PS4 Pro vs. PS4: qual o modelo ideal para você?


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Com o inevitável lançamento do PlayStation 5, o preço do PlayStation 4 certamente irá baixar. Dessa forma é esperado que muitas pessoas comprem esse console. Se você é uma dessas pessoas, mas quer saber quem vence a batalha PS4 Pro vs. PS4, veio ao artigo certo! Vamos esclarecer qual você deve comprar e por quê!

PlayStation 4 e Slim: especificações

Desde o primeiro PlayStation a Sony lança versões alternativas de seus consoles. Normalmente a primeira é fisicamente maior, enquanto a segunda é menor e traz algumas melhorias pontuais. Na maioria das vezes os gamers nem notam muita diferença nesses casos.

Quanto à dupla PlayStation 4 e o PS4 Slim, muito pouca coisa mudou. Essas mudanças de forma algum alteraram o poder de CPU e de GPU do Slim em relação ao seu antecessor. A principal diferença é que a versão menor é comercializada com 1 TB de disco rígido. A primeira é vendida apenas com 500 GB.

PlayStation 4 (2013) PlayStation 4 Slim (2016)
CPU 1.6GHz 8-core AMD Jaguar 1.6GHz 8-core AMD Jaguar
GPU 1.84 TFLOP AMD Radeon 1.84 TFLOP AMD Radeon
Memória RAM 8GB GDDR5 8GB GDDR5
HDR Sim Sim
4K Não Não
Memória Interna 500 GB 500 GB e 1 TB
USB USB 3.0 (2x) USB 3.1 (2x)
WiFi 802.11b/g/n Wi-Fi (2.4GHz only) 802.11a/b/g/n/ac Wi-Fi (2.4GHz & 5.0GHz)
Bluetooth 2.1 4.0

PlayStation 4 Pro: especificações

O PS4 Pro é considerado um console de meia geração, assim como Slim. Aliás, ambos foram anunciados juntos, em 2016. Essa versão, contudo, é mais potente. Tanto sua CPU quanto sua GPU foram melhoradas, além de ter sido integrado ao Pro a tecnologia 4K. A memória RAM é a mesma, mas há 1 GB dedicado inteiramente a apps que não são jogos, como Spotify.

Veja as especificações do PS4 Pro:

PlayStation 4 Pro (2016)
CPU 2.1GHz 8-core AMD Jaguar
GPU 4.2 TFLOP AMD Radeon
Memória RAM 8GB GDDR5 & 1GB
HDR Sim
4K Sim
Memória Interna 1 TB
USB USB 3.1 (3x)
WiFi 802.11a/b/g/n/ac Wi-Fi (2.4GHz & 5.0GHz)
Bluetooth 4.0

Comparações entre os modelos do PS4

Se você não compreende muito bem as especificações do console, poderá ter dificuldade em entender qual a real diferença entre um console e outro. Em primeiro lugar você precisa compreender que os TFLOPs ou Teraflops são o equivalente aos cavalos em um carro. Ou seja, é a potência real do processador do videogame.

Como pode ver, de fato o processador do Pro é quase o triplo do PlayStation 4 normal. Mas o que isso significa na prática? Na prática quer dizer que os desenvolvedores de jogos podem melhorar não só a resolução de seus jogos com o Pro, mas também dar aquele boost nos detalhes.

Luzes, sombras, expressões faciais, tudo fica mais realista no Pro. Isso garante gráficos mais suaves, além de fazer com que não se perca performance por isso. Porém a Sony exige dos estúdios que os jogos rodem da mesma maneira em todos os 3 consoles do PlayStation 4.

A principal diferença percebida é nos efeitos de luz. Raios solares, luzes de velas ficam muito mais reais e bonitas no PlayStation Pro. Os próprios detalhes dos cenários, como rochas, montanhas e mesmo as nuvens no céu ficam melhor renderizadas.

Com maior poder de renderização, os estúdios conseguem criar jogos com mundos mais detalhados e amplos. Tudo sem deixar os jogos lentos e com telas de loading quase infinitas. Exemplo de Assassin's Creed Odyssey, que no PS4 normal demora muito em telas de carregamento.

O 4K nativo do PS4 Pro... Não é nativo?

Isso ainda causa muita polêmica no mundo gamer. Para responder a essa pergunta vamos ao fato de que um PC gamer com 4K nativo custaria muito mais ao seu bolso do que um PS4 Pro. Por isso, falando tecnicamente, não, o 4K do Pro não é nativo. Em jogos muito pesados, como Red Dead Redemption 2 visto acima, o 4K nem mesmo aparece.

Mas a diferença é mínima! O PS4 Pro chega a linhas de 3,200 por 1,800 e se aproxima muito do 4K. A Sony empregou uma tecnologia que faz com que a subida da resolução seja ágil. É preciso ter um olho MUITO treinado para perceber a diferença.

HDR e 4K sem uma TV para isso é perda de dinheiro

HDR significa High Dynamic Range e basicamente é uma tecnologia usada para tornar as imagens mais brilhantes, nítidas e detalhadas. Em conjunto com o 4K pode deixar os jogos ainda mais bonitos e suaves. O problema é se você não tem uma televisão que suporte essas tecnologias.

Um PlayStation Pro em uma televisão "padrão", sem HDR e 4K, apresentará gráficos idênticos aos apresentados pelo PS4 normal. Por isso caso você não possa adquirir uma TV com essas tecnologias embutidas, talvez não valha muito a pena comprar um Pro.

Tamanho e dimensões físicas

Pensar nesse aspecto é fundamental. Nem todo mundo tem uma sala de jogos ampla para instalar um console. Por isso antes de optar por um dos modelos do PlayStation 4, considere os tamanhos:

  • PlayStation 4: 27.5 x 30.5 x 5.3cm
  • PlayStation 4 Slim: 26.5 x 28.8 x 3.9cm
  • PlayStation 4 Pro: 29.5 x 32.7 x 5.5cm

No geral, o Pro é 20% maior do que o primeiro console e quase 80% maior do que o Slim.

Jogos que ficam melhores no PS4 Pro

Comparação PS4 e PS4 Pro
Exemplo do jogo Horizon: Zero Dawn em 3 modelos do PS4

Nem sempre conseguimos notar uma evolução nos jogos de um console para o outro. Lembramos que depende muito de cada título. Os desenvolvedores dos estúdios utilizam a sua maneira o poder do Pro a sua disposição.

De qualquer forma, vamos esclarecer abaixo quais jogos ficam melhores na versão mais potente do PS4:

  • Battlefield 1
  • Hitman
  • Horizon: Zero Dawn
  • Resident Evil 7: Biohazard
  • Rise of The Tomb Raider
  • The Last Guardian
  • The Last of Us Remastered
  • The Witcher 3: Wild Hunt
  • Watch Dogs 2

Conclusão: qual modelo comprar?

Nós temos 3 respostas a essa pergunta.

Resposta 1: a primeira delas é: se você tem um PlayStation 4 ou PlayStation Slim e uma televisão com 1080p, esqueça a ideia de fazer um upgrade de modelo. A não ser que decida comprar uma televisão com 4K, não vale a pena gastar dinheiro no Pro, pois será desperdício de dinheiro e de potencial do console.

Resposta 2: agora se você tem um modelo padrão do console e tem uma televisão 4K, ok, compre o PS4 Pro. Os gráficos, a resolução, os detalhes e mesmo o som ficam muito melhores com a combinação Pro + TV 4K + TV HDR. O detalhe do HDR é muito importante. Se a televisão não tem essa tecnologia, então não adianta fazer o upgrade.

Resposta 3: caso não tenha um PlayStation 4, nem uma TV 4K, aconselhamos a ir de Pro. O Pro mesmo sem uma televisão perfeita para ele dá uma mudança ao visual dos jogos. Mesmo que não desse, a velocidade dos games fica maior. A performance é consideravelmente melhor.

Mas claro: se você não pode pagar por um Pro, não desanime. Tanto o PS4 original quanto o Slim são ótimos modelos e vão lhe trazer maravilhosos momentos de diversão!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.