10 dicas gerais para mandar bem em Stardew Valley


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Stardew Valley tem muita coisa para fazer e para dominar, por isso juntamos 10 boas dicas para você mandar bem no jogo! São ações simples, mas que podem melhorar seu gameplay e fazer com que sua fazenda evolua mais rápido!

1. Comece logo a cultivar plantações

stardew valley plantação

Assim que começar o jogo terá 15 sementes de nabo. Plante-as de imediato e não se esqueça de regá-las com água, senão jamais crescerão. Depois não pare: vá à loja do Pierre e compre mais sementes. Sementes de couve-flor e de batatas são boas opções, pois quando você as colher poderá vender por muito mais.

2. Saiba o que plantar em cada estação

Stardew Valley é bastante realista no sentido de que alguns produtos não vão trazer bom retorno se não forem plantados na estação certa. Nós pensamos nisso e lhe dizemos abaixo quais sementes pertencem a cada estação:

Primavera

Produto Ganhos com venda Onde comprar
Pastinaca 35g Loja do Pierre
Batata 80g Loja do Pierre
Couve-flor 190g Loja do Pierre
Vagem 40g Loja do Pierre
Couve 110g Loja do Pierre
Morango 500g Festival do Ovo

Verão

Produto Ganhos com venda Onde comprar
Lúpulo 25g Loja do Pierre
Mirtilo 50g Loja do Pierre
Pimenta chili 40g Loja do Pierre
Radite 90g Loja do Pierre
Trigo 25g Loja do Pierre
Melão 250g Loja do Pierre
Milho 50g Loja do Pierre
Tomate 60g Loja do Pierre

Outono

Produto Ganhos com venda Onde comprar
Arando 75g Loja do Pierre
Abóbora 320g Loja do Pierre
Uva 80g Loja do Pierre
Alcachofra 160g Loja do Pierre
Couve chinesa 80g Loja do Pierre
Berinjela 60g Loja do Pierre
Inhame 160g Loja do Pierre
Amaranto 150g Loja do Pierre
Sementes raras 3000g Carroça Cigana

3. Escolha a área de plantio com cuidado

Uma abóbora ou um melão podem randomicamente crescer gigantes. Mas isso só é possível se a área de plantio desse tipo de plantação for espaçosa. Portanto quando for jogar as sementes na terra, tenha atenção a esses detalhes. Quanto maior for a colheita, mais dinheiro você tem!

4. Não invista em animais no início do jogo

É muito legal estar cercado de galinhas, de porcos ou de vacas, mas investir em pecuária no início do jogo pode causar prejuízo em sua carteira. Quando chegar o inverno, a grama, comida natural dos animais, não vai crescer rapidamente como cresceria nas outras estações. Você terá de comprar pasto, o que sai 50g. Logo, suas economias vão zerar em um piscar de olhos!

5. Corte madeira e estoque

madeira stardew valley

Plantações em dia? Ótimo: é hora de ir cortar madeira. Madeira é um item muito valiosos e você não deve vender se não precisar de dinheiro imediato. Com ela pode construir novos prédios e ferramentas importantes para o desenvolvimento da sua pequena fazenda!

6. Não se esqueça da ponte na praia

Na parte à esquerda da praia existe uma ponte quebrada. Com 300 de madeira você consegue repará-la, o que dá acesso a piscinas naturais. Todos os dias aparecem animais e itens que pode coletar para vender ao Willy, o pescador. É uma forma bastante útil e fácil de aumentar sua riqueza.

7. Foque nas minas de ouro

No quinto dia da primavera no sue primeiro ano as minas de ouro serão liberadas. Além do próprio ouro em si, que já é algo maravilhoso, lá existem itens de altíssimo valor de venda. São 120 níveis, e quanto mais fundo conseguir chegar, melhores ficam os itens.

Leve todas as ferramentas que puder, inclusive uma escada. Além disso, ganhará uma espada para eliminar as criaturas que espreitam nos cantos escuros da mina. Portanto pode ser bom levar comida para recuperar a energia.

8. Domine a pesca

pesca stardew valley

A pesca é um hobby divertido e que pode render um bom dinheiro. O problema é que no início é uma das atividades mais difíceis de se dominar. Assim que Willy lhe der a vara de pesca, procure por spots na água que estejam borbulhando, pois esses locais costumam ter mais peixes.

Outra dica é lançar a linha o mais longe possível, pois isso garante peixes mais raros. Quando fisgar algo, vai aparecer um ponto de exclamação na tela. Aperte o botão de ação e só solte quando o peixe estiver fora da água, senão poderá perdê-lo.

9. Assista à TV antes de dormir

Sim, isso é importante! Assista ao canal do clima. Ele vai dizer se no dia seguinte vem chuva ou se o tempo estará bom. Assim você consegue planejar o dia, montando a mochila de acordo com o que vai trabalhar. Se for chover, nem vale a pena ir plantar. Vá logo para as minas.

O canal Survival dá dicas para encontrar e coletar bons itens ao ar livre, enquanto o Cooking ensina novas receitas para aumentar seu HP. Por fim, o canal de adivinhação diz se o próximo dia será de sorte ou de azar. Se for de sorte, pesque ou vá para as minas!

10. Melhore sua mochila

Por fim, seu inventário precisa ser aumentado. Inicialmente com capacidade para 12 itens, não dá para muito. Portanto fale com Pierre e invista em duplicar os espaços. Isso será ainda mais útil quando for às minas, pois terá muitos itens que vai querer levar para vender e fazer uma boa grana.

Outros artigos sobre Stardew Valley:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.