Yu-Gi-Oh! Duel Links: 10 dicas que vão transformá-lo no Rei dos Duelistas


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Yu-Gi-Oh! Duel Links é um dos mais populares jogos de cartas para mobile. Ele traz toda a atmosfera conhecida do anime e de outros games da franquia. Por isso mesmo, com tantas personagens, cartas e formas de jogar, é normal que você fique perdido quando inicia o jogo.

Para que você tenha a melhor experiência possível com Duel Links, nós trazemos algumas dicas preciosas sobre o game. Muito mais do que aprender a montar um bom deck, esse Yu-Gi-Oh traz muitas opções de gameplay e de evolução que você precisa aprender para se dar bem.

1. Escolha de forma sensata entre Yugi e Kaiba

Yugi e Kaiba Duel Links

A primeira escolha do jogo é logo nos primeiros segundos de gameplay. E ela é uma das mais importantes que você terá de fazer. Escolher entre Yugi e Kaiba é algo que vai afetar sua experiência de jogo pelo menos até chegar ao nível 15. É nessa altura que a outra personagem fica desbloqueada para que você possa jogar com ela.

Falamos isso porque a maioria dos iniciantes escolhe sua personagem baseando-se pelo anime. Ou por simpatia ao Kaiba ou ao Yugi. O correto, no entanto, é pensar nos decks de cada um. Se você escolher Yugi, por exemplo, terá o lendário Mago Negro e monstros fiends e com magia. Já Kaiba aposta nos dragões e em outas criaturas aladas.

Portanto é interessante que avalie com qual tipo de cartas está mais interessado ou apto a jogar. Como são dois decks diferentes, seu estilo de jogo acabará se moldando aos cards que escolher.

2. Aprenda a jogar o Speed Duel

Os primeiros jogos de Yu-Gi-Oh trouxeram um modelo de jogo que se consolidou rapidamente: o Trading Card Game, mais conhecido como TCG. O TCG, no entanto, deu lugar em Duel Links ao que chamamos de Speed Duel. Ou seja: a ideia é que os duelos sejam mais rápidos, mais intensos, focando em uma derrota por perda de pontos de vida.

O TCG, por exemplo, coloca os duelistas com 8 mil pontos de vida, enquanto o Speed Duel traz esses pontos pela metade desde o início da batalha. Os tamanhos dos decks são diferentes também, sendo o TCG com 40 a 60 cartas, e o Speed Duel com 20 a 30. A quantidade de cartas na mão e no campo também diferem.

No início você certamente irá estranhar essas diferenças. Por isso recomendamos que você faça o tutorial e passe por todas as fases explicativas do jogo. Somente com a prática você conseguirá se acostumar.

3. Monte seu deck com inteligência

Montagem de deck Yu-Gi-Oh! Duel Links

Montar o deck pode ser a parte mais divertida, assim como a mais chata e difícil de Duel Links. Afinal, são centenas de cartas disponíveis, entre magias, armadilhas, skills e monstros. Escolher uma combinação de no máximo 30 cartas para ter em um deck parece bastante trabalhoso.

E é! Por isso planejar a montagem do deck é essencial para não perder tempo. Após alguns duelos iniciais no jogo você poderá verificar quais tipos de criatuas existem e quais lhe agradam mais. Conforme batalha com duelistas lendários, como Joe, irá desbloquear seus decks. Partir de um grupo de cartas já estabelecido pode ser uma alternativa boa.

De qualquer forma, essa decisão precisa ser tomada logo nas primeiras fases do jogo. Isso também irá definir os boosters que comprará, portanto não vale a pena gastar dinheiro com cartas que não usará. Pense, planeje e monte um deck vencedor e de acordo com seu estilo de jogo.

4. Não desperdice suas gemas à toa

Esta dica está muito ligada à dica acima. O grande propósito das gemas em Duel Links é permitir que você adquira cartas. Seja na Loja, seja com o Mercador, você precisará dessas pedrinhas preciosas. Portanto nada de desperdiçá-las à toa. Se for adquirir um booster, por exemplo, se informe sobre ele antes de finalizar a compra. Verifique se suas cartas se encaixam mesmo no propósito do seu deck.

O mesmo vale para o Mercador de Cartas. Ele possui alguns dos cards mais raros do jogo, o que é bastante interessante. Para negociar com ele, contudo, é preciso de gemas ou de ouro. Quando for adquirir uma carta com ele, certifique-se de que ela é mesmo necessária e indispensável em seu deck. Comprar uma carta poderosa, mas inútil em seu sistema de duelo, é um grande erro.

Fique atento, ainda, para o fato de que é possível obter gemas de forma gratuita em Duel Links. É possível clicar em um botão de localização de gems, o que mostrará a você onde pode encontrá-las. Há locais conhecidos, como a fonte de água do Portal, os postes de luz da arena PvP e a lixeira no Estúdio de Cartas. Nem sempre as gemas estão disponíveis, mas vale a tentativa.

5. Desafie os duelistas controlados pela máquina

Desafio de Yu-Gi-Oh! Duel Links

Claro que todos os jogadores de Yu-Gi-Oh! Duel Links querem competir entre si para verem que é o grande Rei dos Duelistas. Mas para chegar ao nível de desafiar outros players, você precisa treinar contra a Inteligência Artificial do jogo. Assim você pode pegar as mecânicas básicas dos duelos, além de encontrar o seu estilo de jogo junto ao seu deck.

6. Use suas habilidades especiais

A maioria dos jogadores iniciantes de Duel Links não sabe da existência das habilidades especiais de cada personagem. Essas skills são aprendidas conforme você evolui no jogo com determinado duelista, bem como a partir de seus duelos. Elas são importantes, visto que fornecem ajuda na hora das batalhas.

Yami Yugi, por exemplo, tem seu próprio set de habilidades. No nível 4 ele adquire o Power of the Dark, que, se ativado, faz com que o Yami tome conta do campo. Conforme ele vai evoluindo, outras habiliddes são adicionadas ao seu set. O divertido é que dá para aprender habilidades exclusivas de outros duelitas ao duelar com eles.

7. Entenda os momentos de atacar e de defender

Mesmo que não pareça, Duel Links é um jogo de estratégia. Engana-se quem pensa que tudo que precisa fazer em um duelo é reduzir os pontos de vida do oponente a zero. Para chegar à vitória é preciso tentar antecipar o que o oponente irá fazer. Isso é ainda mais importante quando é ele quem começa a partida.

Nem sempre o ataque é a melhor defesa. Às vezes simplesmente colocar um monstro virado de cabeça para baixo é o melhor que pode fazer. Principalmente se o adversário conta com um monstro poderoso em posição ofensiva ou se tem alguma carta mágica ou armadilha virada para baixo.

Estude a sua mão, estude o campo do oponente e trace sua estratégia. Não tente pensar muitos turnos à frente. Pense no agora e tente encontrar caminhos de não levar dano nos pontos de vida. Se isso for feito, você pode tentar atacar o outro duelista.

8. Utilize as cartas mágicas e as cartas armadilhas com sabedoria

Trap cards Yu-Gi-Oh! Duel Links

Infelizmente muitos acham que atacar de qualquer jeito é a melhor tática em Duel Links. Quem viu o anime sabe que um ataque sem suporte tem grandes chances de ser repelido por magias e cartas trap. Portanto por que não fazer o mesmo do seu lado do campo?

As cartas mágicas são essenciais por terem várias funções. É possível aumentar os pontos de ataque e de defesa de uma criatura, por exemplo, ou impedir o adversário de atacar durante "x" turnos. Já as cartas armadilha podem destruir monstros poderosos, repelir ataques diretos, entre muitas outras funcionalidades.

Abrir mão dessas cartas é um grande erro que você não pode cometer. Por isso encontre um espacinho no seu deck para algumas delas. Escolha-as com cuidado, de modo que não fiquem alheias ao seu estilo de duelo.

9. Finalize os Quiz Duel

Os Quiz Duel podem ser um dos modos de jogo mais chatinhos de Duel Links, porém é um dos mais importantes para quem está começando. Como de qualquer forma você terá que finalizar alguns para prosseguir nas fases, nada melhor do que fazer logo todos!

Conforme irá avançando nesse modo de jogo, ganhará algumas cartas únicas e úteis a qualquer deck. Block Attack é uma delas, além de Banner of Courage e Remove trap. Caso não queira ir até o fim para ganhar esses três prêmios, complete pelo menos os Quiz Duel de 1 estrela, que já dão boa experiência e recompensas.

10. Arrisque-se nos duelos PvP

Duelos PvP Duel Links

Jogar online contra outros players é a parte mais divertida de Yu-Gi-Oh! Duel Links. Mas essa experiência só é agradável quando você tem alguma experiência no game. Não adianta ir para a Arena de duelos se você não estiver preparado para isso.

Por isso monte um deck forte, com cartas novas em relação ao deck inicial. Isso será uma enorme vantagem em relação aos duelistas iniciantes. Mas caso queira enfrentar apenas jogadores do seu nível, a dica é enveredar pelos duelos rankeados.

Veja como melhorar o seu deck!

Saiba quais são os melhores decks para iniciantes!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.