Conheça os 10 simuladores mais divertidos para jogar no PC


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Para quem gosta de jogar simuladores, existem dezenas de boas opções, principalmente para PC. Temos desde aqueles que permitem ser motoristas de ônibus aos que convidam o jogador a comandar uma cidade inteira. Com tanta variedade, pode até ficar difícil escolher qual jogar primeiro. Por isso neste artigo listamos para você os melhores títulos do gênero! Confira!

1. SimCity 2013

SimCity 2013
Tenha a melhor cidade do mundo em SimCity 2013

O primeiro da lista não poderia ser outro. Afinal, os jogos da franquia SimCity marcaram diversas gerações com a premissa de construir e gerenciar uma cidade inteira. A última versão para PC foi lançada em 2013, tendo sido conhecida na época como um reboot da série.

Apesar de ter recebido algumas críticas negativas por exigir conexão constante à internet, SimCity 2013 é um dos melhores jogos da franquia. Pela primeira vez permite estradas com curvas, além de ter zonas que se adaptam aos formatos dessas estradas.

Todas as cidades e zonas das cidades são ligadas por redes de transporte, como na vida real. Há, portanto, hidrovias, rodovias e ferrovias, além de aeroportos. Toda poluição gerada pelos veículos é visível no ar, com grandes detalhes.

Um dos pontos mais positivos de SimCity 2013 é o fato de que simula com grande fidelidade aspectos do mundo não virtual. Os infográficos das cidades, por exemplo, são baseados no Google Maps.

Outro ponto nesse sentido é que determinados recursos, como carvão, são finitos. Ou seja: uma cidade que baseia sua economia em um recurso finito, tende a ruir quando esse recurso acaba. Além disso, é preciso levar em consideração que há uma economia global, o que faz com que o mercado e os preços das matérias-primas esteja sempre em flutuação.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Desejar uma experiência muito real e complexa em relação ao gerenciamento de uma metrópole
  • Interessar-se por jogos mais sérios e políticos

Conheça SimCity Build It e veja as melhores dicas do game!

2. The Sims 4

The Sims 4 PC
Viva as partes boas e as partes ruins das vidas de seus Sims

The Sims 4 simula a vida dos moradores das cidades de SimCity, o que torna TS4 ainda mais interessante. Seguindo a mesma ideia dos demais títulos da franquia, ele traz um gameplay divertidíssimo para quem quer controlar um avatar da infância à morte, com todos os desafios e prazeres que a vida humana oferece.

Pela primeira vez na série as emoções têm papel fundamental no jogo, além de os Sims agora serem capazes de realizar duas tarefas ao mesmo tempo. Ou seja: você pode comer um sanduíche enquanto assiste a um programa na televisão.

A funcionalidade que permite criar seu avatar foi remodelada para permitir opções quase infinitas de criação. Agora cada parte do corpo pode ser literalmente moldada, como se fosse argila, para que seu Sim se pareça mesmo com você.

Entre jogo base e expansões, existem atualmente 13 mundos diferentes nos quais é possível jogar. Além das expansões, existem os pacotes de itens especiais e temáticos, para tornar a experiência dos jogadores ainda mais personalizada.

Mesmo oferecendo ótima variedade de conteúdos, The Sims 4 recebeu muitas críticas negativas dos usuários. Muitos reclamaram que funcionalidades clássicas, NPCs famosos e ferramentas de versões anteriores não estavam presentes nessas versões. Por isso a EA tem lançado frequentemente atualizações para atender às demandas dos jogadores.

Você deve jogar esse jogo se:

  • For fã incondicional da série The Sims
  • Gostar de jogos que simulam a vida humana

Veja dicas essenciais para se tornar um mestre em The Sims 4!

3. Fallout Shelter

Fallout Shelter PC
Experimente as dificuldades da vida em um bunker nuclear em Fallout Shelter

Um pouco diferente do que normalmente se entende por simulação, Fallout Shelter convida os jogadores a gerenciarem um bunker nuclear. É uma proposta spin-off da franquia, muito semelhante a jogos de estratégia como o Hustle Castle.

A ideia é coletar e administrar recursos, abrigar e comandar moradores e fazer com que o abrigo nuclear prospere. É preciso construir e evoluir cômodos especializados, enviar coletores a uma terra devastada e enfrentar invasores. Dessa forma, estão inclusas diversas armas, armaduras e itens para facilitar movimentos ofensivos e defensivos.

O ponto mais positivo de Fallout Shelter é ele ser gratuito. A experiência é muito divertida e rende horas sem fim de diversão. Como não é exatamente um jogo linear, com um final estabelecido, é possível literalmente jogá-lo continuamente por meses inteiros!

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar da franquia Fallout
  • Interessar-se por simuladores com administração de recursos

Confira as melhores dicas para mandar bem em Fallout Shelter!

4. Farming Simulator 19

Farming Simulator 2019 PC
Tenha os melhores animais e as melhores colheitas em Farm Simulator 19

A edição 2019 do melhor simulador de agricultura para PC está muito boa e é certamente a mais completa de todas. Em relação aos jogos anteriores, está com um motor gráfico mais potente, o que permite mais realismo e detalhes em sua fazenda. O jogo é tão conceituado que já existe uma competição de e-sports, a Farming Simulator League, conhecida como FSL.

Uma inovação da versão 2019, ao compararmos aos títulos prévios da série, é a adição da criação de cavalos. Agora é possível criar, domar e cavalgar esses belíssimos animais. Além deles, mantém-se a criação de gado, de porcos e de galinhas. Já em termos de plantação, foi adicionada a colheita de algodão àquelas já existentes.

Um ponto muito legal de Farming Simulator 19 é sua extensa lista de máquinas de agricultura. São mais de trezentas opções no total, contando com a presença de muitas marcas reais. Na última edição foi adicionada uma das mais famosas, a John Deere!

Você deve jogar esse jogo se:

  • Sempre quis saber como é ser um fazendeiro
  • Já jogou títulos prévios dessa franquia

5. Project Cars

Project Cars PC
O ponto forte de Project Cars e seu realismo

Project Cars já está em sua segunda edição, mas é a primeira e a original que rouba a cena quando o assunto é simulador de direção. Afinal, na época de seu lançamento, em 2015, reinava como único título do gênero. E mesmo com um orçamento baixíssimo, ofereceu e oferece uma ótima experiência para quem gosta de desafios nas pistas virtuais.

Apesar de ter poucos carros e de contar com ausências de montadoras importantes, como a Honda e a Toyota, podemos considerar Project Cars um sucesso. O gameplay é mesmo complexo, difícil e exige muita dedicação dos jogadores para ser dominado. Principalmente porque cada carro e cada categoria de carro exige um tipo de direção diferente.

Nesse sentido, o jogo é muito bem-sucedido no quesito simulador de direção. Só falha por não ter um sistema de progressão individual e de carreira muito bem organizado ou definido. Porém em termos gráficos e sonoros, a experiência é incrível. Principalmente se usar um headset e um volante quando estiver dirigindo.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser uma experiência de direção muito próxima do real
  • Estiver preparado para desafios extremos em relação à jogabilidade

Veja os 5 melhores jogos de corrida do PS4!

6. Everest VR

Everest VR PC
Everest VR é uma experiência única na realidade aumentada

Ok, é preciso de um óculos de realidade aumentada para jogar Everest VR, mas acredite: vai ser uma experiência única na sua vida. Não há muito que possamos falar a respeito desse título a não ser que ele permite aos jogadores enfrentarem todos os desafios de tentar chegar ao pico mais elevado do planeta.

O caminho dos alpinistas passa por locais famosos. O acampamento-base está lá, fielmente retratado. Depois dele a próxima parada são as quedas de gelo de Khumbu, com todos os perigos que elas representam.

Já o acampamento 4 é uma das paradas obrigatórias para quem quer dar uma descansada. O Passo de Hillary é a última parada antes do topo, se você sobreviver. E o pico, reservado apenas aos melhores e mais preparados, é onde termina Everest VR.

Cabe acrescentar que você pode morrer por diversas causas. Além de uma terrível queda, é possível morrer de frio, ter edemas pulmonares ou cerebrais, entre outras coisas. Para contrapor às possíveis tragédias, o caminho é recheado de referências a alpinistas históricos que tentaram conquistar o Evereste.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar da experiência com VR
  • Quiser um simulador bastante realista sobre alpinismo

7. Surgeon Simulator

Surgeon Simulator PC
Vai deixar Donald Trump morrer no bloco cirúrgico?

Como o nome sugere, aqui você assume o comando de um cirurgião ou de uma cirurgiã. Completamente em primeira pessoa, sua missão é atuar nas mais diversas cirurgias. Desde àquelas mais "simples", como a remoção de um apêndice, às mais complexas, como um transplante de coração.

Conforme você progride no jogo, terá acesso a novas experiências cirúrgicas. Poderá sair do bloco do hospital para uma ambulância em movimento, por exemplo. Se estiver preparado, será levado ao espaço para realizar um procedimento cirúrgico em um astronauta.

Todas essas experiências caracterizam Surgeon Simulator como um jogo desafiador e cheio de adrenalina. Há pelo menos quatro expansões, sendo apenas uma delas pagas. Elas adicionam novas histórias e possibilidades, como cirurgias bucais e oculares.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Tiver interesse por medicina ou áreas afins
  • Gostar de jogos cheios de adrenalina

8. Flight Simulator X: Steam Edition

Flight Simulator X: Steam Edition PC
Voe por todo o mundo nas aeronaves mais incríveis

Flight Simulator X é um clássico dos simuladores, tendo sido lançado em 2006. Sua versão Steam Edition, de 2014, remasterizou o original e trouxe a possibilidade de viajar para 24 mil destinos diferentes. Isso enquanto você controla as aeronaves mais famosas do planeta, entre Boeings, bimotores e mesmo helicópteros.

O gameplay está fascinante nessa versão da Steam. Você define as condições de voo, como hora, clima e estação do ano. Escolhe um dos 24 mil aeroportos de todo o planeta, sua aeronave e o seu destino. A viagem pode ser rápida e doméstica, assim como ser internacional e demorada.

Uma opção muito divertida de Flight Simulator X: Steam Edition é deixar o jogador decidir entre ser piloto, co-piloto ou controlador de voo. Como se isso não fosse suficiente, é possível participar de competições aéreas famosas, como o Red Bull Air Race.

Por fim, escolha entre ser piloto comercial, de carga ou de resgate e salvamento, realizando mais de 80 missões que lhe farão se tornar um dos mais experientes pilotos do mundo.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de aeronaves e de jogos com aviões
  • Quiser uma simulação muito completa em relação pilotar diversas aeronaves

9. Euro Truck Simulator 2

Euro Truck Simulator 2 PC
Prepare-se para as paisagens lindas de Euro Truck Simulator 2

Quem nunca sonhou em pegar um caminhão e sair dirigindo por todo um continente? Pois bem: Euro Truck Simulator 2 possibilita aos jogadores dirigirem por 77 cidades de 13 países europeus. Inicialmente você faz apenas missões rápidas, levando cargas leves para cidades mais próximas da sua.

Esse, aliás, é um detalhe importante: no início é preciso escolher em qual cidade irá começar a trabalhar e por qual empresa será contratado. Essa empresa lhe cobrirá todos os gastos com suas entregas, sejam eles relacionados a combustível, a pedágios, a acidentes, a multas e a reparos.

Posteriormente, após juntar dinheiro, é possível comprar o próprio camiNhão. A partir disso temos a parte mais divertida do jogo, que é criar sua própria transportadora. Todos os gastos com seu caminhão ou com sua frota saem sempre do seu bolso. Pagar os salários dos motoristas que contrata também é uma preocupação que deve ter se abrir uma empresa.

Esse é um jogo fantástico para quem se interessa pela profissão de caminhoneiro. Euro Truck Simulator 2 é o simulador perfeito para quem quer se aprofundar em todos os aspectos da vida de quem transporta cargas por rodovias. Desde a direção nas estradas à administração de uma empresa, há muito para aprender e para fazer nesse game.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Quiser experimentar a vida de caminhoneiro
  • Interessar-se por gerenciar as finanças de uma empresa

10. Top Eleven 2019

Top Eleven 2019 PC
É a sua vez de ser o "Professor"!

Por fim, Top Eleven 2019. Esse é o melhor simulador de técnico de futebol que existe atualmente. Contudo, além de atuar como o "Professor", é necessário gerenciar outros aspectos do seu clube, como o dinheiro total da instituição.

Cuidando bem das finanças, dá para investir em melhorias de todos os setores do clube. O jogo permite a personalização dos uniformes, do estádio e da área vizinha a sua arena. Escolher os onze iniciais, a formação da equipe, os suplentes, cuidar das categorias de base, treinar os jogadores e ainda contratar novos players também é sua tarefa.

Sua missão, portanto, é elevar seu clube à glória. Para isso, deve enfrentar a inteligência artificial do game, mas principalmente outros jogadores online. Dessa forma você obtém mais dinheiro, mais fama e consegue contratar os melhores nomes para o seu plantel.

Você deve jogar esse jogo se:

  • Gostar de jogos de esporte, principalmente de futebol
  • Quiser uma experiência como treinador
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.