Os 20 melhores jogos do Nintendo 64 para matarmos a saudade!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

O N64 foi um dos consoles mais queridos da Nintendo! Pode não ter sido o mais vendido, mas tem alguns dos melhores jogos da empresa. Tanto é verdade que vários receberam prêmios e mesmo remakes para gerações mais atuais. Por isso neste artigo vamos matar a saudade e vamos listar os melhores jogos do Nintendo 64!

20. Conker's Bad Fur Day (2001)

Conker's Bad Fur Day

Vamos começar com o jogo mais polêmico do Nintendo 64. Conker's Bad Fur Day foi inovador na temática e nos gráficos. Por ter sido lançado em 2001, aproximou-se visualmente dos primeiros títulos da nova geração. Já no tema, você tinha um esquilo bêbado e que só falava palavrão. Ele e sua namorada se meteram em confusão depois de uma noite de bebedeira.

O jogo era bem sem noção, e foi justamente aí que fez sucesso. Você controlava o esquilo Conker em diversas áreas isoladas, acessíveis em um mapa. Dentro de cada fase realizava missões para ajudar outras personagens. Sempre armado e pronto para distribuir socos e pontapés nos inimigos.

Aliás, todas as personagens tinham uma personalidade depravada, irritada e que não condizia com o estilo "família" do N64. Ainda assim, resultou bem, principalmente porque o game era bem simples e fácil de ser jogado.

19. Paper Mario (2000)

Paper Mario 64

Paper Mario é um ótimo RPG lançado para o Nintendo 64. Tinha um humor infantil, bem característico dos jogos do encanador, mas com uma acidez adulta interessante. A relação entre as personagens do mundo de papel, em 2D, e àquelas do 3D foi explorada de forma muito legal. Fora as armas e golpes coloridos que marcaram a série.

Esse jogo determinou um padrão de alta qualidade na forma como os RPGs da Nintendo funcionariam posteriormente. Tais como o sistema de combate e a resolução de puzzles, por exemplo.

18. Star Wars Episode 1: Racer (1999)

Muitos jogos de Star Wars foram desenvolvidos para Nintendo 64. Afinal, na época a segunda trilogia de George Lucas estava em alta! Esse jogo, inspirado completamente na sequência de corrida do Episódio 1, foi um dos que mais fez sucesso entre os jogadores, entre os fãs da franquia e mesmo entre quem não gostava de Guerra nas Estrelas.

No jogo você pode escolher qualquer um dos pilotos que aparecem no filme, além de outros criados exclusivamente para Star Wars Episode 1: Racer. As pistas são as mais variadas, se passando em diversos planetas. Os pods podiam ser destruídos nas colisões, além de poderem ser reparados na corrida.

17. Star Fox 64 (1997)

Star Fox 64

Star Fox 64 repetiu o sucesso de seu antecessor para o SNES. A versão do N64 foi super inovadora, principalmente em relação ao esquema de dificuldade das fases. Em algumas você tinha 3 dificuldades em uma só, o que trazia uma experiência super completa e desafiante aos jogadores.

O Modo Campanha era demais, porém foram as batalhas no multiplayer que consagraram o jogo de vez. Na época foi eleito um dos melhores multiplayer de todos os consoles.

16. Pokémon Snap (1999)

Pokémon Snap Nintendo 64

Pokémon Snap não foi muito popular no Ocidente, embora tenha sido um sucesso no Japão. Mesmo assim houve muita gente que o jogou no Brasil, pois a ideia era bem diferente: fotografar Pokémon para mandar ao Professor Carvalho.

Para isso, você controlava Todd Snap. Ele já apareceu no desenho, e o jogo foi lançado bem na época em que isso aconteceu. As mecânicas de fotografia eram bem divertidas, principalmente porque você recebia pontos pela qualidade de cada foto. O objetivo era chegar sempre ao Excelente.

O problema era que na época apareciam apenas 63 Pokémon dos 151 existentes. Além disso, o game era pequeno, sendo apenas 7 fases.

15. Mario Party (1998)

Mario Party 64

Hoje o gênero party é um dos mais jogados nos consoles da Nintendo. Em 98 o primeiro Mario Party fez uma revolução enorme na forma como as pessoas jogavam de forma cooperativa. Assim como Mario Kart, o Party foi responsável por unir amigos e famílias em volta do console, se divertindo e brigando ao mesmo tempo.

Uma das maiores características do jogo eram os tabuleiros e os puzzles. Roubar estrelas de Boo ou perdê-las para ele era um sentimento frustrante e ao mesmo tempo engraçado, algo que hoje traz boas lembranças às crianças dos anos 90.

14. Donkey Kong 64 (1999)

Donkey Kong 64

Donkey Kong 64 foi uma boa surpresa quando chegou ao mercado. Ele foi completamente repaginado para a nova geração, ainda mais que deixava o 2D de lado para dar boas-vindas ao 3D. Com o poder do N64, Donkey Kong e companhia ganharam novos golpes, mapas e fases enormes, além de 3800 colecionáveis para o jogador adquirir.

Outra coisa que chamou a atenção foi o Rap da intro. Quem não se lembra disso? Na época foi algo que cativou muitos jogadores, sendo ainda hoje lembrado como uma das partes mais legais do título.

13. Diddy Kong Racing (1997)

Diddy Kong Racing

Diddy Kong Racing não foi mais uma cópia de Mario Kart. A versão de corrida da série DK trouxe muitas inovações para o gênero, algumas que inclusive foram aproveitadas em jogos futuros de Mario. Uma delas é o Modo Campanha bastante longo, que colocava os jogadores imersos na história por um bom tempo.

Além disso, não era apenas o carro que você podia usar. Boia e avião também eram opções, o que tornava as corridas muito dinâmicas, obrigando os jogadores a voltarem a elas mais de uma vez. Outro ponto muito bom era o multiplayer para até 4 jogadores.

12. Super Smash Bros. (1999)

Super Smash Bros.

Super Smash Bros. quebra a porrada nos consoles atuais, mas em 1999 foi uma surpresa. O anúncio do jogo chegou quase junto com o próprio lançamento do game. Na época foi um sucesso, pois trouxe algo que faltava ao universo da Nintendo: um jogo de luta apenas com suas personagens.

Fox McCloud, Pikachu, Mario, Link e Kirby são alguns dos vários lutadores disponíveis para serem controlados. Hoje a Nintendo tem nessa franquia uma verdadeira mina de ouro!

11. International Super Star Soccer 64 (1996)

International Super Star Soccer 64

Os fãs de jogos de esporte e principalmente de futebol com certeza devem experimentar uma vez na vida o International Super Star Soccer 64. Ele é a evolução perfeita do Deluxe, lançado para o SNES. A jogabilidade fluída, rápida e totalmente em 3D permitiram uma nova forma de jogar futebol.

Destaque, ainda, para os seis modos de jogo e para as mais de 70 seleções disponíveis para selecionar ou jogar contra. Com um modo multiplayer local para até quatro jogadores, era garantia de diversão com os amigos!

10. Killer Instinct Gold (1996)

Killer Instinct Gold

Killer Instinct Gold foi transportado dos arcades para o N64. Era uma versão mais limitada de Killer Instinct II, embora não tenha deixado de divertir. Para o N64, sem dúvida foi um dos melhores do gênero de luta. Trouxe um sistema de combate parecido com o de Street Figher II, tendo três botões de soco e três de chute.

Os lutadores são os mesmos da versão arcade, assim como os cenários de combate. Alguns eram interativos, sendo todos em ambiente 3D, embora as lutas fossem em perspectiva 2D. Um jogo divertido e que conseguiu superar o clássico que foi o primeiro da série.

9. Super Mario 64 (1996)

Super Mario 64

Câmera livre, mundo com um conceito semelhante ao aberto, missões secundárias em uma quantidade que era impossível determinar: Super Mario 64 foi um dos jogos que tornaram o N64 um console de respeito. Esse título foi um dos grandes responsáveis por iniciar a fase dos jogos 3D em grande estilo.

O jogo, ainda por cima, era enorme! Eram 15 fases gigantes, com 120 estrelas no total. Quem nunca o zerou certamente tem um grande arrependimento. E quem o zerou, certamente não foi uma vez só. Além disso, Super Mario 64 serviu de base para outros bons jogos da Nintendo, como Banjo Kazooie.

8. GoldenEye 007 (1997)

GoldenEye 007

Há quem diga que GoldenEye 007 tenha sido a base para muitos jogos de tiro de hoje. Seja isso verdade ou não, fato é que esse foi o melhor jogo de tiro para o Nintendo 64. Mesmo que ele tenha sido lançado 2 anos após o filme, reuniu uma legião de fãs em volta dele e mesmo em volta da franquia 007.

O multiplayer era algo fenomenal. As missões levavam o jogador a ter de quebrar a cabeça para chegar ao final vivos, pois eram complexas e profundas. A jogabilidade era surpreendente para a época, principalmente por ter sido um jogo das primeiras fases do console.

7. Bomberman 64 (1997)

Bomberman 64

Esse foi o primeiro jogo da franquia em 3D. Isso significou uma evolução sem precedentes para Bomberman. Agora os jogadores podiam olhar em oito direções diferentes, tendo de controlar, inclusive, a câmera. Os movimentos feitos pela personagem foram ampliados, assim como os efeitos de explosão das bombas.

O jogo tem quatro fases iniciais, além de uma secreta. Dá para liberar outras arenas para o modo multiplayer, além de uma opção que faz Bomberman começar as fases com poder máximo.6. Mario Kart 64 (1996)

Mario Kart 64 é a prova de que uma franquia pode ser eterna e ser sempre de qualidade. Mais de duas dezenas de pistas, personagens clássicos e arenas de batalha: MK 64 era simplesmente o melhor do gênero até então. Ainda hoje há quem diga que nenhum título da série posterior conseguiu superá-lo.

5. Resident Evil 2 (1999)

Resident Evil 2 64

Redident Evil 2 é praticamente produto de uma magia no Nintendo 64. Isso porque o jogo foi lançado originalmente para PlayStation em dois CDs. A missão da Nintendo era transportar tudo isso para um cartucho de 512 bits sem perder a qualidade do original. E não perdeu!

Tudo que temos na versão de PS1 temos no N64. Isso serviu, ainda, para lançar uma das maiores empresas de jogos do ramo, a Rockstar San Diego. Na época ela se chamava Angel Studios e fez um dos maiores milagres do mundos dos jogos.

4. Pokémon Stadium 2 (2000)

Pokémon Stadium 2

Pokémon Stadium foi elogiado como um dos melhores jogos do Nintendo 64. Não é de graça que tenha havido uma continuação. E Pokémon Stadium 2 é mesmo fantástico! Os gráficos eram imbatíveis, e toda a ideia dos combates continuou fazendo sucesso. Principalmente com a inclusão de Pokémon de Johto.

PK Stadium 2 ainda tinha minigames que praticamente davam uma nova vida ao título. Quem possuía um Transfer Pak conseguia passar seus monstrinhos do Game Boy para as batalhas do jogo, o que deixava tudo ainda melhor!

Os 10 melhores jogos de Pokémon

3. Banjo Kazooie (1998)

Banjo Kazooie

Banjo Kazooie foi uma das melhores coisas já produzidas na história dos jogos. Mesmo os fãs mais ardorosos de Mario deram o braço a torcer para a importância do game. Banjo e Kazooie, as personagens que dão nome ao título, eram inocentemente divertidas, sarcásticas e cheias de tiradas ácidas que fizeram a infância de muita gente.

O game trazia uma pegada exploratória, sendo totalmente baseado no Super Mario 64, embora tenha melhorado seus movimentos e ações. O jogo é por fases, sendo 12 no total. Os movimentos do jogo são aprendidos conforme as personagens vão evoluindo, sendo algumas áreas acessíveis apenas após o aprendizado desses movimentos.

2. Zelda: Majora's Mask (2000)

Zelda: Majora's Mask

Majora's Mask não foi tão impactante quanto o próximo jogo da lista. Ainda assim, todos os gamers de verdade reconhecem a importância do título para a evolução dos jogos digitais. Principalmente em termos narrativos. A maneira como Link se relacionava com outras personagens, os diálogos, as muitas missões secundárias deram uma profundidade enorme ao jogo.

O único porém de Zelda: Majora's Mask é a campanha. Infelizmente ela é muito curta em relação à importância do jogo. Mas, como dito acima, as inúmeras personagens e side quests tornam o jogo uma verdadeira obra-prima.

1. Zelda: Ocarina of Time (1998)

Zelda: Ocarina of Time

Muitos especialistas e jogadores afirmam que Zelda: Ocarina of Time é o melhor jogo já criado. Opinões à parte, ele é de fato o melhor título do Nintendo 64. Muitos elementos comuns nos jogos da atual geração são originais de Ocarina. Mira travada nos inimigos, evolução de personagem e aquele misto de jogo e cinema são coisas que surgiram nesse jogo.

Por fim, a história. Se você nunca jogou Ocarina of Time, jogue. Principalmente se é fã de narrativas complexas, aprofundadas não só em torno de Link, mas do mundo todo do jogo. Não há o que apontar de falhas nesse quesito. Ainda mais que esse jogo revolucionou a indústria em termos de como contar uma história.

Veja os 18 melhores jogos de Game Boy Advance!

Os 33 melhores games de SNES!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.