10 MMORPG grátis para jogar no PC e nos consoles!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Separamos neste artigo 10 bons MMORPG grátis para PC e consoles da atual geração. São jogos bem diferentes entre si e que certamente vão chamar a sua atenção, cada um por seu ponto forte específico. Veja a seguir e baixe agora mesmo todos eles para a sua plataforma!

1. Path of Exile - PC, Xbox One e PS4 (2013)

POE mmorpg gratis

Path of Exile é conhecido por ter sido inspirado em Diablo. E obviamente que a inspiração não poderia ser melhor. Com isso temos um MMORPG com visão isométrica, campanha dividida em atos e muita customização. Jogue sozinho ou na companhia de outros jogadores e explore um mundo devastado por demônios.

O jogo é até bastante longo em sua campanha principal. Fora isso há outros modos de jogo que adicionam conteúdo extra à diversão do jogador. Para um game gratuito, há muita coisa para fazer. Visualmente está impecável, entregando uma experiência completa e sem qualquer gasto financeiro.

2. The Lord of The Rings Online - PC (2007)

The Lord of The Rings Online

Esse é um jogo pouco conhecido da franquia d'O Senhor dos Anéis. Ele vai levá-lo de volta à Terra-Média, na companhia de diversas personagens famosas e amadas, como o mago Gandalf. São dezenas de missões muito bem construídas, com uma narrativa bastante imersiva.

Como era de se esperar, você pode escolher sua raça no início. Dá para ter uma casa e decorá-la do jeito que bem entender. O game conta com diversas atualizações periódicas, que seguem adicionando mais conteúdo de qualidade. Vale muito, mas principalmente para os fãs dos livros e filmes de Tolkien.

3. EVE Online - PC (2003)

EVE Online

EVE Online é um clássico dos MMORPGs. Da lista ele é o único de ficção científica, e nesse quesito ele é simplesmente o melhor já criado dentr aqueles que são grátis. Mesmo tendo sido lançado em 2003, ainda apresenta gráficos bacanas.

Você vai pilotar uma nave espacial, dentre as 350 disponíveis para escolha. São diversos tamanhos, funcionalidades e tipos. Feita a escolha, faça seu caminho e não olhe para trás. Explore, faça saques, entre em guerras e se torne famoso em todo o Universo.

4. Dauntless - PC, Android, Nintendo Switch, Xbox One e PS4 (2019)

Dauntless gratis

Dauntless é um dos mais recentes jogos do gênero. Cumpre bem o seu papel, colocando o jogador contra criaturas chamadas de Behemoths. Sua missão é eliminá-las, roubar tudo que elas deixarem em seus cadáveres e melhorar suas armas, para seguir até o último inimigo.

O game é mais interessante em seu modo cooperativo, com até 4 jogadores. Aí é que a diversão começa, pois torna-se mais dinâmico e menos repetitivo.

5. Wakfu - PC e Android (2012)

wakfu

Wakfu é bem diferentão, começando pelo fato de que o combate é tático. Isso significa que você posiciona suas personagens em campo antes da batalha, e cada luta acontece por turnos. Portanto não dá para tomar decisões erradas, exigindo estratégia dos jogadores.

As personagens são bem fofas, sendo todas desenhadas, mas não no estilo anime como Aura Kingdom. Outro ponto legal é a possibilidade de customizar bastante essas personagens, pois são 18 classes e 14 profissões.

6. Neverwinter - PC, Xbox One e PS4 (2013)

Neverwinter

Neverwinter é um dos mais legais da lista. É inspirado diretamente no universo de Dungeons & Dragons, o RPG de mesa mais famoso da história. Por isso mesmo a narrativa é o ponto alto desse jogo. Mas não só: o combate é frenético, os gráficos são lindos e todas as personagens do RPG original estão aqui.

Eles podem assumir uma de dezenas de classes, o que torna a criação do avatar muito mais interessante. Além disso, você pode escolher a história de origem de sua personagem. Defina qual a divindade que a abençoa, cidade de onde vem e outros pontos, para só então começar sua jornada!

7. Trove - PC, Xbox One e PS4 (2015)

Trove

Se você gosta muito de Minecraft, então Trove é para baixar agora. Ele é um MMORPG com personagens de blocos que vivem em um mundo de blocos. É um jogo bastante voltado para jogadores casuais e que não levam os games assim tão a sério, querendo se divertir por algumas horas na semana.

Basicamente você vai construir sua casa, o mundo a sua volta e explorar cavernas, masmorras e outros locais misteriosos para encontrar tesouros e novos materiais de construção.

8. Rift - PC (2011)

Rift

Rift foi criado para tentar fazer frente a World of Warcraft. Obviamente não conseguiu. Ainda assim, essa tentativa trouxe um jogo de muito boa qualidade. Damos ênfase ao sistema de classes e de vocações, que permite combinar diversas características para formar um herói único.

O game exige que a cooperação entre os jogadores seja um ponto alto da interação. Afinal, sempre que uma rift ou fenda aparece, demônios invadem o mundo, exigindo que todos tenham que fechá-la o quanto antes.

9. Aura Kingdom - PC, Android e iOS (2013)

Aura Kingdom

Se você quer um MMORPG que lembre um desenho japonês, Aura Kingdom é o que procura. O game é em 2D e seus gráficos são total um anime. O resto não muda muito em relação a jogos do gênero, sendo você um guerreiro que combate as forças do mal.

Há 14 classes no jogo, indo do Mago ao Ninja, e você ainda tem um espírito que o ajuda nas batalhas. Os gráficos são bem bons para a simplicidade do título, embora receba críticas negativas por ser fácil demais e pouco inovador.

10. Eldevin - PC (2014)

Eldevin

Eldevin até pode não ter os melhores gráficos de todos, mas compensa muito por tudo que o jogador é capaz de fazer. Ele é bastante completo para um jogo gratuito, colocando você na posição de defensor supremo do reino de Eldevin. A história lembra um pouco Elder Scrolls IV: Oblivion, por isso espere muitos demônios.

São 6 árvores de habilidade disponíveis, 14 classes e mais de 200 habilidades que você pode ter. Ou seja: é muita coisa para se fazer para evoluir sua personagem ao máximo nesse jogo!

Veja também:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.