Os 12 melhores jogos super heróis em todas as plataformas


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Todo fã de super-herói de verdade precisa jogar um jogo do gênero pelo menos uma vez na vida. E há muitos bons títulos em todas as gerações de consoles e para PC. Nós fizemos um compilado com os melhores dos melhores, seja para você relembrar, seja para jogar hoje mesmo! Confira!

1. Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time

Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time jogos de super-heróis

  • Lançamento: 1991
  • Plataformas: SNES, Mega Drive, Arcade

O jogo é sem dúvidas um dos maiores clássicos do mundo dos Arcades. As 10 fases do título eram uma mistura de hack n' slash com Street Fighter II, com uma ambientação 2D e 3D ao mesmo tempo. Ou seja: era perfeito para os mais diversos tipos de jogadores dos anos 90.

A premissa era que as 4 tartarugas mutantes mais famosas do mundo tinham se perdido no tempo, e para voltarem para casa precisavam derrotar uma série de inimigos em cada um dos cenários. O gameplay era focado na pancadaria, e era bem divertido poder escolher entre os diferentes estilos de luta das personagens.

2. Spider-Man

Spider-Man para PS1

  • Lançamento: 2000
  • Plataformas: PS1, Nintendo 64, Game Boy Color, Dreamcast e PC

Quem foi dono de um PS1 foi muito feliz se conseguiu jogar esse game. O jogo foi desenvolvido com o motor de Tony Hawk's Pro Skater, o que por si só tornou o título muito bem recebido. Além disso, a jogabilidade era ótima em relação a jogos de super-herói anteriores, o que tornou esse um jogo clássico no gênero.

Além do Homem-Aranha e de suas infinitas skins, tínhamos a presença de aliados e de vilões do universo do Teioso. Venom, Demolidor, Capitão América e Justiceiro são alguns aliados famosos do jogador. E a lista de vilões é maior ainda, incluindo Octopus, Mysterio, Carnage e Lagarto.

O jogo por si só valia a pena só pelas referências constantes aos quadrinhos, sem contar suas dezenas de missões, incluindo as principais e as secundárias.

3. X-Men Legends

X Men Legends

  • Lançamento: 2004
  • Plataformas: PS2, Xbox, Nintendo GameCube

X-Men foi uma agradável surpresa para os fãs dos mutantes da Marvel, pois não estava incluso em nenhuma das narrativas da Casa das Ideias. Você controlava Alison Crestmere, uma personagem com poderes geotérmicos, que controlava atividades vulcânicas e provocava terremotos.

Claro que você vai encontrando diversas personagens do universo dos X-Men, principalmente aqueles treinados pelo Professor Xavier. Aliás, há 15 personagens que podem formar uma equipe com você, e todos podem evoluir suas habilidades e poderes. Aliás, esse é um RPG de alta qualidade e que deve ser jogado por todos os fãs de super-heróis.

4. The Incredible Hulk: Ultimate Destruction

The Incredible Hulk: Ultimate Destruction

  • Lançamento: 2005
  • Plataformas: PS2, Xbox, Nintendo GameCube

Hoje poucos lembram dessa obra-prima dos jogos de super-heróis. Esse jogo de Hulk trouxe mecânicas completamente novas ao gênero, incluindo um mundo aberto de bom tamanho e que permitia interação quase completa.

Por exemplo: quando não engajado em uma missão você podia destruir carros e prédios o quanto quisesse, no melhor estilo Hulk esmaga. O Gigante Esmeralda contava com 5 ataques destruidores e muita raiva no coração.

A narrativa era até interessante, baseada nos quadrinhos, mas o legal mesmo era sair distribuindo pancada em tudo e em todos.

5. Franquia Batman: Arkham

Franquia Batman Arkham

  • Lançamento: 2009, 2011, 2013 e 2015
  • Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC

Ninguém nega que a franquia Arkham revolucionou a história dos jogos de super-heróis. A narrativa profunda envolvendo Batman, seus aliados e seus inimigos é simplesmente algo inesquecível. A continuação a cada jogo tornava a experiência ainda mais interessante, principalmente com a evolução do Cavaleiro das Trevas em termos de combate e de acessórios.

Quem teve a oportunidade de jogar todos os títulos da franquia certamente se surpreendeu com o final. Joker está impecável, Charada desafiador e Batman com recursos que fazem inveja a qualquer outro herói da DC.

E se você gosta de mundo aberto, Gotham é um prato cheio! O mapa cresceu tanto até o último jogo que foi necessário o Batmóvel para que se locomovesse pela cidade. Enfim: é um super jogo!

6. Ultimate Marvel vs. Capcom 3

Ultimate Marvel vs. Capcom 3

  • Lançamento: 2011
  • Plataformas: PS3, PS4, PS Vita, Xbox 360, Xbox One e PC

Pelo menos uma vez na vida todos precisam jogar um dos crossovers da Marvel com a Capcom. E se puder se Ultimate Marvel vs. Capcom 3, melhor ainda! São 48 jogáveis nessa versão, incluindo Nemesis e Jill Valentine, de The Resident Evil.

O gameplay é fantástico, em que você escolhe 3 personagens e seu adversário também. Dá para trocar entre eles no meio da luta, vencendo quem derrotar todos os lutadores do oponente. Cada lutador tem seus poderes e combos exclusivos, o que faz com que cada embate seja único.

Há vários modos de jogo, incluindo o Arcade, que coloca o jogador em luta contra uma série de inimigos até atingir o Boss Final, Galactus. Mas se preferir jogar com os amigos, o versus é outra boa opção!

7. LEGO Marvel Super Heroes

LEGO Marvel Super Heroes

  • Lançamento: 2013
  • Plataformas: PS3, PS4, PS Vita, Xbox 360, Xbox One, iOS, Nintendo DS, Nintendo 3DS, Wii U e PC

Os jogos da LEGO têm todos a mesma base, com uma jogabilidade bastante intuitiva e fácil de ser dominada. Neste caso, você pode controlar até 130 personagens da Marvel em missões cheias de personalidade e de puzzles para resolver. Até mesmo o mestre e saudoso Stan Lee aparece nas aventuras desses heróis.

Nova York e Asgard foram completamente retratadas em blocos de LEGO, e a dublagem dos atores dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel é outro ponto forte. Galactus é o grande antagonista do game, e cada missão conta um pedaço da narrativa que leva à batalha final contra ele.

Se você é daqueles que gosta de zerar completamente um jogo, vai ter neste um desafio, pois é mesmo bastante difícil liberar todas personagens!

8. Saints Row IV

saints row 4

  • Lançamento: 2013
  • Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC

Um dos jogos de heróis mais controversos de todos, pois coloca o jogador no controle do Presidente dos Estados Unidos. A quarta aventura da franquia traz o embate entre esse super político e uma ameaça alienígena feroz e sem precedentes.

É um jogo em terceira pessoa, com elementos de shooter e que se passa em um mundo aberto. Você deve percorrer as ruas de uma cidade distópica, que lembra muito Washington D.C.

Quanto aos poderes da personagem, você pode fazer praticamente tudo. Desde saltar de prédios, voar, usar poder da mente e soltar bolas de fogo ou de gelo nos inimigos. Super velocidade, super força e capacidade de causar tremores de terra são outras capacidades bem úteis.

Para quem gosta de elementos de RPG, o título tem uma árvore de habilidades, que pode ser completada conforme você vai evoluindo nas missões.

9. Infamous: Second Son

Infamous Second Son jogos de heróis

  • Lançamento: 2014
  • Plataforma: PS4

Esse exclusivo da Sony traz um jovem de 24 anos que recebe a habilidade de absorver os poderes alheios. O jogador pode se transformar em fumaça e atravessar canos e outras aberturas, assim como pode desacelerar o tempo. Essa personagem carrega uma corrente, usada para atacar seus adversários.

O game é em mundo aberto e lembra, de certa forma, Saints Row, por seu tom político. A personagem principal é um jovem grafiteiro que luta contra o Governo e contra as ameaças do capitalismo.

Uma das coisas mais legais de mecânica de jogo é a habilidade de parkour da personagem, que pode ser facilitada ao controlar alguns elementos naturais que aparecem nos ambientes.

10. Injustice 2

Injustice 2

  • Lançamento: 2017
  • Plataformas: PS4, Xbox One, Android, iOS e PC

Injustice 2 todos nós já conhecemos. É um jogo de luta composto por herói e por vilões da DC. Cada lutador tem seus golpes característicos, o que torna cada combate único e digno dos melhores momentos dos quadrinhos.

Esse título evoluiu e melhorou alguns dos mais bem-sucedidos elementos de Injustice: Gods Among Us, o que faz desse um dos melhores jogos de luta já feitos. Principalmente pela interação profunda com o cenário e com o fato de que podemos customizar o visual das personagens.

11. Marvel's Spider Man

Marvel's Spider Man jogos de heróis

  • Lançamento: 2018
  • Plataformas: PS4

Esse é considerado hoje o melhor jogo de super-herói já feito. Os gráficos são de babar e de cair o queixo, com uma Nova York inteira aos seus pés para explorar. O mundo aberto é enorme, a quantidade de missões é absurda e você pode ficar meses se aventurando pelo universo do Homem-Aranha se quiser.

O jogo empolga em tudo, mas principalmente nas referências a outras personagens da Marvel. Fora que você pode ter diversas versões do Teioso, com roupas de praticamente todos os filmes e de várias épocas dos quadrinhos. Até aquela usada pelo cultuado Tobey Maguire na primeira trilogia do Spider.

Já em termos de mecânica de jogo, não há o que criticar. Os golples são fluídos, rápidos e permitem uma mistura de Sentido Aranha, teias, socos e chutes dos mais variados estilos. Enfim: é um jogo indispensável a qualquer fã do Homem-Aranha e a qualquer fã de super-heróis.

12. Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order

Marcel The Ultimate Alliance 3

  • Lançamento: 2019
  • Plataformas: Nintendo Switch

Surpreendentemente esse jogo foi lançado apenas para Nintendo Switch. Nele você e até outros 3 jogadores escolhem um herói da Marvel e avançam por fases lineares, enquanto derrotam inimigos e Chefões. Você tem diversos tipos de ataques físicos e elementais, assim como um especial, que pode ser usado em conjunto com os demais companheiros.

Em termos narrativos, o jogo segue a busca de Thanos pela Manopla do Infinito. Sua missão, obviamente, é impedi-lo a qualquer custo, sendo o Titã Louco seu inimigo final.

É um jogo que não surpreende tanto pela mecânica, pois não trouxe tanta evolução assim em relação aos jogos anteriores da série. Porém traz uma narrativa muito próxima do que a Marvel vem contando no cinema, além de ser muito divertido jogar com vários amigos no Switch.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.