10 dicas essenciais para defender bem no FIFA 19


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Saber marcar os jogadores adversários no FIFA 19 é tão importante quanto fazer gols. E em relação ao FIFA 18, as mudanças em termos de sistema defensivo não são muitas. O jogo continua a exigir as mesmas habilidades técnicas exigidas em edições anteriores. Timing perfeito e uso correto das táticas, por exemplo, ainda são requisitos necessários para marcar bem.

Essa última edição do FIFA, no entanto, trouxe algumas melhorias e opções interessantes. A Defesa Tática está mais responsiva, visto que a IA está mais inteligente. Os jogadores mais fortes, como os zagueiros, agora tem prioridade na hora da disputa de bola e de espaço. Além disso, as novas opções táticas permitem aos jogadores marcarem bem em todas as situações de jogo.

Em meio a tantas possibilidades de defesa no FIFA 19, é normal ficar um pouco perdido na prática. Por isso montamos este guia completo sobre o sistema defensivo do jogo. Você verá 10 dicas simples e objetivas que farão você fechar sua defesa sem dar brechas a nenhum adversário

1. Use a Defesa Tática a seu favor

como usar a defesa tática do fifa 19

A Defesa Tática é o método de sistema defensivo principal do FIFA desde a edição 2017. A ideia é dar ao jogador maior liberdade ao interceptar a bola do adversário ou ao cortar um passe. Muitos têm reclamado de que esse sistema é falho e pouco preciso. Culpa, quase sempre, da IA, que não é muito inteligente.

No FIFA 19, contudo, a Defesa Tática está melhorada. Os jogadores do seu time ajudam efetivamente na marcação. Todo o bloco defensivo está mais coeso, agindo em conjunto. Por isso é essencial aprender a usar esse método a favor do seu estilo de jogo.

Se preferir uma marcação avançada, use seus companheiros para cortar um passe na hora certa. Caso queira esperar o adversário em seu campo, aprenda a cercá-lo para roubar a bola.

2. Não erre o tempo do bote

Um dos maiores erros que você pode cometer é errar o timing na hora de dar combate ao adversário. Falhar na roubada de bola irá expor completamente a sua defesa. Por isso tenha paciência. Sinta o jogo e dê o carrinho ou tente interceptar a bola em pé apenas momento propício para isso. 

3. Saiba quando cortar linha de passe e quando pressionar

Ter o timing perfeito do bote não é o bastante para se defender bem no FIFA 19. É preciso analisar quando é a hora de dar o bote e quando é a hora de apenas cercar o adversário.

Isso fica fácil de fazer se você apertar o L2. O seu jogador ficará de frente para a bola, mudando automaticamente sua direção conforme o adversário muda a dele. Nesse momento pode pedir auxílio de outro jogador de seu time. Ele pressionará o oponente, na tentativa de roubar a bola. Isso dá tempo de você tomar a melhor decisão.

4. Priorize zagueiros fortes

O FIFA 19 tem um novo esquema em relação às divididas de bola, conhecido como "50/50". Isso quer dizer que essa edição do jogo prioriza os jogadores de maior força física nas disputas pela posse da redonda. Ou seja: escale zagueiros e mesmo volantes que sejam fortes e tenham bom jogo de corpo. É uma grande vantagem para o sistema defensivo.

5. Evite ficar trocando os defensores

como fazer uma boa marcação no fifa 19

Outro erro comum é ficar trocando o controle de um zagueiro para o outro durante o ataque do adversário. Você passa a controlar sempre o jogador mais próximo da bola. Mas há um problema aí: se o oponente faz trocas de passes muito rápidas, é possível que o comando troque para um jogador seu que você não queria.

Caso queira fazer essa troca, use o analógico direito. Ele permitirá que mude manualmente para qualquer jogador em campo. Deixe a troca automática para momentos muito precisos, como roubadas de bola ou botes.

6. Defenda com os homens de frente

Um sistema defensivo perfeito usa os zagueiros e os laterais apenas em último caso. Você deve começar a defender logo com o primeiro homem de frente. É importante tentar roubar a bola no campo do adversário. É lá que está a maioria dos seus jogadores, o que facilita o processo defensivo.

Caso o jogo embole no meio de campo, não fique afobado. Evite ao máximo chamar auxílio dos laterais e principalmente dos zagueiros. Use os meias centrais e os volantes para cercar e mesmo para cortar o ataque do oponente na hora certa.

7. Confie na Inteligência Artificial 

Em relação a outras edições do FIFA, o 19 trouxe uma IA melhorada na hora da defesa. Portanto confie nela e não hesite em pedir sua ajuda. Como mencionamos acima, ela é fundamental na hora de cercar e de roubar a bola adversária. Em termos de marcação, usar dois elementos normalmente é mais eficaz do que usar só um.

Ainda assim, é preciso ter cuidado. Chamar o jogador mais próximo na hora de tentar interceptar a bola pode abrir sua defesa de forma desnecessária. Só faça isso quando puder dar cobertura.

8. Mantenha a defesa postada

Essa dica está relacionada às opções táticas. Nas instruções de defesa dos jogadores, principalmente dos zagueiros, é indispensável que fiquem instruídos a não avançar. Dependendo do esquema em que joga, é conveniente que os laterais ou alas também sejam orientados a não irem ao ataque.

Manter a última linha de defesa é sua salvaguarda caso o ataque e o meio-campo falhem.

9. Edite seus Planos de Jogo

Uma função muito apreciada no FIFA 19 é a possibilidade de editar os Planos de Jogo. É possível agora escolher um esquema e as respectivas táticas para cada Plano. Se quiser, por exemplo, adotar um 5-3-2 no Ultradefensivo, mas um 4-1-4-1 no Ofensivo, não tem problema. Por isso são chamadas de Táticas Dinâmicas.

Além de dar mais versatilidade ao seu jogo ofensivo, permite a você se defender melhor. É uma forma de resistir muito melhor a um contra-ataque fulminante. Se tiver um plantel rápido e a tática ideal para se fechar na defesa, conseguirá evitar os gols adversários.

10. Leia o jogo

marcar no fifa 19

Nenhuma das dicas acima vai funcionar se você não souber ler o jogo. E cada jogo é diferente do outro. Não adianta aplicar as mesmas táticas, esquemas e atitudes a todos os adversários. Nesse sentido, o FIFA 19 "joga" do seu lado. Com as Táticas Dinâmicas mencionadas acima, você pode se adaptar a todos os tipos de oponente.

Uma defesa sólida é aquela que sabe realizar uma marcação organizada. Portanto tenha sempre paciência marque por setores. Comece pelos atacantes. Utilize os meias e volantes para tentarem interceptar a bola de forma limpa. Use os zagueiros e os laterais apenas em último caso e com muita calma, para não abrir espaços desnecessários.

Para saber como usar as táticas para se defender, confira as melhores formações e táticas do FIFA 19.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.