10 dicas preciosas para sobreviver a Escape From Tarkov!


Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo

Escape From Tarkov (EFT) é um game conhecido por ser bem difícil e, para quem está começando, todas as dicas são muito úteis. Apesar de EFT ainda estar na fase Beta, é importante você começar a mandar bem desde o princípio.

Escape From Tarkov não é um FPS usual, estando centrado em combate realista e alguma estratégia, além de outras mecânicas de jogo. Descubra algumas dicas valiosas para se aventurar na perigosa região de Tarkov.

1. Paciência é uma virtude.

Tatica Escape From tarkov

EFT é um jogo realista onde é importante ter um pensamento tático e paciência. O seu personagem não consegue correr sem parar ou construir uma rampa em três segundos. Se é isso que pretendia, você está no game errado. Faça o caminho mais longo, observe bem cada local e pare frequentemente para escutar e vigiar. Detectar inimigos pelo som dos seus passos ou movimentos é uma das melhores maneiras de sobreviver.  

2. Movimento e posição

Escape from Tarkov

A maneira como você se move e os locais por onde se move fazem toda a diferença entre viver e morrer. Caminhar é o movimento normal, limitado apenas pelo tipo de colete à prova de balas que você está usando. Correr é bom para escapar de tiros, mas gasta rapidamente a sua energia e faz a sua pulsação subir, e isso tem um efeito negativo na sua precisão ao atirar. 

Tenha cuidado onde pisa. Vidro quebrado, arbustos, lixo empilhado fazem muito barulho quando são pisados. E barulho atrai gente que não devia. 

3. Todos os detalhes importam

pegando loot

Em um jogo tão centrado em loot, é importante estar atento a todos os locais onde ele possa estar escondido. Sacos, armários, casacos, caixas e muitos outros locais podem ter loot valioso. Lembre sempre que pegar loot demora um pouco. Não é como em qualquer outro game, que o loot passa do solo para o seu inventário em milésimas de segundo.

4. Armamento, extras e munições

armamento eft

Dado o seu realismo, as armas em EFT são extremamente eficazes, desde as pistolas até aos rifles de precisão, dentro da distância de tiro certa. Não se preocupe tanto com dano, recoil e outros valores como em outros jogos. Aqui, o importante é escolher as armas certas para cada missão e a sua habilidade com as mesmas. 

As munições também são muito importantes, não tanto pelo dano que causam, mas pelo seu tipo. Munições perfurantes, utilizadas para inimigos que usam armadura anti bala forte, são munições caras e precisam ser poupadas. Se está começando no jogo, tente usar munições abundantes e baratas. Além de poupar dinheiro, são mais do que suficientes contra Scavs com equipamento básico.

Em EFT, o tiro instintivo é comum acontecer, devido ao mapa cheio de ângulos mortos com zonas escuras e muitos locais para emboscada. Apontar com miras óticas é importante também, mas menos comum que em, por exemplo, PUBG.

5. Vigie a sua saúde

escape from tarkov saude

É importante manter o seu personagem saudável. No menu "Health" consegue observar o estado de cada zona corporal. Tiros e lesões conseguem machucar e criar perda de sangue, reflexos mais lentos ou eliminar você. Sempre que for atingido, é vital iniciar os curativos pelas lesões mais graves. Um exemplo: foi atingido no peito. Coloque um curativo para estancar o sangue e use analgésicos para as dores. Vigie também a hidratação. Se ficar com sede, perderá velocidade de reflexos.

6. Pense antes de agir

Pensar antes de agir

Só existem dois tipos de combate: emboscada ou ataque direto. Se você foi alvo de uma emboscada, reaja como puder. Se é você preparando a emboscada, pense bem antes de apertar o gatilho. Os inimigos que vai emboscar são quantos? Estão bem armados? São Scavs ou PMCs? Consegue eliminá-los rapidamente? Se levou apenas uma pistola para se mover rapidamente e pegar loot, não tente trocar tiros com um grupo fortemente armado só para conseguir uma eliminação. Mantenha-se silencioso e continue com o seu objetivo.

7. Organize o seu equipamento

arrumar equipamento

O game tem elementos muito realistas que precisam de muita atenção com os detalhes. O seu inventário é arrumado no seu personagem em diferentes locais: colete tático (rig), mochila, bolsos e seu contêiner. Tudo o que estiver fora do seu contêiner, caso seja eliminado, pode ser perdido ou roubado. Mantenha tudo organizado de acordo com os espaços disponíveis no seu inventário.

É importantíssimo carregar os seus pentes de munições no seu colete. Se carregá-los na sua mochila, o seu personagem não vai conseguir recarregar a arma sem abrir o inventário. É esse o nível de realismo de EFT.

8. Não leve nada de muito valioso para o mapa

Matar ou morrer

Quando compra o jogo, é fornecido um conjunto de armamento, suprimentos e munições chamado de Stash. O seu Stash é o seu equipamento inicial. Em EFT, se estiver jogando como PMC e for eliminado, o equipamento que não colocar no seu contêiner Alpha desaparece. Portanto, pense sempre muito bem no que vai levar para cada partida. Há sempre a chance de ser eliminado e perder quase tudo. 

9. Junte equipamento jogando como Scav

jogando como scav

Jogar como Scav pode ser vantajoso por vários motivos. Apesar dos Scavs iniciarem a partida com armamento e equipamento aleatório básico, tudo o que conseguir pegar de cadáveres ou loot na partida fica para o seu Stash, podendo ser utilizado ou vendido. E se for eliminado... bem, não há grande coisa a perder. Loot é dinheiro, por isso, mesmo que pegue coisas que já tem, você pode sempre vendê-las. Você só pode jogar como Scav de 30 em 30 minutos.

10. Cumpra as missões

quests

Cada traficante é especialista em diferentes equipamentos e armas. Dependendo do seu nível de experiência, você poderá comprar equipamentos cada vez melhores de diferentes traficantes. A maneira mais rápida de ganhar experiência e conseguir melhores preços é cumprindo algumas missões para os traficantes, chamadas de "Quests". Essas missões são normalmente pegar diferentes equipamentos, eliminar Scavs, fazer reconhecimento etc. Cada traficante tem missões diferentes para fazer.

Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo
Disparando desde as selvas de Sanhok de PUBG até os escombros enegrecidos de Torres Tortas de Fortnite, esse cara já fez de tudo. Se você cair no mesmo Battle Royale, vai perder.