13 dicas para mandar bem em Borderlands: The Handsome Collection


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Borderlands: The Handsome Collection traz Borderlands 2 e The Pre-Sequel na coletânea! Neste artigo trazemos 13 dicas para jogar bem os dois games, focando em aspectos que são comuns em ambos os títulos. São tips para começar bem as campanhas e mesmo para melhorar o nível de jogo de quem já joga a franquia há algum tempo.

1. Explore todos os cantos dos mapas

Borderlands mapa

Tanto a Prequel quanto Borderlands 2 são jogos ENORMES. Os mapas extensos guardam segredos dos jogadores, e se você não souber explorá-los pode perder itens, armas e outros recursos que são indispensáveis para um bom progresso em sua campanha.

Principalmente se você estiver precisando de munição. Não é muito comum encontrar esse item por aí, seja em loot, seja nas mãos de vendedores. Portanto vasculhe as construções, baús, caixas e todos os mínimos cantos e locais abertos pelos quais passar.

2. Seja paciente nas batalhas

As batalhas em Borderlands exigem calma do jogador, ainda mais se você for para a luta sem amigos. Não dá para bancar o Rambo e ir na faquinha ou na correria contra os inimigos, sejam eles Bosses ou oponentes normais. É morte e perda de dinheiro na certa!

Nesse sentido seja paciente e estude cada batalha como se fosse única. Ronde os inimigos e ataque quase como por turnos, de modo a evitar receber danos.

Além disso, monitore seu escudo, que em Borderlands 2 é essencial para prevenir sua morte. Quando ele for quebrado, tente se esconder em algum canto por alguns segundos até que ele volte ao normal.

3. Foque na melhoria do seu arsenal

Borderlands é uma franquia que dá aos jogadores dezenas e até centenas de armas diferentes. Logo, não fique muito apegado a uma pistola ou a um rifle específico, pois logo, logo vai encontrar algo melhor e com maior potência de ataque.

Não hesite em vender suar armas antigas e ultrapassadas sempre que encontrar novas weapons, para poder melhorar a atual e tirar o máximo que puder dela. Borderlands é muito dinâmico em todos os sentidos, e em relação às armas isso é ainda mais verdadeiro.

4. Tenha armas com efeito secundário

Outra dica em relação às armas é que você deve ter armas de efeito secundário. Elas são muito úteis contra os mais diversos inimigos, principalmente aquelas que são capazes de queimar oponentes em grupos ou de congelar grandes hordas.

Usar essas armas é inteligente em um jogo cujas batalhas podem ficar frenéticas e complexas demais. Assim você ganha tempo para eliminar todos os inimigos, perdendo o mínimo possível de vida.

5. Leve armas elementais para lutas contra Bosses

armas elementais borderlands

Na sequência da dica anterior, foque-se em adquirir armas elementais para enfrentar os Bosses. Elas garantem velocidade e muito mais força de ataque, além de, na maioria das vezes, causarem danos secundários importantes. Armas com poder de ácido, por exemplo, causam corrosão nos inimigos, o que os faz perder pontos de vida segundo a segundo.

Como os Chefões são sempre inimigos duros de bater, todo ponto de vida extra que puder causar é indispensável para garantir a vitória.

6. Faça dos veículos seus melhores amigos

Como dito antes, os mapas de Prequel e de Borderlands 2 são mesmo gigantes, por isso percorrê-los a pé pode ser um pouco demorado e até chato. Depois de um tempo você desbloqueia os veículos, o que facilita a exploração dos terrenos e mesmo a coleta de itens.

Outro ponto importante é que os carros podem ser equipados com armas. Alguns até tem munição infinita e sem cooldown, o que é literalmente uma mão na roda!

7. Adote um estilo de jogo para usar bem os Skill Points

Você ganha 1 Skill Point sempre que sobe de nível. Não dá para ter todos os pontos de habilidades desbloqueados e equipados, portanto é inteligente que você estude seu estilo de jogo antes de sair distribuindo pontos aleatoriamente.

Isso porque quando usados da forma correta e mais otimizada, você garante que seu estilo de luta seja melhorado, pois terá as skills voltadas para isso. Portanto se é mais do combate corpo a corpo, não tem por que evoluir em aspectos focados nas armas de fogo, por exemplo.

8. Aprenda a se guiar pelo mapa

O mapinha é seu melhor amigo, pois é uma maneira de você se prevenir em relação a tudo que pode encontrar no caminho. Abismos no chão, inimigos se aproximando, construções, tudo pode ser visto com antecedência no mapa.

Caso queira evitar locais muito cheios de gente e seguir pelos descampados, o mapa ajuda, o que facilita você seguir sua estratégia de jogo.

9. Jogue sempre com amigos

borderlands amigos

O ponto mais divertido da franquia Borderlands é que ela pode ser jogada de forma cooperativa com amigos. Aliás, algumas missões e batalhas são definitivamente quase impossíveis se enfrentadas sozinho. O jogo foi mesmo desenvolvido pensando na parceria.

Até porque cada personagem tem algo único a oferecer para o grupo. Um assassino pode ficar invisível, enquanto a sereia joga inimigos no ar, por exemplo. Fato é que os 4 avatares disponíveis funcionam muito bem quando trabalham em conjunto. Não aproveitar isso é perder o melhor de Borderlands.

10. Saiba dividir o loot com a equipe

Ao mesmo tempo é preciso saber trabalhar em equipe, o que é ainda mais importante em relação aos loots. Todo inimigo dropa itens, munição, dinheiro e outras coisas. Não seja tão ansioso para pegar tudo, pois o ideal é pensar no bem-estar do grupo.

Se você não sofreu danos após uma batalha e houver kits médicos dropados, deixe para quem precisa. Manter toda a equipe forte facilita com que vocês passem com menos dificuldade pelas batalhas.

11. Escolha sua classe com estratégia

Ess dica vale mais para quem realmente vai jogar solo. As quatro classes do jogo, a Siren, o Assassin, o Commando e o Gunzerker têm peculiaridades únicas, e essa escolha deve ser feita baseada em seu estilo de jogo.

O Assassin é ótimo para jogadores mais furtivos, pois pode ficar invisível e se esgueirar por trás dos oponentes. Mas é frágil contra Bosses e contra hordas. O Gunzerker, por outro lado, dá muito dano, pois é um bruto, sendo muito eficaz contra grandes grupos.

A Siren é mais mágica e tem poder de telecinese, enquanto o Commando é perfeito para evitar tomar muito dano, pois é bastante defensivo. Pense bem em qual forma de jogar lhe agrada mais.

12. Colete os Tokens

Nem todos os jogadores de Borderlands 2 ficam sabendo, mas o game tem desafios que podem lhe render bons bônus de stats. Por exemplo: abrir x quantidade de baús ou matar x quantidade de determinado inimigo. Algo que automaticamente vai sendo completado ao longo do game.

Você vai acumulando Tokens por completar os desafios, que podem ser trocados por esses bônus, que podem melhorar sua mira, escudo e vida e outros.

13. Procure os Shift Codes

Borderlands 2 e Pre-Sequel possuem os Shift Codes, que são códigos fornecidos pela criadora do game, a Gearbox. Eles podem ser usados no próprio menu do jogo, e eles desbloquearão skins, armas e outros itens raros.

Tenha atenção, contudo, pois esses códigos são difíceis de achar na internet. E mesmo quando você acha, podem estar desatualizados, pois expiram a cada uma ou duas semanas. Além disso, os códigos do PC e os dos consoles não são os mesmos, portanto é preciso estar atento para não tentar usar um código que não funciona!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.