10 dicas para dominar os gramados de FIFA Mobile


Maurício Amaro
Maurício Amaro

O FIFA Mobile é um spin-off do jogo principal para quem não aguenta ficar sem uma partidinha quando está longe dos consoles. Ele não conta com todas as funcionalidades do FIFA principal, focando-se apenas na experiência do Ultimate Team. A versão 2019 foi reformulada, contando com novas animações e com boas mudanças na jogabilidade e no gameplay. Por isso, mesmo que você seja um pró em edições anteriores, talvez precise de algumas dicas na atual versão.

O artigo de hoje vai abordar questões básicas e avançadas para você sempre ter sucesso no FIFA Mobile. Você pegará todas as manhas de jogabilidade, tornando-se um craque nas roubadas de bolas e nas finalizações a gol. Com as nossas dicas, seu nível de jogo certamente vai aumentar e não vai ter adversário páreo para suas habilidades.

1. Aproveite muito bem o Tutorial de jogabilidade

Tutorial FIFA Mobile

A primeira dica, é claro, é mais voltada para quem está começando agora a jogar FIFA Mobile. Sua primeira ação será obrigatoriamente o Tutorial, que será explicado por ninguém menos que o craque Neymar Jr. Aqui você aprenderá o básico do básico, ou seja: finalização, passe, drible e táticas de defesa. Além disso, ganhará algumas cartas de jogadores e de boost, que Neymar ensina você a usar.

Depois de todo o aprendizado, você jogará metade de uma partida. O objetivo é vencê-la, com a facilidade de já estar ganhando por 3 a 1. Tanto essa partida quanto os treinos anteriores devem ser muito bem aproveitados, já que oferecem literalmente tudo que precisa saber em termos de jogabilidade.

Quem está começando a jogar agora, por exemplo, pode ter dificuldade nos arremates a gol em FIFA Mobile. Se você achava FIFA 19 muito manual em termos de chute a gol, saiba que na versão para smartphone é muito mais. Leva mesmo um tempo até aprender direito como chutar.

2. Realize as missões do jogo

Assim que você termina o Tutorial de jogabilidade, será apresentado às missões do jogo. Elas são ações que você precisa realizar para receber prêmios, tais como comprar um pacote ou atualizar o esquema da sua equipe. Se você for ver, é muito semelhante, senão igual àquelas tarefas que você cumpre no Ultimate Team do FIFA 19. Eventualmente acabará por cumprir todas.

Entre as premiações obtidas estão boas quantidades de joias, moedas e mesmo a liberação de modos de jogo. Portanto não hesite em realizar as missões para evoluir ainda mais em FIFA Mobile.

3. Colete os prêmios do login diário

No menu vertical do lado esquerdo da tela há uma calendário. Esse calendário é o login diário e semanal do FIFA Mobile. Todos os dias, mesmo que não vá efetivamente jogar o game, realize o login e colete o seu prêmio do dia. O primeiro é 725 joias, enquanto o segundo, por exemplo, é um jogador Elite de pelo menos 80 de overall. Além de receber jogadores e joias, pode ganhar bônus de experiência e moedas.

4. Participe nos Eventos

Os Eventos são submodos de jogo dentro do FIFA Mobile. Participar neles é fundamental para que evolua rapidamente no jogo e consiga montar um time poderoso com mais rapidez. Mas tenha atenção porque alguns são temporários, enquanto outros se renovam diariamente. Há os que são fixos, como o específico para ganhar uniformes.

5. Monte sua equipe de forma automática

Formação FIFA Mobile

Uma função que essa última versão do FIFA Mobile introduziu foi a possibilidade de organizar mais rapidamente sua formação. Tudo que tem que fazer é ir ao seu time e clicar no botão "MAIOR GER". O sistema do jogo montará a equipe em termos de entrosamento e de overall a partir de todas as cartas que tem. A intenção é que fique com a melhor combinação possível de jogadores. Isso poupa tempo e ainda otimiza de forma muito mais eficiente o potencial dos seus titulares.

6. Dê boosts em seus jogadores

Os boosts são os impulsionadores de habilidades que você pode adquirir de várias formas ao longo de sua evolução no jogo. Esses consumíveis melhora bastante os atributos dos seus jogadores, garantindo que eles evoluam seu overall. Claro que quanto mais desses itens usar em um determinado jogador, mais caro terá de pagar para aplicá-los.

7. Use o controle manual durante as partidas

Você irá reparar que é possível deixar que a Inteligência Artificial de FIFA Mobile controle os seus jogadores durante as partidas. Sendo assim, você só teria que passar a bola e arrematá-la a gol. Isso, no entanto, apesar de um facilitador, pode deixar a experiência muito mecânica.

Além disso, o controle manual garante mais possibilidades de jogo. FIFA Mobile em sua última versão está com uma jogabilidade muito bacana, bastante fluída e que permite muitas formas de jogar. Portanto aprenda a controlar seus jogadores com perfeição, visto que isso traz maior domínio sobre a bola.

8. Domine a força do chute a gol

Certamente a parte mais complexa de FIFA Mobile, como já dissemos acima, é o chute a gol. Arrematar a bola aqui até parece algo fácil, já que teoricamente basta deslizar o dedo na direção do gol, mas não é. Primeiro que na adrenalina da partida você nem sempre conseguirá direcionar bem a bola como quer. Segundo que determinar a força exata não é tão simples sem a ajuda de um botão de um joystick.

Portanto pode ser que leve algumas partidas para dominar esse fundamento. Mesmo que tenha vencido com louvor o treinamento no Tutorial, em um jogo de verdade é bem diferente. O segredo está em tentar perceber o quanto deve carregar no arremate, para que a bola nem vá para as arquibancadas, tampouco saia fraquinha dos seus pés.

9. Evolua nas Campanhas

Participar das Campanhas FIFA Mobile

As Campanhas compõem o modo básico de jogo de FIFA Mobile. Diferentemente do que acontece no FIFA 19, aqui é preciso focar primeiro no single player para desbloquear o acesso ao jogo online contra players reais. Isso só é possível quando você completa a parte I da Campanha Mestre. O problema é que para chegar lá ainda é necessário passar por toda a Campanha Prata, pela Ouro, pela Elite e ainda ter uma equipe com overall de no mínimo 85.

Liberar o modo online de FIFA Mobile não é o único motivo, contudo, para jogar as Campanhas. Conforme vence cada fase de cada uma, ganha prêmios especiais. Há jogadores Elite, moedas, joias, pontos de experiência, entre outras premiações.

10. Entre nas Ligas

As Ligas fazem parte, de certa forma, do modo online do FIFA Mobile. Ele é desbloqueado apenas quando completar a quinta missão da Campanha Mestre. Serve como uma espécie de "guilda" dos fifeiros, visto que lá podem se agrupar em torno das Ligas para baterem papo e para competir entre si. Digamos que seja a parte mais "social" desse jogo.

Além disso, há torneios específicos das Ligas que você deve competir. É um modo que estimula o lado mais competitivo dos players, principalmente porque há um rankeamento mundial que mostra quais são os melhores jogadores de FIFA Mobile.

Seguiu nossas dicas e melhorou no jogo? Manda uma jogada sua pra gente lá no Instagram do @ligadosgamesoficial. Vamos divulgar as melhores jogadas dos nossos leitores!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.