Aprenda a fazer 8 dribles eficientes de PES 2020!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Os dribles em PES 2020 estão completamente reformulados! E nós vamos lhe ensinar como fazer as principais fintas. Ao final do artigo ainda lhe daremos algumas dicas para aproveitar o finesse dribbling system em todo o seu potencial e humilhar todos os adversários nos gramados virtuais.

1. Giro 360

O "girinho" é aquele clássico drible que acompanha os jogadores do PES desde o Winning Eleven no PS1. Ele é muito útil para passar batido pelos oponentes e deixar eles comendo aquela poeira. Para fazê-lo é muito simples:

  • Segure R2/RT e gire o analógico direito completamente para o lado que quer que o jogador dê o drible. Depois use o analógico esquerdo para direcionar o jogador e sair da jogada para o lado do campo.

2. Puxada para dentro

A puxada para dentro é um dos mais eficientes dribles do jogo. Ele é capaz de fazer você superar praticamente qualquer adversário se usá-lo no timing certo. O jogador vai puxar a bola para trás e jogá-la para o lado, tirando o marcador da jogada.

Dependendo da forma como você usa os comandos, essa saída do jogador será mais útil ou menos útil. Para fazer essa finta basta:

  • Toque o analógico direito para trás e o analógico esquerdo para qualquer lado.

3. Pedalada

A pedalada é outro drible nuito presente há tempos na franquia, mesmo antes de Robinho popularizá-lo. Não é preciso descrever muito o que essa finta faz, pois todos nós sabemos bem quantas costelas ela é capaz de quebrá-la. Para fazer o movimento deve:

  • Segurar R2/RT e girar o analógico direito em meia lua da direta para a esquerda e da esquerda para a direita rapidamente.

4. Corte

O corte pode ser para dentro e também para fora. Vai depender da sua escolha e da situação de jogo. Basicamente é dar aqueles toquezinhos para o lado que o Messi faz muito e que todo zagueiro sofre. Quem não lembra do que ele fez com Boateng na Champions League de 2015? Para fazer a finta deve:

  • Mover o analógico direito para a frente e o da esquerda para o lado que quiser que a bola vá.

5. Elástico

Dribles elástico pes 2020

O elástico ficou super popular depois de Ronaldinho usá-lo em todos os jogos em que participava. No PES 2020 há dois tipos de elástico. O primeiro é mais firulento, enquanto o segundo é o "tradicional". Veja abaixo cada um!

Elástico firulento

Nesse elástico o jogador passa a bola com o pé bom por trás do pé de apoio. Um drible que vemos alguns jogadores dribladores fazerem na vida real, como CR7, além do próprio Ronaldinho Gaúcho. Para fazê-lo:

  • Coloque o analógico direito em diagonal para cima, enquanto o esquerdo fica em diagonal para baixo. Os sentidos são sempre inversos!

Elástico tradicional

O tradicional é aquele em que o jogador passa a bola do lado de fora do pé para o lado de dentro. Se ele será curto ou longo dependerá do jogador com o qual você dará o drible. Para fazer o drible basta:

  • Mova os dois analógicos no mesmo sentido, mas um diagonal para cima e o outro para baixo.

6. Corta-luz

Drible simples, fácil e rápido de fazer. Exige um timing perfeito, no entanto, senão é perda de posse de bola à toa. Os comandos são:

  • Segurar RT/R2 quando a bola estiver vindo em sua direção. O jogador vai deixar a bola passar e vai correr atrás dela para buscá-la de forma automática.

7. Lambreta

A famosa lambreta ou carretilha é uma assinatura de Neymar. No PES 2020 ela está muito legal, pois alguns jogadores têm animações exclusivas quando fazem essa finta. Para usá-la e destruir o adversário deve:

  • Pressione duas vezes o R3/RS, o analógico da direita. Se fizer em movimento, correndo, será mais fácil. Caso faça parado será bem mais difícil!

8. Chapéu depois de dominar a bola

Um dos dribles mais difíceis de fazer e que pode surpreender até quem faz. Aliás, muitos jogadores o fazem sem querer. O importante é que tente fazê-lo sempre que a bola estiver vindo em sua direção. Para fazer:

  • Pressione o R3/RS, o analógico da direita, quando a bola estiver chegando em você e use o analógico esquerdo para direcionar para onde a bola irá.

Dicas para driblar bem em PES 2020

Dicas para driblar pes 2020

Driblar em PES 2020 tem muito mais a ver com prática do que exatamente conhecimento. Os dribles são efetivos nessa versão do PES, mais rápidos e curtos. Se você internalizar isso, estará em grande vantagem em relação aos outros jogadores online, por exemplo.

Veja outras coisas importantes para ter em mente quanto aos dribles!

Use os analógicos de forma combinada

Os analógicos são a base dos dribles. O esquerdo vai ditar suas ações, enquanto o direito dá o movimento, se ele será curto ou longo. Se você combinar os dois de forma perfeita, conseguirá realizar literalmente fintas velozes que vão deixar para trás os adversários. Muito mais eficazes do que muitos dribles exagerados.

Entenda que cada jogador dribla de um jeito

Não são todos os jogadores que conseguem driblar bem. E entender isso é fundamental. Mas não só. Cristiano Ronaldo dribla de um jeito, Neymar de outro e Messi de um terceiro. São jogadores "únicos" no estilo de drible. E isso afeta a velocidade e a precisão das fintas e toques que dão.

A posição do marcador importa

Vimos acima que alguns dribles exigem que você pense na posição do marcador ou que esteja correndo para serem mais efetivos. Tudo isso importa. Você não dribla por driblar. Dribla para escapar da marcação. E se não levar isso em conta vai falhar e perder a bola de graça.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.