Os 15 melhores jogos sandbox para PC em 2020!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Jogos sandbox são aqueles que oferecem grande nível de liberdade para os jogadores. Isso se traduz, na maioria das vezes, em gigantes mundos abertos, mas isso não é um critério obrigatório. O mais importante é, sem dúvida, que o jogador possa criar seu próprio ritmo e estilo de jogo e ainda assim se divertir. Pensando nisso, juntamos abaixo os 15 melhores jogos sandbox para PC que oferecem exatamente isso: liberdade + diversão. Confira!

1. Minecraft

Jogos Sandbox

O rei dos jogos sandbox. Minecraft oferece uma liberdade de criação e interações basicamente infinita já que, com habilidade suficiente, você pode criar basicamente o que quiser. O jogo encantou milhões de jogadores no mundo inteiro, apelando tanto para o público infantil quanto para o público adulto. Aqui, você pode criar as estruturas mais bobas possíveis, mas também pode criar verdadeiros projetos arquitetônicos.

2. Grand Theft Auto V

Jogos Sandbox

GTA V segue colado atrás de Minecraft. Mesmo com uma campanha rica e um enredo muito divertido e bem escrito, o jogo oferece uma liberdade quase nunca vista em outros jogos. Você pode passar horas e horas se divertindo no jogo sem precisar chegar perto da campanha principal ou mesmo de missões secundárias. Esse é um dos principais traços de um bom sandbox.

3. The Witcher 3

Jogos Sandbox

The Witcher 3 é um RPG tão denso e profundo quanto os dois primeiros games da série, mas conta com um mundo aberto tão grande que chega a intimidar. Assim como em GTA V, você pode passar horas sem tocar na campanha principal e ainda assim se divertir muito. Variedade de regiões, NPCs e atividades em geral fazem de The Witcher 3 um dos melhores sandboxes da história.

4. The Elder Scrolls V: Skyrim

Jogos Sandbox

Skyrim é, de longe, o melhor jogo da franquia The Elder Scrolls. Reunindo todos os elementos típicos do gênero RPG, o jogo conta com centenas de armas, habilidades e magias, além de um nível de liberdade ainda respeitável apesar do jogo ter quase 10 anos. O jogo também conta com um número absurdo de quests secundárias que você pode nem mesmo descobrir durante o seu gameplay. Com tantos segredos, habilidades e profissões para se aprender, Skyrim merece um lugar nessa lista.

5. Red Dead Redemption 2

Jogos Sandbox

Não tem muito o que falar. Se GTA V está nessa lista, Red Dead Redemption 2 também precisa estar. Ainda que tenham temáticas completamente diferentes, ambos os jogos oferecem experiências muito parecidas em termo de liberdade de exploração e riqueza de atividades. RDR2 é mais uma pérola da Rockstar.

6. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Jogos Sandbox

Dentro de uma franquia tão reconhecida e premiada, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é uma obra-prima. Dessa vez, Hideo Kojima ofereceu uma liberdade inédita na série e um nível de inteligência artificial que a complementa perfeitamente. Aqui, nunca há um maneira fixa de seguir e você possa utilizar sua imaginação para criar as situações certas para avançar nas missões. O jogo também possui um conteúdo absurdamente grande e um altíssimo nível de interação com o ambiente.

7. Horizon Zero Dawn

Jogos Sandbox

Recém lançado para PC, Horizon Zero Dawn é um jogo absurdamente bonito. O jogo é um RPG e extremamente bem desenhado com um mundo aberto imenso. Além da campanha principal, a diversidade de quests secundárias e o número de atividades a se fazer no jogo são imensas.

8. Far Cry 5

Jogos Sandbox

Far Cry 5 é um FPS em mundo aberto com cenários extremamente bonitos. Assim como os títulos anteriores, aqui você vai tomar parte em mais uma guerra civil e terá que completar as mais variadas missões. A variedade de elementos presentes no mundo do jogo é gigantesca e permite que você siga na história de diversas formas diferentes. A inteligência artificial do jogo também permite que você encontre muitas formas de completar as missões, permitindo que você encontre novidades sempre que jogar novamente.

9. Fallout 4

Jogos Sandbox

Para variar um pouco a temática dos jogos RPG, Fallou não se passa em um ambiente medieval, mas sim em um mundo aberto pós-apocalíptico devastado por uma guerra nuclear. Além de diversas mecânicas inovadoras, o jogo foi altamente premiado e elogiado pela quantidade de conteúdo e, principalmente, pelo nível de liberdade oferecido aos jogadores.

10. Don’t Starve

Jogos Sandbox

Don’t Starve é um dos jogos de sobrevivência mais populares no mercado. Nele você acorda em uma ilha em que você pode interagir com praticamente tudo e o objetivo é muito simples: sobreviver. Para isso, você precisará coletar itens e montar ferramentas que o permitem se estabelecer e se proteger dos perigos da ilha. Devido a grande variedade de itens e personagens, não há uma fórmula fixa para o sucesso, e os jogadores podem avançar nas suas partidas de inúmeras formas e estilos diferentes.

11. No Man's Sky

Jogos Sandbox

No Man's Sky possui o maior mundo aberto de TODOS os jogos que existem. Isso mesmo. O game possui uma temática de exploração espacial que conta com uma geração aleatória de planetas. Sempre que o jogador se aproxima de um, o jogo combina inúmeros elementos para criar um planeta novo com características próprias. Dentro dele, os jogadores possuem altíssima liberdade para explorar, craftar e montar suas bases.

12. Terraria

Jogos Sandbox

Um bom jeito de descrever Terraria é: Minecraft em 2D. Apesar do visual simples, o jogo possui ainda mais conteúdo que o fenômeno Minecraft, contando com muito mais coisas para matar e armas para montar. Aqui você também pode acessar um mundo subterrâneo e destruir basicamente qualquer coisa que estiver na tela para revelar segredos e obter novos itens.

13. Ark: Survival Evolved

Jogos Sandbox

Ark: Survival Evolved é mais um jogo de sobrevivência com altíssimo nível de liberdade. Aqui, você está preso em uma ilha cheia de dinossauros tecnológicos, e deve craftar seus equipamentos, montar sua base e garantir seus recursos para sobreviver. Assim como a maioria dos jogos atuais do gênero, não há uma fórmula fixa para progredir e você pode evoluir seu personagem da forma que quiser, além de poder decidir totalmente a estratégia usada para se manter vivo.

14. Saints Row IV

Jogos Sandbox

Seguindo os mesmos moldes de GTA, a franquiaSaints Rowtambém aposta em um mundo aberto cheio de possibilidades para cometer crimes. Mesmo que você ignore totalmente a campanha principal, pode se divertir por muitas horas explorando o cativante universo criado pelo jogo, podendo customizar seu personagem da forma que quiser, não só sua aparência, mas também suas habilidades.

15. Just Cause 4

Jogos Sandbox

Just Cause 4 é mais um jogo de ação em 3ª pessoa com um mundo aberto incrivelmente grande. Além da altíssima liberdade que o jogo oferece, o personagem principal ainda conta com equipamentos incríveis que o permitem explorar o mundo de diversas formas não muito presentes em outros jogos. Aqui, Rico Rodriguez (o personagem) pode utilizar seu wingsuit e seu gancho para deslocar pelo cenário com muita facilidade. Sem dúvida um dos jogos com maior nível de ação que existe.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.