Conheça as diferentes Funções em DOTA 2 para detonar o game!


Sara Gomes
Sara Gomes

Os heróis em DOTA 2 estão divididos pelas suas funções, que são definidas por uma combinação de atributos, habilidades, itens e a forma como esse conjunto vai afetar a partida.

Apesar das habilidades dos heróis poderem se adaptar a situações diferentes, existem papéis mais apropriados para cada uma delas e elas definem o que é esperado de cada jogador durante o jogo.

Confira as diferentes funções do game.

Carry

carry

O herói carry tem uma relação de simbiose com a sua equipe. Durante a primeira fase do game, você estará enfraquecido e necessitará que eles o protejam. Porém, mais para a frente na partida, é você quem vai carregar a sua equipe até a vitória.

O carry é o oposto do support, normalmente, utilizando o seu ataque primário para causar dano, farmando itens e experiência até maximizar a sua força. Isso significa que à medida que a partida progride, o seu herói vai ficando cada vez mais forte.

O poder extremo de um herói carry se explica porque normalmente as suas habilidades passivas e atributos vão escalando à medida que você ganha experiência, principalmente, o seu atributo principal. A maior parte dos carry tem a agilidade como atributo principal, o que aumenta em muito a sua velocidade de ataque.

Existem três tipos de heróis carry, dependendo da quantidade de farm que você necessita para se tornar eficiente em batalha.

  • Semi-carry: geralmente se tornam independentes cedo na partida, porém, perdem o seu poder gradualmente quando comparados com outro tipo de heróis carry que conseguem manter uma vantagem de farm mais estável.
  • Hard-carry: poucos heróis são desse tipo. Eles são capazes de dominar mais para a frente na partida se conseguirem os itens necessários até lá. Normalmente, possuem habilidades passivas excelentes e algum tipo de mecanismo de fuga. Porém, eles necessitam de muito ouro e terão de passar a maior parte do tempo da partida farmando em vez de lutando.
  • Carry: esses heróis estão no meio termo. Alguns são bastante fortes durante toda a partida, outros se especializam em gank ou em iniciar batalhas.

Se você pegar um herói carry, vai estar correndo durante toda a partida, pois a sua principal preocupação é ficar o mais forte possível rapidamente. A prática também o vai ensinar quando deve arriscar, pois morrer vai fazer com que retroceda nos seus objetivos. Não esqueça que a sua equipe vai confiar na sua capacidade de causar a maioria parte do dano da partida.

Support

crystal

O herói support tem um papel vital na equipe. Ele utiliza habilidades para curar os aliados e outros feitiços de utilidade para ajudar a equipe. Eles não necessitam de itens caros para aumentar o seu dano ou velocidade de ataque. Logo, não necessitam de farmar. O ouro que você coletar vai servir para comprar itens para a sua equipe e não para o seu uso individual.

O papel clássico do herói support é proteger o carry da sua equipe na lane segura. Você tem de o ajudar a farmar, o protegendo de inimigos e creeps. Não esqueça que ele tem de conseguir dar o último golpe nos inimigos para ganhar os itens que está farmando. Logo, a sua responsabilidade se limita apenas a o manter em segurança e a utilizar feitiços que enfraqueçam ou abrandem o inimigo.

Quando o seu carry ficar forte o suficiente para continuar sozinho, você poderá se juntar ao resto da equipe e da batalha principal. A partir de agora, o melhor é não ficar mais sozinho, pois poderá ser alvo fácil para heróis inimigos que, entretanto, já se fortaleceram o suficiente para o matar.

Initiator

initiator

Um herói initiator é quem começa as batalhas entre equipes, providenciando que a sua própria equipe tenha vantagem. Por vezes, também existem batalhas que vão começar sozinhas, quando as duas equipes se cruzam inesperadamente, mas isso não é o ideal.

Os momentos mais importantes de quase todas as partidas são as batalhas entre equipes e o lado que sair vitorioso vai ganhar uma vantagem muito grande relativamente aos adversários. Um bom initiator vai conceder uma vantagem para a equipe, começando a batalha atordoando ou causando dano a vários membros da equipe contrária ao mesmo tempo. Eles conseguem assim transformar um encontro que poderia acabar mal em uma vitória.

Por norma, existem três tipos diferentes de heróis initiator:

  • Heróis com o propósito de incapacitar o máximo de inimigos de uma só vez.
  • Heróis que causam dano em uma área e que infligem dano ao longo do tempo. Você deve tentar manter os seus inimigos dentro da sua área de ação o máximo tempo que conseguir.
  • Heróis que conseguem manipular as posições dos oponentes em batalha.

Seja qual for a sua técnica, se certifique que a sua equipe se encontra em posição para o ataque e que acerta no máximo de inimigos possível.

Pusher

pusher

O herói pusher tem como principal função destruir os edifícios inimigos como as Torres e as Barracas, criando ligações para controle do mapa. Eles também têm a capacidade de farmar creeps de forma rápida.

Destruir torres inimigas cedo na partida vai dar uma vantagem grande à sua equipe a nível de ouro e também vai fazer com que a equipe oposta tenha mais dificuldade em farmar.

Todos os heróis pusher têm habilidades que permitem a destruição rápida de torres.

  • Habilidades que causam dano direto nos edifícios.
  • Lacaios que causam dano em uma lane.
  • Habilidades que permitem atacar vários de creeps inimigos de uma só vez.
  • Habilidades que curam ou fortalecem seus creeps.
  • Habilidades que diminuem o ataque das torres.

O pusher é importante em batalha, pois cada torre destruída vai conceder 1000 ouro a sua equipe, o que pode causar uma grande diferença principalmente no inicio da partida. Além disso, ao controlar o mapa e ao manipular as suas lanes você vai ganhar vantagem estratégica sobre a equipe oponente.

Jungler

jungler

Um herói jungler consegue farmar creeps neutros na Jungle, deixando assim duas lanes livres para outros heróis. Normalmente, o jungler usufrui de habilidades que conseguem converter creeps neutros, invocar unidades ou aumentar a sua própria sobrevivência.

Em DOTA 2, os campos na Jungle têm dificuldades diferentes e quanto mais difíceis forem, mais ouro e experiência você consegue pegar. Durante a primeira parte do game, você deve escolher os campos pequenos e médios. Os difíceis podem começar a ser atacados a partir de nível 4 ou 5 e os Ancient apenas a partir de nível 7.

Disabler

disabler

Esses heróis têm habilidades focadas em controle de multidões. Geralmente, são heróis que também dão suporte, acompanhando o carry da equipe durante a primeira fase da partida.

O disabler tem tendência a ter pouca mobilidade, o que pode ser ultrapassado com itens que aumentem o movimento base.

O herói disabler pode também agir como initiator em situações de ganks de pequena escala, onde o número de heróis envolvidos é relativamente pequeno.

Durable

durable

Os heróis durable, mais conhecidos como tanques, são os personagens com mais potencial de mitigar dano sofrido. Eles tendem a ter muita vida, regeneração, armadura e resistências. Geralmente, as suas habilidades são focadas em mitigação de dano, resistência ou enfraquecimento dos inimigos.

O durable tem, na maioria das vezes, o atributo primário de força, pois concede vida.

Se você pegar um herói com essa função, se prepare para estar no centro de batalha, absorvendo o dano que de outro modo acabaria com a sua equipe.

Nuker

nuker

O nuker é um herói que consegue causar dano massivo por segundo, dando assim vantagem à sua equipe. Ele também é muito útil para eliminar creeps inimigos eficazmente.

Normalmente, esses heróis usam feitiços fortes e rápidos em um inimigo ou múltiplos, conseguindo até matar um inimigo antes que ele consiga reagir.

Com um nuker, você pode se tornar semi-carry em algumas situações. Porém, não se esqueça que as suas habilidades nunca vão escalar o suficiente para fazer a diferença na fase final da partida.

Escape

escape

Os heróis escape têm acesso a um ou mais mecanismos para escapar, o que permite que os seus aliados evitem dano ou se retirem e se reposicionem durante uma batalha.

O escape é particularmente bom percorrendo sozinho a lane suicida, precisamente por conseguir escapar de situações onde a morte seria inevitável.

Os mecanismos de fuga do herói escape incluem aumento de velocidade, invisibilidade, teletransporte ou evasão. Muitos heróis carry também têm acesso a esses mecanismos para melhorar a sua sobrevivência e não interromper o seu farm.

Sara Gomes
Sara Gomes
Com cerca de 10.000 horas passadas a salvar Azeroth, essa garota ainda tem tempo para se aventurar em variados RPGs e games de ação. Hoje em dia, ela se encontra em licença sabática, aproveitando a vida de fazendeira em Stardew Valley.