A cronologia com todos os jogos de God of War!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Neste artigo trazemos a cronologia dos jogos de God of War para você, explicando, em resumo, como a jornada do Fantasma de Esparta se desenvolve desde o início, na Grécia, até chegar à Noruega e à mitologia nórdica. A saga começou no Playstation 2, em 2005, e chegou ao PlayStation 4 com 7 jogos!

God of War: Ascension

God of War: Ascension

  • Lançamento: 12 de março de 2013
  • Plataforma: PlayStation 3
  • Localização na franquia: Ascension se passa 6 meses depois de Kratos ter matado sua esposa, Lysandra, e sua filha, Calliope. Começa, portanto, 10 anos antes do primeiro God of War lançado.

Em Ascension Kratos se nega a continuar servindo Ares após o deus da guerra tê-lo forçado a matar sua família. Ares não perdoa a traição e manda as 3 Fúrias punirem o espartano para forçarem-no a voltar a servi-lo. Durante todo o jogo Kratos é assombrado por visões de sua família morta.

O Fantasma de Esparta se une a Orkos, filho de Ares e Alecto, rainha das Fúrias, para matar as 3 criaturas e se livrar do juramento que fez ao deus da guerra. Ao final do jogo, Kratos inicia uma jornada de 10 anos servindo os deuses para se livrar dos pesadelos que tem com seu passado.

God of War: Chains of Olympus

God of War: Chains of Olympus

  • Lançamento: 4 de março de 2008
  • Plataforma: PSP
  • Localização na franquia: Chains of Olympus cobre os 10 anos de Kratos entre Ascension e o primeiro God of War, quando o espartano realiza trabalhos para os deuses do Olimpo.

Encontramos Kratos em meio a um de seus trabalhos para os deuses. É enviado para Ática para derrotar o exército Persa. Ao fim da batalha, descobre que o deus-sol Hélio foi aprisionado por Morfeu, deus do sono, e sua missão é libertá-lo, devolvendo a luz aos deuses e à humanidade.

Nessa jornada Kratos chega muito perto de recuperar sua humanidade e de poder viver lado a lado com sua filha para sempre, nos Campos Elíseos. Contudo descobre-se mais uma vez enganado pelas divindades, sendo obrigado a viver eternamente como Fantasma de Esparta, pois o destino do mundo está nas suas mãos.

O sacrifício de Kratos leva-o ao desejo de vingança em relação ao Olimpo, e o jogo termina onde começa God of War.

God of War

god of war 1 ps2

  • Lançamento: 22 de março de 2005
  • Plataforma: PlayStation 2, PlayStation 3 e PS Vita
  • Localização na franquia: God of War foi o primeiro jogo lançado e traz Kratos em busca de redenção, querendo se livrar dos pesadelos que tem com sua família.

Começamos no topo de um abismo, com Kratos pronto para pular. O gameplay ocorre 3 semanas antes desse momento. Ares manda Kratos destruir Atenas, e a deusa Atena pede que ele poupe seu povo e mate Ares. Kratos concorda se os deuses o livrarem de seus pesadelos.

Ao longo do jogo o espartano busca a Caixa de Pandora, que possui o poder de derrotar um deus. Depois de diversos infortúnios, Kratos finalmente consegue abrir a caixa e mata seu antigo mestre. Os deuses, no entanto, negam atender o pedido de Kratos, mantendo-o preso aos seus pesadelos.

O jogo termina com o espartano pulando no abismo e sendo resgatado por Atena, que lhe concede o trono de deus da guerra.

God of War: Ghost of Sparta

God of War: Ghost of Sparta

  • Lançamento: 2 de novembro de 2010
  • Plataforma: PSP
  • Localização na franquia: o jogo está um pouco antes de God of War II, quando Kratos resolve buscar seu passado e descobre que seu irmão, Deimos, está aprisionado no mundo dos mortos.

Acompanhamos Kratos em uma aventura em busca de sua família perdida. Ele encontra sua mãe, Callisto, em Atlantis, que pede que ele salve seu irmão das garras do deus da morte, Tânatos. Kratos é obrigado a matar sua mãe, que se transforma em um monstro, mas antes revela a ele a identidade de seu pai, Zeus.

Kratos finaliza sua aventura encontrado Deimos no submundo, que acaba sendo morto por Tânatos. O espartano destrói o deus da morte, recebendo de Atena a oferta de ser um deus completo, o que Kratos recusa. O jogo termina com ele sentado em seu trono, planejando a destruição completa do Olimpo.

God of War II

god of war ii

  • Lançamento: 13 de março de 2007
  • Plataforma: PlayStation 2, PlayStation 3 e PS Vita
  • Localização na franquia: a história se passa 13 anos depois do primeiro God of War, e Kratos só encontra alívio para seus pesadelos batalhando e invadindo cidades por toda a Grécia.

O jogo começa com Atena pedindo que Kratos pare de invadir cidades gregas, pois os demais deuses estão furiosos. Kratos se nega e desce do Olimpo para Rhodes, para batalhar com seus espartanos pela posse da cidade. Zeus em pessoa impede isso, matando Kratos e enviando-o ao mundo dos mortos.

Kratos é salvo pela Titã Gaia, que envia-o em uma missão para matar as Irmãs do Destino, podendo voltar ao momento em que Zeus o matou. Kratos consegue e quase mata Zeus, que é salvo por Atena, que se sacrifica por seu pai. Kratos une-se aos Titãs, trazendo-os do passado, e todos começam a subir o Olimpo, iniciando God of War 3.

God of War III

god of war 3 ps3

  • Lançamento: 16 de março de 2010
  • Plataforma: PlayStation 3 e PlayStation 4
  • Localização na franquia: o jogo está imediatamente após os eventos de God of War II, em que Kratos e os Titãs estão subindo o Olimpo para derrotar os deuses.

Kratos chega a sua máxima aventura em busca de vingança contra o Olimpo. Ele precisa novamente do poder de Pandora, para conseguir destruir Zeus para sempre. Em seu caminho extermina diversos deuses e semideuses, chegando finalmente à batalha final, em que o Pai do Olimpo encontra seu fim.

Ao final do jogo vemos Kratos se matar com a Blade of Olympus, tendo, na cena pós-crédito, a sugestão de que na verdade o espartano está vivo.

God of War

God of War

  • Lançamento: 20 de abril de 2018
  • Plataforma: PlayStation 4
  • Localização na franquia: primeiro jogo fora da mitologia grega. Não se sabe como Kratos vai parar na Noruega antiga, em Midgard, localizando-se na mitologia nórdica.

No último God of War Kratos e seu filho, Atreus, partem em uma jornada para jogar as cinzas de Faye, mãe de Atreus e segunda esposa de Kratos, do ponto mais alto dos 9 reinos. Nessa missão Kratos precisa se reconciliar com seu passado e ser um pai e mentor para o jovem garoto.

Nessa aventura, encontramos diversos deuses e criaturas da mitologia nórdica, além de referências a essa mitologia. O jogo termina com a missão cumprida, mas com a certeza de que teremos uma continuação, pois Thor, deus do trovão, está enfurecido com Kratos e Atreus.

Confira também:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.