12 dicas de Star Wars Jedi: Fallen Order para você ser o melhor Jedi!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Star Wars Jedi: Fallen Order chegou com tudo e superando as expectativas! Apesar de ter elementos de combate e de gameplay de Dark Souls, o título é mais fácil que DK. Ainda assim, exige atenção para que você não morra o tempo inteiro. Por isso nós criamos este artigo com 12 dicas para ajudá-lo em sua jornada como Jedi!

1. Use as áreas de meditação com cuidado

Fallen Order Meditação
Sempre se lembre de salvar quando meditar

Como dissemos acima, muitos elementos de Dark Souls estão em Fallen Order, ainda que apareçam de outras formas. Um dos mais semelhantes é a existência das áreas de meditação. Elas lembram as fogueiras de DK, pois têm os mesmos propósitos: checkpoint, aumentar habilidades e descansar.

O chekpoint é importante, claro, assim como ir à árvore de habilidade e colocar uns pontos aqui e outros ali. Mas descansar? Isso talvez não seja tão inteligente. Claro que o descanso recupera energia e armadura, mas também revive todos os inimigos da área.

Ou seja: você recupera a vida perdida e perde ela de novo? Verifique sempre se vale a pena fazer isso!

2. Aprenda a bloquear e a fazer parry

É pegar em um sabre de luz e você já quer dar golpes em tudo que vê. Tudo bem, a gente entende. Mas em Star Wars Jedi: Fallen Order isso não funciona sempre. Aliás, quase nunca. O sistema de combate vai exigir que você se defenda de ataques. Do contrário, é morte certa!

Por isso aprenda a bloquear e a fazer parry. Parry, para quem não lembra, é quando você defende, mas deixa o inimigo vulnerável para um contra-ataque. Use isso principalmente contra inimigos mais fortes, tais como os Sith.

3. Não desperdice o potencial do Holomap

Em jogos como Fallen Order a tendência é não usarmos o mapa com muita frequência. Ok, você pode seguir seu instinto Jedi e ir na loucura, porém o Holomap é uma ferramenta muito útil. Assim como o droid BD-1. É ele quem, a seu comando, revela o mapa holográfico que contém todas as informações sobre sua jornada.

Lugares que você foi podem ser consultados no Holomap. BD-1 ainda marca nesse mapa atalhos e desvios que possam ser importantes para você. Vale prestar atenção nisso, pois há áreas bloqueadas no início do jogo e que você pode visitar mais tarde.

Elas costumam guardar itens para customizar BD-1 e o próprio jogador, além de itens para melhorar seu sabre de luz.

4. Combine ataques físicos com o uso da Força

Fallen Order combate
O combate é muito mais legal quando você usa todo o poder Jedi

Você terá a chance de desbloquear boas habilidades logo nos primeiros atos do jogo. E precisamos lembrar que não são quaisquer habilidades: são skills de um Jedi. Por isso em vez de dar com sabre de luz em todos os inimigos simplesmente, use a Força em conjunto!

Ataque um oponente fisicamente, mas use a Força para jogar os outros para longe. Em vez de desviar de um ataque, use seus poderes Jedi para reduzir a velocidade de alguns adversários. Isso torna a luta mais dinâmica e emocionante, além de muito mais rápida e menos perigosa para você.

5. Interaja com o cenário para descobrir segredos

Cal, a personagem principal de Fallen Orders, possui vários poderes escondidos. Eles podem ser reativados de várias formas, sendo uma delas a descoberta de memórias sobre seu passado. Para isso, você deve interagir com o cenário, escaneando tudo a sua volta. Desde templos perdidos a rochas, fauna e flora.

As informações obtidas ficam em um codex, um livro in-game que serve para alimentar o jogador com dados sobre o universo do game. Até mesmo dados sobre inimigos podem ser obtidos com o scan, o que pode ser valioso para passar por batalhas mais difíceis.

6. Não lute contra grupos

Por falar em inimigos, mais uma dica de combate. E ela é meio óbvia, mas nem todo mundo a segue. Querer enfrentar inimigos em grandes grupos, mesmo inimigos fracos, é um grande erro. As chances de você ficar cercado são enormes, o que, eventualmente, mesmo para um Jedi, pode significar a morte.

Morrer faz com que você tenha de voltar ao úiltimo checkpoint, o que significa perder tempo. Portanto, ao entrar em uma área cheia de inimigos, faça aquela varredura e veja quais estão isolados. Elimine esses primeiro. Vá reduzindo as chances de o cercarem, para não ter problemas.

7. Elimine primeiro os inimigos com blasters

Uma regra geral em jogos do gênero: sempre elimine primeiro os inimigos que possuem armas de longo alcance. No caso de Fallen Order são aqueles com blasters ou mesmo com lançadores de foguete. Esses troopers podem causar bastante dano enquanto você lida com inimigos que usam bastões.

Usar a força para desacelerar seus tiros é uma ideia bem interessante. Só não tente bloquear foguetes usando sabre de luz, como faria ao bloquea tiros de blasters. Os foguetes vão mandá-lo direto para o último chekpoint.

8. Customize o sabre de luz

Sabre de Luz cores fallen order
Customizar o sabre de luz é a parte mais legal do jogo!

Aqui é mais para reforçar uma das partes mais legais do jogo. Infelizmente para alguns, Fallen Order não permite que a gente tenha muita "liberdade". O jogo é todo linear, a personagem não pode ser criada do zero, entre outras coisas. Mas o sabre de luz pode ser estilizado de forma a ser único.

Dá para customizar tudo na arma. Desde o cristal, que muda a cor, ao material do qual o sabre é feito. Aliás, o sabre pode ser duplo, como o de Darth Maul! E mesmo vermelho, da cor dos sabres Sith. Caso queira homenagear Samuel L. Jackson e Mace Windu, faça uma arma roxa!

Aliás, usar sabre duplo em áreas com muitos inimigos pode ser inteligente. Por isso a customização não é apenas estética, mas também auxilia você em batalhas.

9. Evolua a Força e a Sobrevivência primeiro

A árvore de evolução de Cal tem 3 ramos: Sabre de Luz, Força e Sobrevivência. Para usar o sabre, é preciso ter Força. Por isso convém que você dedique os primeiros pontos de evolução a esse ramo. Já a Sobrevivência fará com que você tenha maior quantidade de pontos de vida, o que permite sobreviver com maior facilidade aos combates.

10. Use recuperação de vida enquanto bloqueia

Você pode clicar em seu D-Pad e pedir para BD-1 lhe aumentar a vida. Isso, contudo, bloqueia os movimentos de Cal por uns segundos e o deixa aberto a receber ataques. Para evitar isso, a dica é primeiro bloquear. Enquanto bloqueia, peça a BD-1 para aumentar seus pontos de vida.

O que pode acontecer é você ser atacado, e o ataque será bloqueado. Isso vai interromper o processo de ganho de vida, mas pelo menos você não ficou completamente exposto aos golpes inimigos.

11. Cuidado com inimigos que ficam vermelhos

Troopers ficaram vermelhos? Péssima notícia! Eles vão lançar um ataque que é impossível de bloquear. Mas como você é um Jedi, sem motivos para pânico! Você tem três alternativas quando isso acontecer:

  • Atacar e tentar cancelar o golpe adversário
  • Usar a força para parar o inimigo
  • Desviar

De qualquer forma, seja rápido. Você vai tomar muito dano se simplesmente tentar bloquear esse tipo de oponente.

12. Preste atenção nos pontos vermelhos do cenário

Fallen Order dicas
Use o cenário para sobreviver

Tomb Raider e Uncharted emprestaram um elemento a Fallen Order: sempre que um ponto vermelho aparece em determinado ponto do cenário, você pode usá-lo a seu favor. Seja para escalar uma estrutura, seja para pegar em uma tirolesa e escapar de um espaço em colapso.

Fique bem atento a esses pontos, uma vez que eles podem salvar sua vida!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.