9 jogos de escolhas para você decidir sua história!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Os jogos de escolhas se tornaram quase um novo gênero de games. Com grande foco na narrativa e na exploração dos personagens, esses títulos permitem que o jogador altere a história através das suas decisões, modificando assim o caminho do protagonista e até mesmo o final do jogo. Se você é fã dessas mecânicas, confira abaixo nossa lista com 9 jogos onde sua decisões influenciam a história!

1. Life is Strange

Life is Strange - Jogos de escolha

Plataformas: PC (Steam), PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360, Android e iOS

Life is Strange é um premiado jogo de escolhas no qual você controla Maxine Caulfield, uma estudante capaz de voltar no tempo a qualquer momento. Com isso, a personagem prevê a destruição da sua própria cidade e, então, resolve evitar a catástrofe.

Life is Strange também pode ser descrito como uma história interativa. As decisões tomadas pelo jogador criam um efeito borboleta que altera diversos acontecimentos, tanto a curto quanto a longo prazo. Inclusive, conforme o jogador volta no tempo e modifica os diálogos, algumas escolhas que parecem ter efeitos positivos podem revelar-se extremamente negativas no futuro.

2. Detroit Become Human

Detroit Become Human - Jogos de escolha

Plataformas: PC e PS4

Detroit Become Human coloca você no controle de três andróides em um futuro onde os robôs já fazem parte do cotidiano da sociedade. Seus personagens são Connor, um assistente de detetive, Markus, um cuidador, e Kara, uma empregada doméstica.

Detroit Become Human explora de forma profunda as relações pessoais entre os humanos e os protagonistas andróides em uma sociedade insatisfeita com o desemprego causado pelos robôs. Ao longo do jogo, a narrativa dos três personagens se cruzam e a história fica cada vez mais imersiva e densa.

Ao todo, uma campanha em Detroit Become Human pode durar cerca de 10 horas de jogo. No entanto, cada capítulo possui três ou quatro finais diferentes definidos pelas suas escolhas, e que podem transformar a narrativa em outra totalmente diferente.

No geral, Detroit Become Human é um jogo extremamente envolvente no qual você sente as consequências das suas escolhas.

3. Kingdom Come Deliverance

Kingdom Come Deliverance - Jogos de escolhas

Plataformas: PC (Steam), PS4 e Xbox One

Kingdom Come: Deliverance é um RPG que oferece uma experiência medieval clássica. Aqui você não encontrará feitiços ou itens mágicos, e sim um cenário extremamente fiel e realista da Europa na Idade Média, parecendo mais um simulador de vida medieval. Aqui, cada pequena decisão sua irá afetar a jogabilidade e influenciará os NPCs ao seu redor.

Em Kingdom Come: Deliverance você controla Henry, o filho de um ferreiro que busca vingança pelo assassinato da sua família. Ao longo da jornada, você precisará se preocupar não apenas com cansaço e fome, mas também com a sua higiene e aparência, já que os personagens reagirão de formas distintas dependendo se você está com roupas sujas de sangue, com espada na mão, limpo, etc.

As mecânicas de combates em Kingdom Come são bem precisas e com um ritmo dinâmico. No entanto, não espere ver personagens com super habilidades ou com equipamentos gigantes e chamativos. Kingdom Come apostou em um estilo mais realista e isso é, sem dúvida, sua característica mais marcante.

4. Quantum Break

Quantum Break - Jogos de escolhas

Plataformas: PC (Steam) e Xbox One

Quantum Break é um jogo misturado com live-action e conta a história de um experimento temporal que deu errado e, com o acidente, os dois personagens principais ganharam habilidades de controlar o tempo. Todos os personagens são interpretados por atores reais.

A trama de Quantum Break explora, basicamente, como a amizade entre Jack Joyce e Paul Serene (os dois personagens que receberam poderes) se tornou uma rivalidade e como este último se torna o vilão da história. Um dos aspectos mais interessantes do jogo é o fato de o jogador controlar tanto o “mocinho” quanto o “vilão”.

Com relação as escolhas, todas elas serão tomadas pelo ponto de vista de Paul. Antes de decidir, os jogadores têm a chance de assistir um vislumbre do futuro e como suas decisões afetarão tanto a jogabilidade quanto a história do live-action.

5. Indigo Prophecy

Indigo Prophecy - Jogos de escolhas

Plataformas: PC (Steam), PS4, PS2, Xbox 360, Android e iOS

Indigo Prophecy (ou Fahrenheit na Europa) é outro jogo extremamente focado na trama em que você sente que está assistindo um filme. Inclusive, o menu principal não diz “Novo jogo”, mas sim “Novo filme”.

Indigo Prophecy acompanha a história de Lucas Kane, um sujeito que cometeu um crime do qual não consegue se lembrar e, desde então, passa por experiências sobrenaturais que não consegue entender. Ao longo do jogo, você também controla outros personagens, inclusive Carla Valenti, uma detetive encarregada de solucionar o crime que deu início ao jogo.

Além do inovador conceito de controlar o criminoso e o policial, Indigo Prophecy também fornece um nível de profundidade que só um jogo de escolhas pode oferecer. Suas decisões influenciam toda a história e até mesmo a sanidade dos personagens, o que pode resultar em experiências diferentes caso você jogue de novo.

6. Heavy Rain

Heavy Rain - Jogos de escolhas

Plataformas: PC, PS4 e PS3

Da mesma desenvolvedora de Detroit Become Human e Indigo Prophecy, Heavy Rain é um premiado jogo no estilo film noir que acompanha a vida de quatro personagens envolvidos no caso de um serial killer conhecido por Assassino do Origami. Assim como a maioria dos jogos em que suas escolhas influenciam a história, Heavy Rain também se parece muito com um filme.

Com relação a jogabilidade, Heavy Rain é um pouco limitado. Em muitos momentos (inclusive os de maior ação) o jogador só precisa reproduzir os comandos mostrados na tela. No entanto, a trama é muito envolvente (especialmente porque o jogo está disponível em português) e segue caminhos diferentes de acordo com as suas decisões.

Em geral, Heavy Rain é um jogo para aqueles que não procuram muita ação. Seu ritmo é lento e intrigante, mas você dificilmente jogará ele apenas uma vez, considerando todas as possibilidades no desenrolar da história.

7. Vampyr

Vampyr - Jogos de escolhas

Plataformas: PC (Steam), PS4, Xbox One e Nintendo Switch

Como o nome sugere, Vampyr é um jogo de RPG e ação no qual você controla Jonathan E. Reid, um médico vampiro que tenta conciliar sua vida com a sua sede de sangue. No decorrer do jogo, o personagem ganha experiência e desbloqueia diversas habilidades vampíricas conforme se alimenta do sangue dos NPCs.

Acontece que em Vampyr, cada NPC possui muita importância e uma história muito bem explorada. Sempre que você escolhe se alimentar de um determinado personagem, você retira ele do jogo e acaba deixando de descobrir certos elementos (inclusive sobre o próprio protagonista), além de não receber algumas missões ou outras atividades. Ao mesmo tempo, seu personagem precisa matá-los, então cabe a você escolher quais personagens importantes morrerão, mesmo sem saber saber exatamente quais serão as consequências para a história.

8. The Wolf Among Us

The Wolf Among Us - Jogos de escolhas

Plataformas: PC (Steam), PS4, PS3, Playstation Vita, Xbox One, Xbox 360, Android e iOS

The Wolf Among Us é um jogo de aventura com gráficos de história em quadrinho. Nele você controla Bigby Wolf, um xerife encarregado de investigar um assassinato. No decorrer do jogo você precisa interagir com diversos personagens e itens para reunir informações.

Durante os diálogos do jogo, as decisões aparecem no estilo múltipla escolha durante os diálogos. Essas escolhas terão efeito em como os personagens enxergarão o protagonista, e influenciarão a história e o final do jogo. Inclusive, ignorar alguns NPCs também pode alterar o rumo da história.

9. Amor Doce

Amor Doce - Jogos de escolhas

Plataformas: PC

Resolvemos terminar a lista com um jogo bem diferente dos outros. Amor Doce (ou University Life) é um jogo de romance online no qual você controla uma garota que acaba de entrar na faculdade. O foco do jogo é a relação entre os personagens e como a protagonista irá interagir com cada um.

Ao longo do jogo, a forma que você escolhe responder aos diálogos afeta seus relacionamentos e decide com quem sua personagem começará uma história de amor ou uma grande amizade.

Amor Doce é jogo com diversas temáticas adolescentes como intrigas entre alunos, flertes, problemas na sala de aula e etc. Os gráficos seguem o estilo de anime, e os personagens e a narrativa também parecem sair de um desenho animado.

Veja também os 12 melhores jogos grátis na Steam de 2019!

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.