Os 21 melhores jogos de tiro offline para PC (2020)!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

O gênero de jogos de tiro é um dos mais movimentados da indústria dos games, contando com inúmeros títulos de peso voltados para todos os gostos. Nesse artigo, resolvemos focar naqueles que podem ser jogados offline sem nenhum prejuízo da qualidade. Aqui você encontrará jogos de tiro de todas as temáticas, além de títulos perfeitamente rodáveis em PC fraco.

Atenção: a maioria dos jogos da lista abaixo possuem algum tipo de modo multiplayer, alguns, inclusive, de grande destaque. No entanto, o foco aqui é na qualidade da experiência offline, que acaba sendo, na maioria das vezes, a campanha.

Borderlands 2

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2012
  • FPS / RPG

Um dos jogos de tiro mais sugeridos no Liga dos Games, Borderlands 2 ainda é considerado o melhor título da sua franquia apesar de já contar com uma sequência. O game é conhecido por combinar muito bem a ação típica dos FPS com vários elementos de RPG. Seu diferencial, no entanto, fica por conta da história original e da identidade visual e personagens cativantes.

Doom Eternal

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2020
  • FPS de horror

O título mais recente da franquia mais demoníaca entre os jogos de tiro. Doom Eternal não inova muito já que segue os moldes de todos os jogos anteriores, mas conta com gráficos mais bem trabalhados e exige um nível um pouco maior de estratégia do que seus antecessores. É claro, a ação frenética continua a mesma.

Call of Duty: Modern Warfare 2

COD Modern warfare 2

  • Ano de lançamento: 2009
  • FPS

Não existe lista de melhores jogos de tiro sem Call of Duty. Mesmo com modos offline de grande destaque, as campanhas offline de COD entregam tudo o que os fãs do gênero podem esperar. No caso de Modern Warfare 2, o jogo quebrou recordes de número de jogadores mesmo antes de ser remasterizado. Um jogo completo e indispensável para qualquer fã de FPS.

Metro Exodus

Jogos de tiro offline para PC

  • Ano de lançamento:
  • FPS de horror e sobrevivência

Metro Exodus se passa no ano 2035 após o mundo ter sido devastado por uma guerra nuclear. O cenário é a antiga Federação Russa, e os jogadores precisam enfrentar tanto humanos hostis quanto espécies de zumbis deformados resultantes do evento apocalíptico. Além dos vários elementos de stealth, o jogo também possui um sistema de craft em que podemos combinar itens encontrados no mapa para montar equipamentos e armas.

Gears 5

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2019
  • Tiro em 3ª pessoa

Assim como Call of Duty, Gears 5 é um jogo que consegue entregar muita qualidade tanto online quanto offline. O game conta com uma campanha exemplar cheia de conteúdo, ação violenta e frenética, alguns elementos de RPG, quests secundárias e uma história bem envolvente, apesar de nada inovadora. Sem dúvidas um dos melhores shooters em 3ª pessoa do momento.

Titanfall 2

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2016
  • FPS

Em Titanfall 2 ganhamos controles de Titans, soldados vestidos com exoesqueletos cibernéticos ultra tecnológicos e equipados com inúmeras armas letais. Todos os combates são cheios de efeitos especiais de encher os olhos e a ação envolve muitos tiros, manobras radicais e explosões constantes. Uma pérola dos mesmos criadores do fenômeno Apex Legends.

Bioshock: The Collection

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2016
  • FPS

Bioshock: The Collection é a versão remasterizada de todos os jogos da série Bioshock, incluindo o conteúdo que antes era apenas DLC. A história se passa em um passado distópico em que a humanidade teve acesso a avançadas tecnologias de alteração de DNA, permitindo que ganhassem poderes sobrenaturais. O jogo combina todos os elementos de FPS com traços de RPG, incluindo a liberdade para escolher como abordar certas situações. A série está entre as mais vendidas de todos os tempos.

Far Cry 5

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2018
  • FPS de aventura

Quinto título de uma das franquias mais famosas de FPS, Far Cry 5 é um jogo em mundo aberto cheio de ação e elementos de exploração. Com um cenário gigantesco a ser explorado, aqui você tomará parte em mais uma guerra civil e terá que trabalhar com diversos lados para sair vivo. O jogo também faz bem uso de alguns elementos de RPG como quests secundárias e a possibilidad de se definir o rumo da história com suas escolhas.

Crysis 2

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2011
  • FPS

Crysis 2 ainda se mantém entre os melhores jogos de tiro já feitos. Embora todos os jogos da franquia merecem reconhecimento, o 2 ganhou mais popularidade por ter dado um salto de qualidade em relação ao primeiro. Armas biológicas, alienígenas, vestimentas e armas ultra-tecnológicas são apenas alguns dos elementos que você encontra aqui. Felizmente, o tempo passou e agora o jogo é rodável até para quem tem PC fraco!

Deus Ex: Human Revolution

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2011
  • FPS / Stealth

Deus Ex: Human Revolution é o terceiro título de uma das mais famosas franquias de jogos de tiro. A história se passa antes dos eventos do primeiro jogo e o gameplay envolve muitos elementos de stealth (furtividade) e de RPG, como o uso de pontos de experiência para aprimorar habilidades específicas do personagem. O cenário varia entre mundo aberto e ambientes mais fechados e a perspectiva até muda para 3ª pessoa em alguns momentos. Além disso, a trama cheia de suspense pode ser influenciada pelas nossas decisões dentro do jogo.

Half-Life 2

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2004
  • FPS

Half-Life 2 elevou o nível de todos os jogos de tiro na época do seu lançamento. Combinando de forma maestral ação, puzzles e um enredo impecável, o game ainda é considerado um dos melhores de todos os tempos dentro do seu gênero.

Just Cause 4

Jogos de tiro offline para PC

  • Ano de lançamento: 2018
  • Tiro em 3ª pessoa e aventura

Just Cause 4 é mais um jogo de ação em 3ª pessoa com um mundo aberto incrivelmente grande. Além da altíssima liberdade que o jogo oferece, o personagem principal ainda conta com equipamentos incríveis que o permitem explorar o mundo de diversas formas não muito presentes em outros jogos. Aqui, Rico Rodriguez (o personagem) pode utilizar seu wingsuit e seu gancho para deslocar pelo cenário com muita facilidade. No mais, o jogo é muito bonito e conta com cenários muito bem desenhados e dinâmicos.

Bulletstorm: Full Clip Edition

Jogos de tiro offline para PC

  • Ano de lançamento: 2011
  • FPS

Bulletstorm: Full Clip Edition é a versão masterizada de Bulletstorm que acompanha todos o conteúdo lançado como DLC anteriormente. O jogo é um típico FPS focado exclusivamente na ação. Aqui, o jogador tem acesso a um arsenal de armas futuristas para usar contra inúmeros inimigos. O jogo tem um foco muito grande na violência e no sadismo. Quanto mais brutal for o jeito que você matar os oponentes, mais pontos você ganha.

Wolfenstein II: The New Colossus

Jogos de tiro offline para PC

  • Ano de lançamento: 2018
  • FPS

The New Colossus é o oitavo título da franquia Wolfenstein e se passa em um futuro distópico em que os nazistas venceram a 2ª Guerra Mundial. O gameplay gira em torno de ação pura, com pouquíssimos elementos de furtividade. Aqui, avançamos de fases em fase matando inimigos com diversas armas de fogo ou armas brancas.

Prey

Jogos de tiro offline para PC

  • Ano de lançamento: 2017
  • FPS, stealth e RPG

Prey é um FPS com temática de ficção científica espacial. Aqui, controlamos um tripulante de uma estação espacial responsável por estudar as propriedades de uma força alienígena cheia de poderes especiais. O gameplay se passa em mundo aberto e os jogadores precisam enfrentar diversos tipos de aliens para avançar. O jogo combina muito bem ação, RPG e stealth e possui vários ambientes secretos e finais alternativos.

Dusk

Jogos de tiro offline para PC

  • Ano de lançamento: 2018
  • FPS

Dusk é um FPS de 2018 mas com gráficos retrô que lembram os primeiros jogos 3D do gênero. O jogo apresenta uma história muito mirabolante que mistura cientistas, magia, demônios, soldados e diversas outras coisas. O gameplay lembra jogos clássicos em que você só precisa chegar ao fim de cada fase matando tudo e todos no caminho.

Spec Ops: The Line

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2012
  • Tiro em 3ª pessoa

Spec Ops: The Line é shooter em 3ª pessoa com elementos táticos. Aqui, controlamos um esquadrão de soldados no meio de um catástrofe na cidade de Dubai. Ao longo do jogo podemos dar ordens a determinados soldados enquanto controlamos outros, adicionado ao jogo o aspecto tático. Além da ação, o jogo foca bastante no aspecto mental do protagonista e como a guerra o enlouquece gradualmente.

Serious Sam HD: The First Encounter

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2009
  • FPS

Serious Sam HD: The First Encounter é a versão masterizada do sucesso Serious Sam. O jogo foca exclusivamente na ação e aresenta ondas e ondas de inimigos em cenários que se assemelham a arenas de batalha espalhadas pelo mundo, desde o Egito até a Floresta Amazônica. Tudo aqui é combate e o tiroteio é o mais frenético possível. Robôs, lança-mísseis, homens-bomba e monstros são apenas alguns dos inimigos que você precisará derrotar.

F.E.A.R.

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2005
  • FPS de horror e sobrevivência

F.E.A.R. coloca você no controle de um membro do esquadrão F.E.A.R, responsável por investigar eventos paranormais. O gameplay combina elementos realistas como armas padrões com outras fictícias. O diferencial aqui está na qualidade da inteligência artificial, que acaba tornado o jogo muito mais desafiador e imersivo.

Call of Juarez: Gunslinger

Jogos de tiro offline para pc

  • Ano de lançamento: 2013
  • FPS

Call of Juarez: Gunslinger coloca leva você ao Velho Faroeste no controle de dois protagonista que se alternam. Com um deles o gameplay envolve um pouco mais de estratégia e paciência, enquanto o outro foca na ação e aproxima o jogo do gênero shoot 'em up. No mais, a jogabilidade é extremamente familiar para os fãs de jogos de tiro, com a diferença de algumas mecânicas interessantes como slow motion e até a possibilidade duelar no melhor estilo bang bang.

S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl

Jogos de tiro offline para PC

  • Ano de lançamento: 2007
  • FPS de horror e sobrevivência

Para finalizar, S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl é um FPS que foca bem menos na ação e mais na história. Nele, a paciência é um fator muito mais importante que velocidade e reflexo, já que a trama se desenrola lentamente conforme você explora e avança no jogo, o que torna o jogo muito mais voltado para o gênero sobrevivência. Mas ainda é de tiro!

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.