9 jogos parecidos com Free Fire para jogar no celular


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Fortnite até pode ser um dos mais famosos Battle Royale do mundo, mas no mobile quem manda mesmo é Free Fire. Não é só porque esse título é gratuito, mas porque praticamente qualquer smartphone Android e iOS consegue rodá-lo com tranquilidade. Além disso, Free Fire abriu portas para que outros bons jogos do gênero começassem a surgir para aparelhos celulares.

Neste artigo trazemos justamente os melhores Battle Royale que existem atualmente para mobile. São jogos parecidos com Free Fire, mas com algumas características diferentes e únicas. Por isso se está pensando em procurar algo novo nesse estilo de jogo, fique atento à lista que montamos abaixo.

1. PUBG Mobile

PUBG Mobile

PUBG Mobile veio diretamente dos consoles e dos PCs para os smarphones. Podemos dizer que essa versão tem quase a mesma popularidade que a versão original. Os gráficos são excelentes, e a jogabilidade é muito intuitiva e fácil para todas as pessoas. E o melhor de tudo é que esse jogo é gratuito tanto para Android quanto para iOS.

A premissa se mantém: até 100 jogadores caem de para-quedas em uma ilha. É cada um por si, devendo os jogadores encontrarem seus próprio equipamentos, armas e itens úteis para que possam chegar até o fim da partida vivos. É possível encontrar diversos veículos também, o que aumenta a possibilidade de sobrevivência. Quem for o último em pé ao final, é o grande rei!

Os gráficos não devem em nada aos do título original. Com a Unreal Engine 4, o jogo apresenta-se como super realista. Os detalhes e os efeitos visuais são riquíssimos. É tudo em Ultra HD, com um sistema de áudio imersivo e surround. Tudo isso está disponível para mais de 500 smartphones diferentes.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Jogou a versão para console ou PC
  • Quer um Battle Royale mais clássico

Esse jogo está disponível na Google Play.

2. Rules of Survival

Rules of Survival

Esse é outro jogo que rapidamente caiu nas graças dos jogadores. Também gratuito e disponível para Android e iOS, Rules of Survival segue o padrão dos Battle Royale. É, no entanto, um dos jogos do gênero que mais permite jogadores ao mesmo tempo. O mapa menor permite 120 jogadores, enquanto o maior pode conter até 300 players.

Diferente de outros jogos do gênero, inclusive de Free Fire, Rules of Survival conta com outros modos de jogo dentro do Battle Royale. Dois deles permitem aos jogadores buscarem peças preciosas, como ouro e diamante. São, portanto, chamados de modo Gold e Diamond. Há, ainda, o modo Blitzkrieg, em que o jogador já sai armado com uma pistola, uma mochila e pronto para matar adversários.

Assim como nos demais Battle Royale, o mapa vai gradualmente se fechando conforme os minutos passam. Os jogadores são, portanto, obrigados a se enfrentarem. A ideia de ficar como camper, por exemplo, não funciona muito bem em Rules of Survival. O que dá para fazer é alternar a perspectiva para 1ª ou 3ª pessoa sempre que quiser.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser escolher entre 1ª e 3ª pessoa livremente
  • For do seu interesse outros modos de jogo dentro do Battle Royale

Esse jogo está disponível na Google Play.

3. Knives Out

Knives Out

Knives Out foi desenvolvido com a intenção de ter um dos maiores mapas dos Battle Royale para mobile. Isso é visível pela quantidade de terrenos, paisagens e locais disponíveis para explorar nas partidas. Você pode estar na cidade, assim como pode ir para uma montanha com neve. Há túneis, becos e todos os espaços imagináveis para percorrer.

Como o mapa é enorme, nesse jogo a tensão e a adrenalina são ainda maiores que em outros jogos do gênero. Nunca dá para saber de onde irá surgir um oponente. Isso privilegia vários tipos de abordagem e de combate. Dá para usar sniper de longe, assim como você pode partir para cima dos inimigos na faquinha. A escolha é sua, desde que sobreviva ao final.

O jogo Knives Out permite também o trabalho em equipe. Jogue em dupla, em quarteto ou em quinteto com os modos Duo, Squad e Fireteam. Isso facilita eliminar seus oponentes, já que de 100 jogadores que começam uma partida apenas um sairá vencedor.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quer um mapa enorme, com variados locais para explorar
  • Gostar de Battle Royale em equipe

Esse jogo está disponível na Google Play.

4. Bullet Strike: Sniper Games

Bullet Strike: Sniper Games

Bullet Strike é aquele Battle Royale para quem não tem muito tempo para jogar. Enquanto as partidas em Free Fire costumam durar até 10 minutos, visto que são 50 jogadores, em Sniper Games o máximo de players é de 20. Muitos podem pensar que isso é ruim e pode tornar o jogo chato. Ao contrário, é justamente o que dá mais adrenalina e intensidade a Bullet Strike.

Além disso, como o título sugere, esse Battle Royale é focado no uso de snipers. São variados modelos desse tipo de arma de longa distância. Quem gosta mais do estilo camper, que fica à espera dos inimigos, escondido, vai adorar ficar atrás de algum arbusto à procura de um head shot perfeito.

Além das muitas espingardas de precisão que pode adquirir no jogo, aquelas que você já possui podem ser atualizadas e melhoradas. Armaduras também podem ser adquiridas. Há vários mapas e modos de jogo, que estão em constante atualização. Apesar de não ser um Battle Royale padrão, é um jogo de tiro que proporciona uma experiência bastante parecida.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Não quer um Battle Royale clássico
  • Não se importa em jogar apenas no estilo sniper

Esse jogo está disponível na Google Play.

5. Grand Battle Royale

Grande Battle Royale

Grand Battle Royale é bastante diferente de Free Fire. Primeiro porque ele é visualmente muito parecido com Minecraft. Ou seja, em vez dos avatares realistas que tradicionalmente aparecem nos jogos do gênero, você terá bonequinhos formados por blocos. Essa aparência deixa o jogo divertido, engraçado e não diminui o seu potencial.

Inicialmente ele pode parecer um pouco confuso, mas não é. A jogabilidade é a mais simples possível. Assim como em Free Fire, a sua personagem será transportada para uma ampla arena de batalha. Saltando de para-quedas, deverá em solo procurar por armas, mantimentos, itens, equipamentos e tudo que puder ser útil para sua sobrevivência.

Apesar de haver um mapa, ele é inútil, porque praticamente não dá para enxergar nada nele. O mais difícil é justamente se locomover por aí, visto que os movimentos dos avatares são mesmo muito rápidos. Os controles são sensíveis. Se você ir para frente e quase ao mesmo tempo tentar ir para trás, é possível que o jogo tranque.

As opções de armas são quase as mesmas existentes em Free Fire. As armas brancas, como facas e machados, são mais fáceis de serem manejadas quando o jogador ainda está aprendendo a lidar com Grand Battle Royale. Não que seja difícil mirar com as armas de fogo. O problema delas é que a quantidade de munição fica praticamente invisível o tempo todo.

O único porém do jogo é que ele não roda de jeito nenhum em celulares com baixa velocidade.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Tiver uma boa conexão de internet
  • Quiser um Battle Royale com visual menos realista

Esse jogo está disponível na Google Play.

6. Black Survival

Black Survival

Outra proposta bastante diferente de Battle Royale que não podemos deixar de fora da nossa lista. Black Survival traz apenas 10 jogadores por partida, sendo que cada partida dura até 20 minutos. Esses players são levados a uma ilha deserta, que é dividida entre vinte e duas áreas. É bastante espaço para coletar recursos, armas e equipamentos. Criar suas próprias armas a partir dos recursos obtidos também é uma opção em Black Survival.

O gameplay é bastante diferente daquilo que estamos acostumados a ver em outros Battle Royale. Primeiro que o visual do jogo é como uma animação japonesa. Não há 1ª ou 3ª pessoa, mas sim uma mistura de point and click com um sistema de jogo que permite a tela avançar gradualmente pelos cenários encontrando itens e inimigos.

Por falar em inimigos, o combate é um pouco confuso no início. Os inimigos surgem repentinamente em sua tela e você precisa ser rápido para atingi-lo ou ele o fará. Para tanto, é preciso clicar no botão correspondente a sua arma na tela. Há 7 tipos diferentes de armas, divididas entre armas brancas e armas de fogo.

O jogo estimula o jogador a caçar animais enquanto explora as áreas. A partir deles pode-se obter recursos para fazer novas armas e itens, além de subir de nível. Algumas áreas começam a ser fechadas conforme o tempo vai passando, algo que em Free Fire, por exemplo, é bem comum. No fim, quem for o único sobrevivente é o vencedor.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser um Battle Royale muito diferente do padrão
  • Gostar de desenhos animados japoneses

Esse jogo está disponível na Google Play

7. Vast Survival

Vast Survival

Vast Survival surpreende por apresentar um dos visuais mais realistas de todos os jogos desta lista. Para um game completamente gratuito, isso é bastante positivo. É focado tanto no modo competitivo quanto no modo cooperativo. O objetivo não é nada de novo para quem é fã do gênero: começar em um mapa com inimigos para matar, porém sem quaisquer objetos para fazer isso.

Em Vast Survival, aliás, você começa sem roupas. É preciso ir atrás de vestes também, além das armas, embora você possa andar praticamente pelado se quiser. Um recurso muito interessante do jogo é a opção de construir paredes em volta de si mesmo, de modo a se proteger dos outros 24 jogadores que querem lhe matar.

Esse jogo tem um sistema de comandos bastante intuitivo, embora mirar seja um pouco complicado e nem sempre funcione. Além disso, é um jogo que exige que o seu celular seja um pouco acima do intermediário. Vast Survival busca se aproximar muito de jogos para PC ou para console. Ainda que não consiga isso, acaba prejudicando aqueles que não um smartphone muito bom.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Tiver um celular um pouco acima da média
  • Quiser um Battle Royale para mobile com gráficos realistas

Esse jogo está disponível na Google Play.

8. Radiation Island

Radiation Island

Esse jogo traz aos jogadores uma experiência dupla. Há o nosso conhecido modo Battle Royale, que é o multiplayer, contudo há um modo single player, focado apenas na sobrevivência em uma terra infestada por zumbis. O interessante é que os dois modos se conectam bem, sendo que é obrigatório que você jogue primeiro a modalidade para apenas um jogador.

O modo single player serve como uma espécie de tutorial. É nele que você pegará as "manhas" de como coletar recursos, criar suas próprias armas e mesmo construir fortificações. Assim como em Vast Survival, construir pequenos edifícios para se abrigar não só é possível como é recomendado. Além disso, dá para caçar, pescar e lidar com animais selvagens e ferozes. Se você sobreviver a todos os desafios do single player, pode avançar para o Battle Royale.

Se você chegou ao multiplayer é porque é digno de enfrentar outros jogadores online. Aqui é tudo o que você já sabe: matar todos os demais players e sobreviver como o único jogador. Nessa arena de batalha deverá enfrentar também alguns elementos naturais que jogam contra você.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser um Battle Royale com fortes elementos de sobrevivência
  • Desejar ter modo single player junto de um Battle Royale

Esse jogo está disponível na Google Play.

9. Last Battleground: Survival

Last Battleground: Survival

Nosso último nome da lista é mesmo de peso. Uma de suas maiores inovações em relação a outros Battle Royale é o fato de que você pode usar robôs a seu favor. Por isso se você procurava um jogo com a improvável mistura entre Free Fire e Titanfall, acabou de achar.

São 40 players reunidos em uma arena de batalha. Assim que cair na ilha, deverá explorar essa arena em busca de tudo que puder usar a seu favor. Elimine os demais oponentes e comemore a vitória como único sobrevivente. Os controles são bastante simples, com poucas opções de interação. Não espere encontrar dificuldades nesse sentido.

Para poder controlar robôs, deverá jogar no modo Apocalipse Mech. Assim que você conseguir preencher uma barra específica, estará apto a invocar essas máquinas. Montado nelas ficará muito mais fácil eliminar os oponentes. Last Battleground: Survival permite batalhas solo, assim como em duplas ou em grupo.

O jogo ainda roda muito bem em celulares mais antigos, sem comprometer muito os gráficos. Caso você ache que está com algum tipo de travamento, pode manualmente diminuir a melhoria gráfica. Esse jogo é gratuito, mas está disponível apenas para Android.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quer uma mistura entre Titanfall e um jogo Battle Royale
  • Tem um celular menos potente, mas não quer deixar de jogar esse tipo de game

Esse jogo está disponível na Google Play.

Conheça os 5 melhores emuladores do Android para PC fraco!

Veja 10 jogos parecidos com Fortnite.

Saiba quais são os 10 Battle Royale para PC fraco que deve jogar agora!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.