Os 17 melhores jogos do Homem-Aranha que todo fã deveria jogar!

Eduardo Macedo
Eduardo Macedo
Tempo de leitura: 10 min.

Homem-Aranha é um dos heróis mais famosos da Marvel e possui diversos conteúdos para diferentes mídias, incluindo uma variedade de jogos. Com tantas opções, fica até difícil selecionar qual jogar. Por isso, separamos uma lista com os melhores dos melhores jogos do herói.

Então, confira abaixo a lista dos 17 melhores e mais interessantes jogos do Homem-Aranha, em todas as gerações de consoles e PC, tem para todos os gostos, confira!

1. Marvel’s Spider-Man

1. Marvel’ s Spider-Man

  • Gênero: ação e aventura em mundo aberto
  • Foi lançado: em 2018
  • Plataformas: inicialmente para PS4 e depois convertido para PS5

Desenvolvido pela Insommiac Games e publicado pela Sony, o jogo apresenta um enredo envolvente onde o criminoso super-humano Mr. Negativo lança um vírus mortal em Nova Iorque, com ideia de se vingar do prefeito da cidade e obter o controle do submundo. Assim, o famoso lançador de teia tem que proteger a cidade enquanto tenta lidar com os problemas pessoais.

Simultaneamente em que possui um dos melhores enredos, também conta com um sistema de combate interessante, misturando a agilidade do aranha com ataques físicos e a teia. Assim como, possui melhorias quando o herói passeia pela cidade. Com toda a certeza, Marvel’s Spider-Man é uma boa pedida!

2. Spider-Man: Miles Morales

2. Spider-Man: Miles Morales

  • Gênero: ação e aventura em mundo aberto
  • Foi lançado: em 2020
  • Plataformas: PS4 e PS5

Outro jogo da Insomniac Games e publicado pela Sony. Spider-Man: Miles Morales é uma continuação direta do game anterior (Marvel’s Spider-Man, 2018) e aqui você acompanha a trajetória de Miles Morales, enquanto aprende a atuar como um herói.

Bom, além de possuir uma história original, o game se destaca também por conta das novas mecânicas devido aos poderes exclusivos de Miles. Como o Venom Blast, que consegue incapacitar inimigos com sua bioeletricidade, a camuflagem, sem contar os vários gadgets.

Spider-Man: Miles Morales é um jogo bem divertido que apresenta elementos clássicos da história do Aranha. Trazendo o vilão Rhino, a presença do Gatuno e outros que se misturam com a própria história de Miles. No fim das contas, é um ótimo game para a nova geração de fãs do Aranha!

3. Spider-Man 2

3. Spider-Man 2

  • Gênero: ação e aventura
  • Foi lançado: em 2004
  • Plataformas: Game Boy Advance, Game Cube, PC, PS2, Xbox, Nintendo DS e PSP

Baseado no segundo filme dos cinemas, o jogo possui o mesmo formato de GTA, com uma cidade inteira para ser explorada. Sendo que em vez de usar os veículos, o Homem-Aranha poderá lançar sua teia num helicóptero e se deixar ser levado pela cidade.

Aqui, o jogador terá a liberdade de escolher seguir o enredo do filme ou simplesmente andar pela cidade. E enquanto faz isso, poderá desfrutar da nova mecânica ao completar pequenas missões ajudando civis, em troca de Hero Points (Pontos heróicos). Esses pontos poderão ser usados para comprar novos golpes, subir o nível do herói ou aprimorar as habilidades dele.

4. Spider-Man

4. Spider-Man PS1

  • Gênero: ação e aventura
  • Foi lançado: em 2000
  • Plataformas: PS1, Dreamcast, Nintendo 64, PC e até Game Boy Color

O jogo foi desenvolvido pela Neversoft (a mesma desenvolvedora de Tony Hawk’s Pro Skater), sendo este o primeiro jogo em 3D do cabeça de teia e com narração do próprio Stan Lee.

Este game ficou famoso, pois apresenta elementos que se mantém nos games do aranha até hoje. O enredo traz Dr. Octopus no comando de um grande esquema maligno para dominar o mundo a Simbiose. Originalmente o jogo foi lançado para PS1 e depois ajustado para outros consoles, sendo a versão de Game Boy Color a única diferente por ser um jogo em 2D.

5. Ultimate Spider-Man

5. Ultimate Spider-Man

  • Gênero: uma mistura de beat’s em up com mundo aberto
  • Foi lançado: em 2005
  • Plataformas: Game Boy Advance, Game Cube, PC, PS2, Xbox e Nintendo DS

Publicado pela Activision, que trouxe propostas diferentes quando lançou o game para os consoles portáteis. Tanto a versão para Game Boy Color como a do Nintendo DS se tornaram um jogo de plataforma 2D. Já a versão para PC foi uma adaptação das versões de PS2 e Xbox, mantendo a mistura de beat’s em up com mundo aberto.

O jogo conta com um visual bonito e diferente que remete a histórias em quadrinhos. Além desse diferencial, aqui você também poderá escolher controlar o Homem-Aranha ou o Venom ao longo do jogo. Sendo esta mecânica liberada somente após concluir a história principal, o que é bem interessante, já que os personagens possuem jogabilidade bem distintas.

6. Spider-Man: Shattered Dimensions

6. Spider-Man: Shattered Dimensions

  • Gênero: ação e aventura
  • Foi lançado: em 2010
  • Plataformas: Nintendo DS, PC, PS3, Wii e Xbox 360

Em Spider-Man: Shattered Dimensions o jogador terá que restaurar o equilíbrio entre as dimensões. Esse problema se iniciou com o combate entre o Homem-Aranha e o Mistério, este se encontrava na posse de um artefato, que ficou em pedaços devido à luta.

Neste game desenvolvido pela Beenox, mistura vários universos alternativos do famoso lançador de teia. Com uma história inédia em que você terá o controle de 4 versões diferentes do Homem-Aranha. O que traz mecânicas diferentes para o jogo, pois cada um deles possui uma narrativa e características únicas.

7. Spider-Man Unlimited

7. Spider-Man Unlimited

  • Gênero: corrida sem fim
  • Foi lançado: em 2014
  • Plataformas: dispositívos móveis

Spider-Man Unlimited foi desenvolvido pela Gameloft para dispositivos móveis, pegando carona nos jogos que se tornaram febre na época, os games de corrida infinita como o Subway Surfers/ Sonic Dash.

Este jogo em que você controla o cabeça de teia correndo pela cidade, agradou bastante o público, chegando a 30 milhões de downloads. Porém, o game não teve mais atualização a partir de 2019, obrigando os fãs a procurarem em algum site para baixar por fora.

8. Spider-Man and Venom: Maximum Carnage

Spider-Man and Venom: Maximum Carnage

  • Gênero: beat’em up
  • Foi lançado: em 1994
  • Plataformas: Mega Drive e Super Nintendo

O game foi baseado na saga “Carnificina Total”, colocando o Homem-Aranha ao lado de Venom seu inimigo para combater algo pior. Foi o primeiro jogo a seguir a trama dos quadrinhos, possuindo até cutscenes temáticas.

Já sobre a jogabilidade, trata-se de um Beat’em up clássico, possuindo uma trilha sonora que chama a atenção, tendo uma faixa do Black Sabbath no jogo, a “The Mob Rules”.

9. Spider-Man: Web of Shadows

9. Spider-Man: Web of Shadows

  • Gênero: ação e aventura
  • Foi lançado: em 2008
  • Plataformas: Nintendo DS, PC, PS2, PS3, PSP, Wii e Xbox 360

Web of Shadows apresenta um jogo em 3D com a cidade de Nova York sendo invadida por simbiontes, possuindo um estilo bem próximo de “mundo aberto”. O game também conta com a presença de alguns heróis da Marvel fazendo presença, como Wolverine, Luke Cage e outros crossovers.

Este jogo recebeu elogios devido a dublagem, a história original e por conta da jogabilidade. Até a versão para Nintendo DS recebeu elogios, mesmo esta versão usando outra fórmula de jogo, mesclando ação e aventura com um estilo de jogo de rolagem lateral.

10. Spider-Man: Friend or Foe

10. Spider-Man: Friend or Foe

  • Gênero: beat’em up para até 2 jogadores simultâneos
  • Foi lançado: em 2007
  • Plataformas: Nintendo DS, PC, PS2, PSP, Wii e Xbox 360

Spider-Man: Friend or Foe trata-se de um jogo baseado na série de HQs e filmes. Este jogo trouxe uma mecânica interessante, ao transformar inimigos em aliados, após você derrota-los e assim cooperarem contra o mal maior.

Apesar do game não ser em mundo aberto, ele traz um modo cooperativo local, o que é bem divertido! Aqui você poderá jogar com amigos, sendo que um dos jogadores estará no controle do Homem-Aranha enquanto o outro controla algum vilão.

11. The Amazing Spider-Man

11. The Amazing Spider-Man

  • Gênero: ação e aventura
  • Foi lançado: em 2012
  • Plataformas: Android, IOS, Nintendo DS, Nintendo 3DS, PC, PS3, PSVita, Wii, Xbox 360

The Amazing Spider-Man é baseado no filme de mesmo nome, também lançado em 2012. Porém, o game é mais uma continuação da obra apresentada nas telonas. Com os laboratórios Oscorp seguindo com os experimentos em segredo criando vários seres, que possuem um vírus mortal e isso sai do controle, começando a infectar a população de Manhattan.

O game conta com 3 versões, a HD que foi lançada para os consoles de mesa em mundo aberto, onde você poderá ir para qualquer lugar além de ter que resolver as missões. Enquanto a do Nintendo Wii e o 3DS possuem a mesma história, porém trata-se de um jogo com sistema de fases. Já a versão para Nintendo DS utiliza o sistema Metroidvania.

12. Ultimate Spider-Man: Total Mayhem

12. Ultimate Spider-Man: Total Mayhem

  • Gênero: beat’em up em 3D
  • Foi lançado: em 2010
  • Plataformas: dispositivos móveis Android e iOS

Outro jogo desenvolvida pela Gameloft, sendo inteiramente em 3D com bom gráfico e jogabilidade. Aqui o jogador terá o controle do Homem-Aranha que se movimenta pela cidade de Nova Iorque.

Este game para aparelhos móveis, proporciona uma visão em terceira pessoa, enquanto controla o aracnídeo mais famoso. Aqui irá completar missões, enquanto solta teias pela cidade e enfrenta inimigos ao longo do jogo para avançar na história.

13. Spider-Man The Videogame Arcade

13. Spider-Man The Videogame

  • Gênero: beat’em up
  • Foi lançado: em 1991
  • Plataformas: árcades (fliperamas)

Este foi outro jogo desenvolvida pela SEGA, porém para Arcades. Tendo como estilo de gênero Beat’em up, tornando-se sucesso na época, com seus gráficos, trilha sonora e jogabilidade.

O que torna este game interessante é que ele possui um suporte para até 4 jogadores, sendo que os outros 3 irão jogar com a Gata Negra, Gavião Arqueiro e Namor.

14. Spider-Man 2: The Sinister Six

14. Spider-Man 2: The Sinister Six

  • Gênero: plataforma e ação em 2D
  • Foi lançado: em 2001
  • Plataformas: Game Boy Color

Este foi desenvolvido pela Torus Games e publicado pela Activision para o portátil da Nintendo, sendo uma sequência alternativa do Homem-Aranha (2000) a versão para Game Boy Color.

O jogo foi bem elogiado pela crítica, pois conta com bons gráficos para o portátil, trilha sonora e a jogabildade. Trazendo o aracnídeo mais famoso num jogo de 6 níveis, lutando contra bandidos e criminosos menores, objetivos secundários a serem concluídos e o chefe final de casa fase.

15. The Amazing Spider-Man VS The Kingpin

15. The Amazing Spider-Man VS The Kingpin

  • Gênero: ação e plataforma
  • Foi lançado: ao longo dos anos de 1990 a 1993
  • Plataformas: Master System, Mega Drive e Sega CD

Trata-se de um jogo de superação de obstáculos e ação com bastante luta, algo bem comum para os jogos lançados na época. Este game foi lançado para vários consoles da SEGA e tinha como ideia principal, coletar chaves no decorrer das fases para desativar uma bomba nuclear ativada pelo vilão Kingpin.

Spider-Man VS The Kingpin merece destaque para as versões do Mega Drive e SEGA CD, pois contavam com várias melhorias gráficas, como cenas animadas e dubladas e claro a fluidez na jogabilidade.

16. Spider-Man: Toxic City

16. Spider-Man Toxic City

  • Gênero: ação lateral e mecânicas de plataforma
  • Foi lançado: em 2009
  • Plataformas: exclusivamente para BlackBerry, Windows Phone e J2ME

Desenvolvido pela Gameloft, o jogo segue o Homem-Aranha lutando contra bandidos e alguns vilões. Todos os malfeitores, na verdade, estão envolvidos no plano do Duende Verde, que criou uma sub espécie de criaturas para tentar combater o aracnídeo.

O jogo conta com 13 missões e 4 etapas bônus. Além disso, ele trouxe colecionáveis no próprio game como os quadrinhos que vão surgindo ao longo do jogo, aranhas douradas que servem para aumentar a potência dos golpes do Aranha e o coração dourado que pode ser usado para recuperar a saúde do personagem.

17. The Amazing Spider-Man: Lethal Foes

17. The Amazing Spider-Man Lethal Foes

  • Gênero: ação com elementos de plataforma
  • Foi lançado: em 1995
  • Plataformas: Super Nintendo

Este jogo foi lançado exclusivamente para Super Nintendo (SNES), porém na época ele só foi lançado no Japão. Aqui, o aracnídeo mais famoso dos quadrinhos usa sua teia para chegar em vários pontos da cidade, enquanto combate os vilões.

O game conta com um cronômetro em cada nível, pois os jogadores devem chegar ao destino no tempo limite estipulado. Essa mecânica torna tudo mais interessante, ainda mais quando você precisa vencer os chefes para passar de fase.

Confira também:

Eduardo Macedo
Eduardo Macedo
Jornalista formado e fanático por jogos de RPG, tanto vídeo game como os de mesa. Partindo de clássicos como Chrono Trigger até os atuais como o Ruined King: A League of Legend story. Recentemente tenho dividido meu tempo vago produzindo mais um artigo acadêmico e jogando D&D quinta edição.