The King of Fighters ALLSTAR: 7 dicas iniciais para mandar bem


Maurício Amaro
Maurício Amaro

The King of Fighters ALLSTAR é o novo fenômeno dos jogos mobile. A celebrada franquia de luta foi transformada e chega com um gameplay clássico e ao mesmo novo para os smartphones. Se você está tendo alguma dificuldade em jogar, calma! Nós trouxemos 7 dicas para você dar uma surra em todos os adversários do game!

1. Domine as táticas básicas de luta

The King of Fighters ALLSTAR táticas de luta

Engana-se quem pensa que o jogo é simplesmente ficar tocando na tela de forma aleatória e torcer para dar os golpes certos. Por mais simples que The King of Fighters ALLSTAR seja, ele exige que os jogadores tenham tática e estratégia.

Cada lutador tem seu próprio conjunto de ataques. Aprender a usá-los da forma correta pode levá-lo a combos incríveis e destruidores. Nesse sentido, uma das primeiras coisas que você deve saber é que o ideal é lutar sempre no manual. Assim você conseguirá executar com mais perfeição as sequências de golpes.

Mas ataque não é tudo nesse jogo. Os botões de defesa e de esquiva existem e não podem ser ignorados. Não se esqueça que em determinados níveis terá mais de quatro oponentes na mesma tela. Quando é assim, ficar apenas na ofensiva pode mais dar dano a você do que lhe ajudar.

Adote um tipo de combo para cada tipo de luta

Inventar muito em The King of Fighters ALLSTAR é treta. O mais recomendado para quem está começando a jogar é ficar pelos combos básicos. Não há erro aqui. Mas claro que haverá lutas em que você pode e deve tentar coisas mais ousadas, como um movimento especial.

Quando for esse o caso, aconselhamos duas abordagens. A primeira delas é jogar seu oponente para o alto, fazer um combo aéreo, seguido de um combo assistente básico, de um ataque especial e de um Super Move para finalizar.

Ou, como segunda opção, execute um ataque especial, troque para outra personagem e continue o combo com mais ataques básicos. Essa opção precisa ser feita no solo, pois no ar ela não é tão eficiente.

2. Monte uma equipe coerente

Uma das características básicas de The King of Fighters ALLSTAR é o fato de que o jogador precisa escolher uma equipe de 3 lutadores. E essa parte do jogo é fundamental para você mandar bem. Entenda que os lutadores precisam "combinar" de alguma forma para que a equipe atinja seu potencial máximo.

Por exemplo, uma equipe formada apenas por lutadores homens ou apenas por lutadoras mulheres é muito mais forte do que uma mista. Também deve dar preferência a lutadores de uma mesma versão de The King of Fighters ALLSTAR. Quando você faz isso, seus lutadores todos têm um boost.

Golpeadores precisam ter um Efeito de Relação

O Efeito de Relação ocorre quando um Golpeador oferece um boost ou uma vantagem ao lutador principal do seu grupo. Caso você não saiba ver se há esse efeito ou não, clique na opção para formação automática de equipe. Isso lhe mostrará qual será o "grupo ideal" para aquela fase, incluindo o Golpeador, se houver.

Escolha lutadores de cores diferentes

Repare também que cada lutador tem uma cor. Esse sistema de cores é simples de ser entendido. Uma cor é mais forte em relação a outra, mas tem fraqueza em relação a uma terceira. Certifique-se ter um lutador com as cores certas em cada estágio de luta que for participar.

Isso também é uma regra para os Golpeadores e para os lutadores secundários. Eles precisam ser escolhidos a partir das vantagens que eles oferecem ao lutador principal do grupo. Elas podem ser em relação às cores ou ao Efeito de Relação.

Veja abaixo o esquema de vantagens e de desvantagens das cores:

  • Vermelho é forte contra verde, mas fraco contra Azul
  • Verde é forte contra amarelo, mas fraco contra Vermelho
  • Amarelo é forte contra Roxo, mas fraco contra Verde
  • Roxo é forte contra Azul, mas fraco contra Amarelo
  • Azul é forte contra Vermelho, mas fraco contra Roxo

3. Evolua seus lutadores

The King of Fighters ALLSTAR evolução

Logo após a primeira missão você ganhará automaticamente 2 lutadores. Ao longo do jogo outros poderão ser adquiridos, inclusive os seus preferidos da franquia. Mesmo que você ainda não tenha os mais legais, não deixe de evoluir seus lutadores. As batalhas vão ficar cada vez mais difíceis, por isso não adianta ter apenas uma personagem forte.

Ainda assim, convém que tenha pelo menos um lutador à frente dos demais. Normalmente quem você escolheu no início do jogo será essa personagem. A forma mais fácil de evolui-lo é indo para a porrada. Ao final de algumas lutas ele sempre subirá de nível. O mesmo vale para os lutadores secundários.

Você pode dar um boost em seus stats usando poções de experiência. As personagens ainda pode equipar cartas de batalha e aumentar a Afinidade de cada lutador seu. No caso da Afinidade, verifique qual alimento seu lutador deseja. Para isso, basta clicar no sorriso rosa próximo ao item.

4. Invoque novas personagens

O mais legal de The King of Fighters ALLSTAR é poder invocar novos lutadores. Há diversas formas de fazer isso, mas todas elas ficam na seção do menu chamada de Invocação.

Conforme for completando o Modo História ou as missões de Evento, receberá itens especiais. Desses, o mais comum é o Rubi. Junte o suficiente para invocar 10 lutadores de uma vez só. São necessários 900 Rubis para isso. Após completar as primeiras missões do game já terá pelo menos 700.

Isso é importante porque é a forma mais fácil e eficiente de conseguir novos lutadores. Caso você tenha alguma repetida, ela automaticamente será transformada em energia, que fortalecerá o lutador que já está em sua coleção.

Além dos Rubis, há tickets e outros itens que fornecem Cápsulas e cartas para serem usadas nas batalhas.

5. Participe das Dungeons

As Dungeons são um tipo de missão perfeito para você obter novos itens e materiais dos quais precisa para evoluir seus lutadores. Você pode ir quantas vezes quiser na mesma Dungeon. Desde que tenha os pontos de ação e a stamina para isso, não tem problema.

Conforme você progredir na história, verificará que os níveis de dificuldade das Dungeons subirá bastante. Mas com isso sobe também a qualidade das premiações obtidas.

6. Complete as Missões Diárias e as Missões de Crescimento

KOF Allstar missão de crescimento

The King of Fighters ALLSTAR é um jogo fácil de ser entendido, pois tem mecânicas e lógicas semelhantes a de outros jogos do gênero para mobile. E a existência das Missões Diárias e dos bônus de login é uma delas.

Ambas as coisas são essenciais para você ter uma boa experiência. Completar as Missões Diárias fornece Rubis e outros itens. Já o login dá itens gratuitos sem você precisar fazer nada.

Na pior das hipóteses, simplesmente entre no jogo todos os dias, caso não vá conseguir jogá-lo por um tempo. Isso vai garantir que você encha os cofres com as moedas do game, permitindo adquirir novas cartas e personagens para sua coleção.

Não se esqueça de fazer as Missões de Crescimento

As Missões de Crescimento são importantes, pois guiam o jogador na evolução na história. Elas surgem também como complementos ao modo principal de The King of Fighters ALLSTAR. Elas estão relacionadas aos jogos antigos da franquia, o que é um total fan service.

Mas sua maior utilidade é fornecer itens como recompensa. Portanto certifique-se de realizar essas missões sempre que aparecerem na sua tela.

7. Adicione amigos e veja suas mensagens

Os menus de The King of Fighters ALLSTAR podem ser um pouco confusos e cheios de informação. Por isso você pode acabar perdendo algumas coisas básicas, como adicionar amigos e ver suas mensagens.

As mensagens são simples de serem vistas. O ícone de "e-mail" é inconfundível. Fique de olho para ver se não há uma notificação, o que indica, possivelmente, alguma recompensa obtida. É bem comum que de tempos em tempos o próprio jogo lhe forneça prêmios, de acordo com alguma festividade ou data especial.

Adicionar os amigos ou mesmo jogadores desconhecidos também é importante. Você tem o seu lutador principal, dois secundários e 3 Golpeadores, mas pode ter ainda os Suportes. Os lutadores Suporte são controlados por um jogador real, que é convidado para sua batalha. Ele pode ser chamado apenas uma vez por luta.

Sempre que chamar um Suporte ou sempre que for o Suporte de alguém, ganhará pontos de amizade. Esses pontos podem ser trocados por itens, como, como cartas e poções.

Seguiu nossas dicas e melhorou no jogo? Manda uma jogada sua pra gente lá no Instagram do @ligadosgamesoficial. Vamos divulgar as melhores jogadas dos nossos leitores!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.