7 jogos parecidos com LoL para quem é fã de MOBA!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Apesar de não ser o primeiro, League of Legends (LoL) roubou a cena e se tornou o MOBA mais popular do mundo. O sucesso do jogo se refletiu no mercado e diversas desenvolvedoras criaram títulos parecidos para tentar surfar na mesma onda.

Nessa lista mostraremos 7 jogos parecidos com League of Legends, alguns exclusivos para PC e outros disponíveis para celular. Confira!

1. Dota 2

Dota 2

Plataforma: PC

Dota 2 é a sequência de Dota, o primeiro grande MOBA, criado a partir de um mod de Warcraft 3 e, posteriormente, adquirido pela Valve, que o tornou o fenômeno que é hoje. Não há dúvidas que LoL foi fortemente inspirado em Dota 2 e que os títulos são os dois grandes nomes do gênero.

Dota 2 conta com gráficos melhores do que LoL (logo, é mais pesado) e com mecânicas mais complexas. Apesar de possuir menos elementos no mapa, Dota 2 é um jogo consideravelmente mais difícil de dominar e nada amigável para iniciantes.

As principais diferenças de Dota 2 são: possibilidade de atacar creeps e heróis aliados, existência de lojas no meio do mapa, existência do courier, um item/unidade que leva itens para os heróis e a presença de um único boss no mapa. Cada um desses elementos causam grande impacto no gameplay e no metagame.

Você deve jogar Dota 2 se:

  • Quer conhecer o pioneiro do gênero MOBA.
  • Não se importa com jogos difíceis de aprender.
  • Quer conhecer o jogo que já pagou 24 milhões de dólares em um só campeonato.

2. Heroes of the Storm

Heroes of the Storm

Plataforma: PC

Heroes of the Storm é um MOBA da Blizzard que reúne heróis de vários títulos: Warcraft, Starcraft, Diablo, Overwatch e Nexus.

Heroes of the Storm é um jogo bem mais fácil do que League of Legends. Nele, não há dinheiro, lojas ou itens e toda experiência é dividida entre o time. Exatamente por isso, HotS é um jogo extremamente baseado no time e com poucas chances de apenas um jogador/personagem se destacar.

As partidas em Heroes of the Storm costumam ser mais rápidas (com média de 25 minutos). O jogo também conta com um sistema de objetivos/quests que variam de acordo com o mapa. Além dessas quests conferirem vantagens interesses para os times, elas fazem com que as partidas sejam bem movimentadas desde os primeiros minutos, ao contrário de outros jogos do gênero.

Você deve jogar Heroes of the Storm se:

  • Quer experimentar um MOBA mais simples que exige bem menos tempo.
  • Gosta de jogos mais baseados em teamplay e não gosta de um único jogador carregando o time.
  • É fã da Blizzard.

3. Heroes of Newerth

HoN

Plataforma: PC

Heroes of Newerth é um MOBA mais parecido com Dota 2 do que com League of Legends. Entre os três jogos, HoN é o que possui mais heróis. Ao todo são mais de 130 personagens classificados de acordo com seus atributos principais: força, agilidade e inteligência.

Em termos de gráficos, HoN também se assemelha mais a Dota, com estilo de Warcraft 3, sendo, portanto, mais “sério” e sombrio do que cartoon.

No geral, o jogo não oferece grandes novidades mas é uma ótima opção para os fãs do gênero que querem tentar algo diferente.

Você deve jogar Heroes of Newerth se:

  • Se já se cansou de LoL e Dota 2.

4. Smite

Smite

Plataformas: PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Smite é um MOBA diferente que exige um conjunto de habilidades extras comparado a outros. O grande diferencial é a perspectiva em terceira pessoa. O que pode parecer pouco, na verdade insere diversos elementos novos que não existem em outros jogos do gênero.

Em Smite você precisa mirar as skills, ficar atento às costas para não ser cercado e, no geral, ter muito mais atenção aos arredores. O fato de os jogadores terem muito menos visão do mapa acrescenta a importância da comunicação entre o time. Apesar de tudo isso, Smite é um jogo mais fácil de aprender do que League of Legends, por exemplo.

Todos os personagens de Smite são deuses de mitologias do mundo real, desde romana, grega e hindu até as mais desconhecidas como polinésia e eslávica. Ao todo são mais de 100 deuses jogáveis.

Você deve jogar Smite se:

  • Quer experimentar um MOBA bem diferente dos outros.
  • É fã de mitologias em geral.
  • Quer um MOBA simples e rápido de aprender.

5. Mobile Legends: Bang Bang

Mobile Legends

Plataforma: Android e iOS

Mobile Legends é o MOBA mais popular para celulares no momento. Os gráficos medianos faz o jogo ser acessível para aparelhos um pouco mais fracos e a jogabilidade simplificada é extremamente atraente para novos jogadores.

Mobile Legends conta com mais de 70 personagens, vários modos, uma comunidade nacional e internacional bem ativa, sistema de conquistas, skins, e muito mais.

Você deve jogar Mobile Legends se:

  • Quer um MOBA simples, divertido e viciante para passar o tempo no celular.

Confira as 9 melhores dicas para se dar bem em Mobile Legends!

6. Arena of Valor

Arena of Valor

Plataformas: Android, iOS e Nintendo Switch

Arena of Valor é um MOBA extremamente parecido com Mobile Legends e, por isso, a escolha fica por preferência pessoal do jogador. As similaridades são várias: interface, talentos, ranks por estrelas, comando idênticos, etc.

A única diferença relevante entre Arena of Valor e Mobile Legends é que no AoV você pode receber skins grátis ao vencer partidas. Além disso, o jogo conta com quase 80 heróis diferentes, incluindo alguns do universo DC, como Superman, Batman, Joker e Mulher-Maravilha.

Confira dicas e tutorias de Arena of Valor aqui!

7. Vainglory

Vainglory

Plataformas: PC, Android e iOS

Vainglory é, sem dúvida, um dos melhores MOBAs para celular. O jogo possui gráficos e jogabilidade excelentes, mais de 40 heróis e diversos modos diferentes para manter o jogo variado.

Apesar de ser pensado, originalmente, para celulares, Vainglory ganhou uma versão para PC junto com a função crossplay, que permite que os jogadores das duas plataformas se enfrentem online.

Vainglory é considerado o MOBA para celulares mais balanceado e com heróis mais bem trabalhados. Mesmo assim, não é o jogo mais popular do gênero, possivelmente pelo fato de que os outros MOBAs para celular são mais simples e intuitivos.

Você deve jogar Vainglory se:

  • Quer um MOBA para celular mais parecido com os jogos de PC.

Veja as 12 melhores dicas para dominar em Vainglory!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.