Como instalar o Option File no PES 2020 do PS4


Maurício Amaro
Maurício Amaro

O Option File serve para atualizar elencos, emblemas e uniformes dentro do próprio game usando um arquivo externo. Essa opção existe já desde o Winning Eleven, por isso é uma tradição da franquia.

Mas calma que isso não tem nada de ilegal! Como dissemos acima, isso é permitido pela Konami, embora apenas nas versões PS4 e PC. Neste artigo nós vamos lhe ensinar a baixar e a instalar o Option File do PES 2020, e a partir disso você poderá ter algumas das licenças que faltam no jogo!

Instalar Option File PES 2020
O Option File permite ter todos os times do PES 2020 com suas escalações reais

Passo 1: baixe o Option File

Primeiramente tem de baixar o option file através do seu PC para depois passar num pen drive. Para baixá-lo basta clicar no link. Você será direcionado a uma seção do Google Drive. Lá haverá uma pasta chamada WEPES. Baixe-a para o seu PC.

É muito importante ter certeza de que a pasta em que estão todos os arquivos tem mesmo o nome acima. Depois transfira para um USB formatado em FAT32. Coloque-o no seu PS4 e inicie o PES 2020.

Passo 2: passando os arquivos das competições para o jogo

Vá ao menu Editar. Clique em Gerenciar Informações e depois em Importar/Exportar. Você vai selecionar primeiramente Importar Time. Todas as caixas Select File devem ser selecionadas aqui. É preciso fazer o mesmo em Importar Competições.

Quando isso estiver feito, vá em Acessar Configurações Detalhadas. Selecione para importar os arquivos de imagem de mesmo nome. É isso que fará com que símbolos, escudos e itens do gênero sejam importados para o jogo. Se selecionou todos os arquivos da pasta externa, levará um bom tempo até importar tudo.

Ao finalizar o processo, salve na página de gerenciamento de informações.

Tenha atenção apenas que os símbolos dos torneios precisam ser adicionados manualmente. Para isso basta voltar à seção de Importar Imagens e selecionar Emblemas de Competição. Escolha imagem por imagem, não as pastas!

Após a importação dos símbolos, vá à seção Categoria de Competição para trocar manualmente o símbolo de cada competição.

Passo 3: passando os arquivos dos times para o jogo

Para passar os arquivos dos times o procedimento é quase o mesmo procedimento do Passo 2. No caso, vá ao menu Importar/Exportar e escolha Importar Time. Espere que a lista com todos os arquivos apareça e escolha apenas aqueles que estiverem nomeados como TEDFIX1.TED e TEDFIX2.TED.

Feito isso, acesse as Configurações detalhadas. Selecione para aplicar dados de jogadores e de escalação, bem como para importar arquivos de imagem de mesmo nome. Assim que fizer essa parte, podemos pular para a fase seguinte da importação dos times.

Na seção de importar times, clique no botão quadrado, que selecionará todas as equipes. Aqui há um detalhe: determinadas caixas precisam ser desmarcadas. É o caso das Seleções, que começa com NAT, dos times da Bundesliga, que começa com BUN, os TEDFIX, os times lendários e os times brasileiros, que começam com BR.

O último passo é ir novamente às Configurações detalhadas, marcando importação de arquivos de imagem com o mesmo nome.

Passo 4: arrumando os times brasileiros, a Bundesliga e as Seleções

Agora volte ao mesmo menu do passo anterior e selecione apenas os arquivos que faltaram, com a exceção dos TEDFIX. Na última etapa, nas Configurações detalhadas, marque as caixas que aparecem e confirme.

Depois de feito tudo isso, vá em Editar e em Estrutura de Competição. Em Número de participantes, mude a quantidade de participantes da Bundesliga para 18. Novamente na seção da Estrutura de Competição, vá em Europa. Três times estarão na parte de Outros Times, não em Bundesliga: Leverkusen, Schalke 04 e Bayern de Munique.

As trocas que você fará devem ser:

  • Bayern de Munique no lugar de Marguaparrena
  • Schalke 04 no lugar de Serignaluca
  • Leverkusen no lugar de Trunecan

Agora sim: seu Option File está pronto! É só jogar seu PES 2020 com todas as competições, equipes e escalações originais!

Atualizações do Option File

Esse Option File é apenas um dos primeiros a ser produzido. Ao longo do próximo ano teremos atualizações, com novos arquivos a serem adicionados ao PES 2020. Abaixo você pode ver o que contém no arquivo que você baixou acima:

  • Elencos atualizados do Brasileirão
  • Treinadores, uniformes, escudos, estádios e elencos da Bundesliga
  • Escudos, uniformes, patrocinadores e elencos da LaLiga Santander
  • Elencos da Segunda Divisão Espanhola
  • Escudos, uniformes, patrocinadores e elencos da Premier League
  • Escudos, uniformes e elencos da Serie B Tim
  • Escudos, uniformes, patrocinadores e elencos da Série B Inglesa
  • Elencos dos times de Lendas
  • Elencos e uniformes de algumas Seleções Internacionais da Europa, da América, da Ásia e da África
  • Símbolos das competições presentes no jogo
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.