Alguns times para essa formação

  • PSG
  • Barcelona
  • Manchester City
  • Liverpool
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.