9 dicas básicas para começar com tudo em Valheim!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Valheim é o mais novo sucesso no gênero de jogos de sobrevivência, baseado totalmente na mitologia nórdica. Nesse artigo daremos 9 dicas essenciais para você se familiarizar com as principais mecânicas, seja na hora de farmar, construir ou lutar, tudo o que você precisa para progredir no início da melhor forma. Confira!

1. Saiba o que fazer no início do jogo

Dicas - Valheim

Como um jogo de sobrevivência, Valheim possui mecânicas encontradas em vários jogos do gênero. O objetivo aqui é encontrar itens para construir abrigos, estruturas, ferramentas e armas para ajudar você a sobreviver e ficar mais forte até ser capaz de derrotar os chefes do jogo.

No início do game, se preocupe em:

  • Farmar Madeira socando árvores pequenas e Pedras no chão para craftar um Machado de Pedra. Com ele você poderá se defender dos primeiros mobs e derrubar árvores com mais facilidade.
  • Monte um pequeno acampamento perto de qualquer corpo d' água (oceanos, rios, riachos, etc). Dessa forma você poderá farmar Sílex com mais facilidade.
  • Colete todas as comidas que encontrar.
  • Com Madeira e Pedras, construa um Martelo. Ele permitirá que você construa sua primeira Bancada.
  • A bancada permite que você construa diversas novas estruturas. Conforme você dá upgrades no item, novas opções são desbloqueadas. No início, construa apenas uma Cama e uma Fogueira.
  • Com Sílex coletadas perto da água, construa um Machado de Sílex. Ele será sua principal arma no início do jogo.

Atenção: sempre que você estiver prestes a derrubar uma árvore, fique atento para sair da frente! Essa é uma das principais causas de mortes de jogadores novatos em Valheim, já que o dano causado é muito mais fatal do que a maioria dos monstros.

2. Não invista muito no seu primeiro abrigo

Dicas - Valheim

O seu primeiro abrigo deve ser temporário, não esqueça disso. Portanto, construa nele apenas o necessário para avançar no início do jogo. O mais importante é uma Cama, uma Fogueira e uma Bancada, mas atenção:

  • A Bancada deve estar, pelo menos, parcialmente coberta por um teto para que você possa utilizá-la normalmente.
  • A Fogueira não deve estar embaixo de um teto. Se quiser colocá-la dentro do seu abrigo, deverá construir uma chaminé, caso contrário, seu personagem poderá ser sufocado.

Conforme você fica mais forte e explora mais regiões, você saberá qual o ponto ideal para construir um abrigo definitivo. Somente nele você deverá investir em fortificações, cultivos, portais, etc.

3. Entenda o funcionamento de cada tipo de arma

Dicas - Valheim

Cada tipo de arma do jogo possui mecânicas e efeitos próprios. É possível que determinada arma gaste mais Vigor do que outra, possua ou não um ataque secundário ou cause mais dano em determinado inimigo. Por isso, sempre que atingir um oponente, note a cor dos números de dano que sair dele:

  • Cinza: dano resistido. Significa que o mob é forte contra aquele tipo de arma.
  • Branco: dano neutro.
  • Amarelo: dano efetivo. Significa que o mob é fraco contra aquele tipo de arma.

Com relação aos tipos de armas:

  • Espadas: causam dano cortante. Seu ataque secundário causa atordoamento aos inimigos.
  • Machados: causam dano cortante. Causam dano extra contra inimigos de madeira.
  • Lanças: causam dano perfurante. Causam dano extra contra trolls e podem ser arremessadas com seu ataque secundário.
  • Atgeirs: são espécies de lanças com lâminas de machados na ponta. Também causam dano perfurante e possuem mais alcance do que lanças. Seu ataque secundário causa dano em área mas gasta muito Vigor.
  • Adagas e Facas: são muito mais leves e não diminuem sua velocidade de movimento. Ataques com adagas e facas gastam menos Vigor do que armas mais pesadas, mas elas dificultam muito bloqueios e parries. Caso você se esgueire até um inimigo e o ataque desprevenido, o dano do primeiro ataque será multiplicado por 10.
  • Maças, Martelos e Porretes: causam dano contundente. A principal característica dessas armas é causar dano extra enquanto bloqueia ou dá um parry. Caso a arma seja de duas mãos, ela também causará dano em área.
  • Arco e flechas: causam dano perfurante e, obviamente, são usados para ataques à distância. É possível pular e disparar arcos sem perder precisão.

4. Entenda as mecânicas de alimentação

Diferente de outros jogos do gênero, em Valheim não é possível morrer de fome. Mesmo assim, a alimentação afeta diversos atributos do seu personagem de forma que é crucial que seu personagem se mantenha alimentado. Em resumo, a comida em Valheim afeta:

Vida máxima

Dicas - Valheim

Por padrão, a vida máxima em Valheim permanece em 25 pontos até que você se alimente. Ao fazê-lo, esse limite é aumentado de forma temporária para mais de 250 pontos. Conforme seu personagem fica com fome, a vida máxima é gradualmente reduzida.

Regeneração

Dicas - Valheim

Ao ingerir um alimento, a vida do personagem passa a se regenerar gradualmente até o limite máximo atual. Caso o personagem esteja com fome, os pontos de vida permanecerão os mesmos, ainda que você durma.

Vigor máximo

Dicas - Valheim

O vigor (ou estâmina) é o atributo que mede sua energia para executar todas as ações. Correr, pular, nadar, defender, atacar, tudo gasta vigor. A imagem acima mostra a diferença entre o vigor máximo quando o personagem está com fome ou alimentado. Uma vez que a barra é esgotada o personagem precisa descansar por alguns segundos, o que pode ser perigoso em um combate ou se o personagem estiver nadando.

5. Se acostume a dar parries

Mais uma dica simples para a hora dos combates. Assim como em jogos de luta, em Valheim você pode dar o famoso parry para efetuar contra-ataques precisos. Para isso, basta defender um ataque (botão direito do mouse) no momento exato que ele for atingi-lo. Isso fará que com que o mob sofra um pequeno atordoamento, dando tempo de sobra para você iniciar sequências. Como dito no tópico acima, caso você esteja usando uma Maça, Martelo ou Porrete, o mob também receberá dano no momento do parry.

6. Cuide das suas estruturas

Dicas - Valheim

Qualquer estrutura de madeira que você construir, que não esteja protegida por um telhado, receberá dano periódico sempre que chover. Esse dano "gratuito" para quando a estrutura atinge 50% do seu HP.

Para checar a vida e a estabilidade das suas estruturas, segure um Martelo e aponte a mira para a estrutura desejada. Uma barra mostrará o HP da mesma, enquanto um destaque em vermelho, amarelo ou verde informará se a estrutura precisa ou não de mais sustentação.

7. Guarde e desequipe armas para aumentar sua velocidade

Mais uma dica simples e extremamente útil. Em áreas que não oferecem perigo, não ande com armas empunhadas! Ao pressionar a tecla "R" você pode guardar suas armas para então se mover mais rápido. Caso você queira ainda mais velocidade, desequipe partes das suas vestimentas e você conseguirá explorar ainda mais rápido. Só não fique muito desprotegido em lugares perigosos.

8. Construa um acampamento perto do spawn inicial

Dicas - Valheim

Conforme você derrotar os chefes do jogo, os altares localizados no spawn inicial passam a conferir buffs extremamente úteis para o seu personagem. Esses buffs possuem efeitos variados e duram por muitos minutos, então você sempre precisará voltar até o local.

Por esse motivo, construa um pequeno acampamento perto do spawn inicial do jogo e posicione um portal dentro dele. Caso seja iniciante no jogo, portais são estruturas que podem ser craftadas após um tempo e que o permitem se teletransportar entre locais distantes no mapa. Use-o sempre que o buff estiver disponível e sua vida será muito mais fácil.

9. Colete TUDO o que você encontrar

Dicas - Valheim

Valheim é um jogo que vai sendo desbloqueado aos poucos conforme você completa certos objetivos. Geralmente, ao derrotar bosses você ganha acesso a novas habilidades, itens e áreas para continuar progredindo. Isso significa que, no caminho, você encontrará muitos (muitos) itens que você não encontrará utilidade por um bom tempo. No entanto, assim que você descobrir novas receitas, é importante que você já tenha guardado algum estoque de determinados itens para facilitar sua vida. Em resumo: não jogue nada fora no início!

Alguns itens importantes que você pode encontrar no início:

  • Linho: utilizado na criação de vários equipamentos e armas de alto nível.
  • Olho de anão cinzento: utilizado para criação de portais.
  • Resina: utilizada na criação de flechas.
  • Bolsa de Sangue: utilizada na criação de Pudim de Sangue, uma das melhores comidas do jogo até o momento.
  • Abelha Rainha: usada para criar Colmeias. Com elas você pode ter sua própria produção de Mel na sua base.
  • Quitina: usada para criar algumas das melhores armas do jogo atualmente como Arpão Abissal e Lâmina Abissal.
Atualizado em
Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, seja FPS, de luta, estratégia, etc.